TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional L&Construção

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                            [pic 1]   

                                                                                                                       

Desafio Profissional:

A empresa L&Construção deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros  e manter sua competitividade no mercado.

Pólo: Anhanguera - Centro de Educação a Distancia (CEAD)

Nome: Faicelly Ferreira Sampaio Rodrigues / R.A: 2858142239

Curso: Administração

Disciplinas: Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social do Meio Ambiente

Nome do Tutor: Amanda Barbosa

Data: 16\11\2015

 DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
 
A construção civil é normalmente ligada ao desenvolvimento socioeconômico das regiões, da mesma forma que influencia direta ou indiretamente na geração de impactos ambientais, de maior ou menor nível, de acordo com a proporção das obras. 
Apontada pelo Conselho Internacional da Construção – CIB como o setor que mais consome recursos naturais e energia intensiva que gera inúmeros impactos ao meio ambiente, modificando a sua paisagem. Há também os reflexos pontuais, associados a geração de resíduos líquidos, gasosos e o mais preocupante nos dias de hoje é a quantidade de resíduos sólidos que a construção civil gera no meio ambiente que hoje chega próximo a 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas.
 Os desafios são diversos na busca de minimizar os impactos que são causados pela construção civil ao meio ambiente e essa busca converge com a preocupação de uma construção sustentável que é definida como: "um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica".
 Para as empresas de construção civil atingir o objetivo de ter uma construção sustentável são recomendadas ações que potencializam o uso racional de energia renovável, a mudanças dos conceitos da arquitetura convencional que possibilite a adequação deste ao ambiente de forma a proporcionar oportunidades de mudanças futuras no uso e atendimento de novas necessidades reduzindo assim as demolições e oportunizando o reuso, a  gestão ecológica da água na construção, a redução de materiais com alto impacto ambiental,  a redução da geração de  resíduos da construção e por ultimo e não menos importante  a diminuição das perdas e reutilização de materiais.

 Sustentabilidade econômica

Falar em sustentabilidade significa considerar a alocação e a gestão racional dos recursos e um fluxo de investimentos público e privado, levando em conta os aspectos macrossociais existentes entre empresas, governo e população (SACHS, 2006). 
Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou

Sustentabilidade econômica
objetivo
ação
resultado esperado
Tornar a empresa L&construções uma empresa com selos e garantias em construções sustentáveis.
Utilizar material e tecnologias que tenham benefícios ambientais.
Reduzir os danos ao ambiente da obra e das futuras instalações.

Utilizar métodos construtivos que beneficie o meio ambiente, tendo todo o detalhamento dos métodos empregados junto com suas justificativas técnicas.
Atingir uma sustentabilidade de edificação comprovada.

Ter parceiros (fabricantes e fornecedores) somente empresas que utilizem comprovadamente produtos e tecnologias sustentável de seus produtos.
Obter os selos LEED e ÁQUA que são reconhecidos no âmbito nacional e internacional.


Equilíbrio da passagem entre o ambiente natural e o construído.

Doar a prefeitura árvores para plantio e reflorestamento do ambiente.
Compensar a paisagem da cidade que foi alterado com as construções da empresa L&Construção.

Adaptar projetos arquitetônicos para que sejam arborizados.
Criar uma harmonia entre o ambiente construído e o cenário natural.

Utilizar o entulho para cobrir áreas destruídas. 
Uma área recuperada com recomposição florística do local

Sustentabilidade ambiental

 O próprio conceito de sustentabilidade trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.
Com o intuito de adequar a da empresa L&Construção a essa necessidade segue sustentabilidade ambiental
objetivo
ação
resultado esperado
Rever e remodelar os processos produtivos da empresa reduzindo os impactos ambientais na obra desde a sua concepção.
Rever os processos de descarte dos resíduos fazendo a coleta seletiva por andar e encaminhar o que não for reaproveitado para as para usinas específicas de reciclagem. 
Redução da quantidade de resíduos sólidos gerados durante a construção que efetivamente irão para o meio ambiente e gerar lucro com o valor dos resíduos reciclados.

Rever soluções para a economia da água, reutilizando a água de captação das chuvas e instalando no ambiente construído equipamentos e sistemas que já promovam essa economia garantida de fábrica.
Redução do consumo e gasto de água potável desde a implantação da obra e ao longo de toda a vida útil da construção.

Utilizar sistemas construtivos e tecnologias que visem a redução no consumo de energia aproveitando energia solar e utilizando janelas que captem bastante luminosidade externa.
Reduzir e minimizar o gasto com energia convencional.
Aplicar metodologias modernas de construção de forma que estas estejam em consonância com o meio onde está sendo desenvolvida.
Uso de matérias-primas coeficientes. Substituir a utilização de tijolo de alvenaria pelo tijolo solo-cimento onde o seu processo de fabricação não há desmatamento e nem queima de carvão. Gera emissão de menos gases; Utilizar madeiras de reflorestamento; Utilizar concreto de cimento CB3 produzido com menos queima de gás no processo de fabricação. 
Redução da agressão causada ao meio ambiente, reduzindo indiretamente a emissão de gases e desmatamento.

Utilizar o conceito da arquitetura sustentável que utiliza projetos flexíveis com possibilidade de readequações sem a necessidade de demolições.
Fornecer conforto ambiental interno e externo, associado a eficiência energética e causar menos impactos ao meio ambiente.

Solicitar junto aos fabricantes e fornecedores de materiais diversos documentos comprovando o desempenho sustentável dos produtos e tecnologias fornecidos.
Que a marca L&Construção seja associada a uma empresa especializada em um compromisso sustentável.
2.4 – sustentabilidade social

A sustentabilidade social preocupa-se com o bem-estar humano e a qualidade de vida. Para Sachs (2006), a perspectiva social diz respeito a um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável com distribuição igualitária de renda. Desse modo, haverá a diminuição das atuais diferenças entre os diversos níveis da sociedade e a melhoria das condições de vida das populações, inclusive na dimensão cultural.
A proposta no âmbito social da sustentabilidade que apresentamos a empresa L&Construção está voltada em diminuir as diferenças sociais dentro da sua própria empresa aplicando ações para seus funcionários e familiares que visem melhoria
na qualidade de vida e reduza as desigualdades sociais dentro do seu próprio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com