TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade: Prointer Parcial

Disciplinas: Gestão de Desempenho; Treinamento e Desenvolvimento; Administração de Cargos; Salários e Benefícios; Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento.

Professor-Tutor Presencial: Mauro Garcia

Tutor Online: Hadassa de Oliveira Gomes Gabillaud

Acadêmicos:

Bianca Alves de Araujo -  RA: 2747610669

Geisiele Firmino dos santos – Ra: 9612512127

Laila Matos da Cunha - RA: 2754572801

Letícia Rubem S C Véras - RA: 9415582526

Thiago de Sá Fraga - RA: 2751600969

Angra dos Reis, 29 de Outubro de 2015.

        

Sumário

  1. Introdução.................................................................................Pág. 3
  2. Importância da Pesquisa Salarial.............................................Pág. 4
  3. Tipos de Amostras....................................................................Pág. 9
  4. Conclusão e bibliografia.............................................................Pág.10

                        Introdução

 

   A falta de capacitação de identificação direta da representação salarial, salários impróprios a função e a discórdia de representação na escolha do cargo, provocam um "inchamento na folha de pagamentos". São através desses e vários outros problemas que identificados, norteiam a organizações em buscar soluções da implantação de um plano de cargos e salários.

                (Chiavenato 2003)

        Tem como Objetivo realizar comparações entre os salários e benefícios baseado nos valores reais praticados pelo mercado para funções semelhantes. Pode ser feito pela própria empresa, por consultorias ou sites especializados.

2. Importância da pesquisa salarial

 Há extrema necessidade das empresas se manterem sintonizadas com as características e a velocidade das mudanças no mercado de trabalho. Assim se faz necessária a aplicação dos conceitos de administração de cargos, salários e benefícios afim de reter talentos e manter o equilíbrio dentro da empresa e no mercado de trabalho.

Esta pesquisa é uma excelente ferramenta estratégica para a questão gerencial nas organizações, no ambiente empregador x colaborador, onde ambos tendem a lucrar e fortalecer seus vínculos. Ela ainda possibilita de forma justa, clara e coerente a atualização de planos e cargos; mantendo a empresa atualizada quanto a realidade salarial paga aos colaboradores de outras organizações, podendo fazer um paralelo com sua própria, além de outros itens que podem ser utilizados para valoriza-lo. Possibilita também entender minuciosamente a pratica de outras empresas, proporcionando um reconhecimento baseado em resultados tabulados que permitirão que esta espelhe-se na pratica salarial de porte e nicho equivalentes adotada pelas concorrentes.

A pesquisa fornece elementos importantes para a determinação de critérios da política salarial mais adequada a ser praticada definindo-se como meio de divulgação aos colaboradores e clientes. Tal como: conhecer as práticas e tendências do mercado de acordo com a trabalhos e benefícios; definir parâmetros afim de atrair e reter os colaboradores através da política de salários, benefícios e pratica do mercado; Bem como a reação do mercado à política de salários e amparar o cliente a escolher critérios salariais a serem usados.

  A pesquisa salarial tem por objetivo a investigação de dados como: Salário, remuneração variáveis (bônus, PRL, comissões), adicionais como: periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o "total em dinheiro" recebido pelo colaborador. Para algumas empresas é preciso levar em consideração alguns pontos que podem influenciar consideradamente no resultado que se espera da pesquisa e que se baseia em etapas ou metodologia, segundo Zimpeck.

Os principais pontos são:

* Localização Geográfica

* Ramo de Atividade

* Estrutura Organizacionais

* Políticas Salarial

* Seleção de Cargos

* Seleção de Empresas Participantes

* Coleta de dados

* Tabulação

* Recomendações

Localização Geográfica

  Uma vez que a empresa, que possui atividades em vários estados do país, poderá ter variações consideráveis em termos salariais entre um estado e outro. Não é raro encontrar pessoas que se deslocam para grandes centros em busca de novas oportunidades profissionais e salariais, já que nestes grandes centros é que se concentram os maiores salários. Para se obter dados salariais do mercado compatíveis com os salários aplicados na organização, a escolha da região deve ser levada em conta. Caso tenha a necessidade de se fazer a pesquisa em outras regiões, se faz necessário uma análise separadamente (por região) em relação ao salário da organização.

        Ramo de Atividade

  Aplicado em situações onde a empresa deseja fazer a pesquisa em outras de mesma atividade empresarial, com profissionais equivalentes e cargos semelhantes.

Estas empresas geralmente apresentam semelhanças como tecnologia empresarial, operação e atividades desenvolvidas, tipologia dos cargos entre outras situações equivalentes.

Estrutura Organizacional

Muitos cargos e consequentemente a respectiva remuneração estão relacionados com o tamanho da empresa. Um cargo de Gerente de Produção ou Supervisor Financeiro de uma empresa de grande porte possui características salariais diferentes de uma empresa de pequeno porte. Por estas razões é que deve levar em consideração a estrutura da empresa para direcionar a pesquisa de acordo com sua necessidade.

Política Salarial da Empresa

A política salarial também deve ser observada, pois está ligada diretamente ao perfil profissional que a empresa pretende atrair e reter. Se o resultado desejado da pesquisa salarial for de remunerações acima da média de mercado, é preciso direcionar para as organizações com políticas mais avançadas, as quais estão num patamar acima do padrão adotado pelas outras empresas. Se o resultado é de remunerações dentro de um padrão médio de mercado, deverão ser escolhidas empresas mais conservadoras, com políticas salariais mais comuns. Podemos observar que as empresas que farão parte da pesquisa salarial não poderão ser escolhidas aleatoriamente e o número de participantes, irá variar em função da consistência dos dados que se deseja obter e do tempo que se tem disponível para a conclusão dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com