TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BELO HORIZONTE

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

NOME :  ANGÉLICA ARAÚJO  COSTA                               RA: 2852194417

NOME:   DANIEL CONCAIÇÃO SA SILVA                         RA: 2848204417

NOME:   GILMAR  CARVALHO MAGALHÃES                 RA: 0155550590

NOME:   LÍVIA CAROLINA LEAL BRITO                           RA: 1221424426

NOME:   MARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA                      RA:0177578852

NOME:   NILMA DA SILVA GUSMÃO                             RA:0159554758                                            

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMATICA

 PROCESSOS GERENCIAIS  

 

                   TUTORA EAD:  JOSEANE LIMA DOS SANTOS

2015

                                                                                                                                     INTRODUÇÃO

Baseados no relatório de conclusão da empresa de consultoria em gestão administrativa contratada pelo Hipermercado, podemos concluir que o objetivo deste trabalho, visa elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento para os diretores, gerentes e colaboradores do Hipermercado Hoterdan, com o intuito de melhorar seu desempenho e tornar-se uma rede com abrangência estadual, para isso, fizemos algumas alterações na estrutura organizacional de forma a tornar mais eficiente o aproveitamento dos recursos humanos da empresa. Além disso, aumentamos o quadro de funcionários e fizemos alguns remanejamentos internos de forma a agilizar e motivar o trabalho dos funcionários.

Inicialmente, focamos na capacitação dos diretores e gestores, através de cursos e remanejamentos de funções. Posteriormente, fizemos alterações no setor operacional, incluindo cursos de capacitação e reciclagem e motivacional como promoção interna.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Com sede no interior de São Paulo/SP, o Hipermercado HOTERDAN, iniciou suas atividades há 20 anos atrás como um supermercado. Hoje ele detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos. Tem como objetivo de médio prazo tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretória executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial.

Sua estrutura possui 176 colaboradores, sendo 5 na área financeira, 6 na área de compras e 165 na área de operações. Com base no relatório da consultoria contratada temos a convicção que temos que mudar seu organograma definido e sentimos falta e a necessidade da criação do setor de Recursos Humanos e desenvolvimento pessoal que julgamos muito importante dentro de uma empresa, pois consistem na capacitação e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender sua atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. O administrador trabalha com pessoas e com equipes de pessoas. E a habilidade de lidar com pessoas significa educa-las continuamente. Isso envolve liderança, comunicação, motivação, construção de talentos e de equipes. Sem tais habilidades, o administrador nada conseguirá. No fundo, o administrador faz uso de pessoas para conseguir resultados.

A estrutura organizacional de uma empresa é de fundamental impotância pois influência em sua organização. Partindo daí fizemos um organograma com apenas 03 níveis hierárquicos entre o CEO e a linha de frente, para não dificultar a comunicação interna que acreditamos ser essencial para o bom funcionamento de toda a empresa. Pois quanto mais longa a cadeia de comunicação, mais difícil será a mensagem do presidente chegar até os colaboradores e vice-versa ou ainda pode chegar totalmente modificada. O objetivo é sempre comum, todos precisam se sentir parte de um todo e quem vai ajudar nisso é a comunicação interna, se feita de maneira eficiente. Já que não existe modelo de estrutura organizacional que todas as empresas possam seguir, não existe uma estrutura perfeita, existe sim, aquela mais adequada as atividades e estrátegicas da organização. E a estrutura depende inteiramente da definição dos objetivos, se ela volta-se para o mercado como a orientação ao cliente sua estrutura deve facilitar e favorecer a formação de idéias, (inovar), valorizar e incentivar mudanças, (ser flexível), valorizar as informações obtidas pelos colaboradores mais próximos dos cliente.

  1. ORGANOGRAMA:

[pic 3]

Com as modificações que fizemos no organograma da empresa, o quadro de colaboradores define-se assim:

- Presidente e Diretorias

- Financeiro (  ), RH e Desenvolvimento pessoal (  ), Operações (   )

- Gerências:  Mercearia e Secos e Molhados (2), Padaria e Hortifrutícola (2), Linha Branca/Marron (1), Armarinho e Têxtil (2), Açougue e Peixaria (2), Segurança (2).

O total de colaboradores passará para ...

  1. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

2.1. Desenvolvimento e capacitação de líderes (Gerentes e Diretores)

O plano de capacitação e desenvolvimento que foi feito para a diretoria e gerência envolve algumas mudanças na estrutura organizacional, contratação de novos funcionários, cursos de capacitação, criação de uma diretoria específica visando aprimorar e melhor aproveitar os recursos humanos da empresas e também o remanejamento de funcionários com aproveitamento de talentos internos.

Em relação às mudanças na estrutura organizacional, alteramos as posições da diretoria, da seguinte forma: A empresa conta agora, com uma diretoria que cuida tanto da área comercial quanto da área financeira e de compras, além disso aumentamos o número de funcionários da área administrativa para dar suporte a essa diretoria.

Inserimos a diretoria de RH e desenvolvimento Pessoal, que cuidará de todo o capital humano da empresa, visando administrar tanto a parte burocrática de contratações e demissões, quanto a área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, dessa forma, a empresa sempre contará com uma equipe empenhada no desenvolvimento dos funcionários antigos e no treinamento de novos funcionários. Essa equipe também é responsável por cursos capacitação de gestores, focando sempre no desenvolvimento da competência interpessoal.A empresa conta agora com um Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (356.3 Kb)   docx (806.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com