TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional gestão público

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 7

Pólo Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão Pública

Direito Empresarial, Processos Gerenciais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Tecnologias de Gestão e Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Gestão Pública II

Mara Lopes Freire RA 3390611089

Desafio Profissional

Prof. Amado Leite

A Teoria das Relações humanas surge a partir da necessidade de adequação aos novos padrões do estlio de vida da sociedade americana moderna. Os conceitos rígidos e mecanicistas das antigas teorias administrativas autocráticas já não atendem mais as necessidades de um capitalismo cada vez mais pulsante e dinâmico.

Foi a partir desse contexto histórico, que durante os anos 20, o professor Elton Mayo começou realizar os seus experimentos, os Estudos Hawthorne, cujo o intúito básico era provar a importância das pessoas para a produtividade nas organizações. 

Principais características da Teoria das Relações Humanas

1.O trabalho é uma atividade de grupo;

2.O mundo social do adulto é modelado sobre a atividade do trabalho;

3.A necessidade de reconhecimento, segurança e sentimento de pertencimento é mais importante para a produtividade dos trabalhadores do que as condições físicas do local em que ele trabalha.

4.A insatisfação de um trabalhador não é necessariamente baseada em fatos concretos. É uma manifesta perturbação da posição de status de um indivíduo.

5.O trabalhador é uma pessoa cujas atitudes e eficácia são condicionadas por exigências sociais de dentro e de fora do trabalho.

6.Grupos informais no âmbito do exercício da planta de trabalho fortes controles sociais sobre os hábitos e atitudes do trabalhador individual de trabalho. 

Em resumo, a teoria das relações humanas, ao invés de ver o trabalhador como apenas mais um dente na engrenagem da empresa, afirma que a organização vai prosperar, pois ajuda a prosperar empregado. De acordo com a teoria de gestão de relações humanas, algumas ações de manejo positivos que levam a motivação dos funcionários e melhor desempenho.

A palavra terceirização é uma palavra relativamente nova e há pouco tempo passou a integrar definativamente o nosso vocabulário. Segundo os dicionários o seu significado é ato ou efeito de terceirizar (terceirizar + ação), ou seja passar a terceiros algum serviço, trabalho, setor ou departamento de uma empresa.

A terceirização resulta numa relação jurídica na qual o vínculo de emprego não se estabelece de maneira direta com o tomador do serviço, mas sim através de uma empresa que atua como intermediária entre eles. Nessa relação jurídica estão em comum acordo, o trabalhador, o prestador dos serviços, a empresa terceirizante, com quem o trabalhador ou prestador de serviços, firma um contrato de trabalho; a empresa tomadora dos serviços, que se beneficia do trabalho realizado, e portanto não assume de maneira direta a posição de contratante do trabalhador.

A adoção desse sistema requer cautelas do ponto de vista econômico, pois implica planejamento de produtividade, qualidade e custos. Os cuidados devem ser redobrados do ponto de vista jurídico, porquanto a mão-de-obra terceirizada poderá implicar reconhecimento de vínculo empregatício com a tomadora dos serviços, além de gerar a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços.

As empresas tomadoras e as fornecedoras de serviços devem procurar ter o máximo cuidado na escolha de seus parceiros, celebração e execução dos contratos, em virtude dos riscos que estão sujeitos. Além da verdade, os direitos do trabalhador terceirizado, devem prevalecer sobre os direitos patrimoniais do tomador dos serviços que se beneficiou de sua força de trabalho.

Com relação às obrigações trabalhistas, do ponto de vista jurídico, as empresas tomadoras são solidárias juntamente com as empresas fornecedoras de serviços ou de mão-de-obra. Disso resulta que o não pagamento das obrigações trabalhistas por parte do empregador, resulta em responsabilidade solidária com o tomador dos serviços.

Também existe responsabilidade solidária do tomador de serviço em relação aos depósitos de FGTS e recolhimento de contribuições previdenciárias do trabalhador.

Portanto, as empresas tomadoras e as empresas fornecedoras de serviços têm responsabilidade subsidiária, quanto às obrigações trabalhistas. Entretanto, a responsabilidade é solidária, quanto ao FGTS e às contribuições previdenciárias cabíveis.

O ERP ou Enterprise Resource Planning é um aplicativo empresarial importante que integra todas as funções de departamentos em um único programa. Eles reduzem os custos operacionais envolvidos tornando a empresa mais ágil, eficiente e produtiva.

Vantagens:

1. Visibilidade completa de todos os processos importantes da organização.

2. Fluxo de trabalho automático de uma função para outra, com a garantia de uma transição suave e uma conclusão mais rápida dos processos.

3. Um sistema unificado que analisa as estatísticas, status em tempo real, através de todas as funções.

4. O ERP fornece funcionalidades de Business Intelligence que podem dar idéias gerais sobre os processos de negócio e identificar áreas potenciais.

5. Avançada integração com o e-commerce.

6. Existem vários módulos no sistema ERP como Finanças, Contabilidade, Gestão de Recursos Humanos, Produção, Marketing, Vendas, Supply Chain, Warehouse Management, CRM, Gestão de Projetos, etc.

7. O ERP é um sistema de software modular que permite implementar diversos módulos com base nos requisitos da organização. Se mais módulos forem implementados a integração entre os vários departamentos pode ser melhor.

8. Os sistemas ERP são mais seguros. Todas as transações através do sistema de ERP podem ser rastreadas.

9. É possível integrar outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com