TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional na Administração

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.313 Palavras (18 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 18

o estudo tem como finalidade verificar a viabilidade economica do projeto da empresa  Costura em Evidencia. Portanto, realizaram-se estudos de mercado junto ao publico consumidor  tambem junto aos concorrentes. Elaborou-se um levantamento dos insumos necessarios, procurando conhecer 0 custo medio que a empresa precisara definir para a confecções. Mediante estas informação, conseguiu-se definir a localizaçao ideal para a loja, 0 potencial de demanda, necessidade e custos da mao-de-obra  para cumprir com suas obrigações financeiras, bem como estabelecer o investimento necessário.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada no desenvolvimento da empresa foi atraves de pesquisas em referenciais teoricos encontrados em livros, e publicacõe; especializadas.

o habito de modelar o corpo surgiu antes de aparecerem as vestes, tais como as conhecemos agora. Antes das vestes se tornarem alta costura, as roupas eram improvisadas e pesadas, hoje a moda do nosso seculo esta extrema mente variada e 0 processo de evolugao do vestuario feminino, por exemplo, acompanha muito de perto 0 processo de emancipagao da mulher. (DENER, p. 431) A alta costura, apos o fim do seculo XIX, trouxe mudangas dos valores e das atitudes, novos visuais foram criados baseados numa combinagao de senso de estetica, novos materiais e desafiando as convenções passadas. A alta costura era originalmente 0 vestuario das classes superiores - os pregos elevados impediam os nao-ricos de desfrutar do seu luxo. A disseminagao dos trajes de confecgao industrial, desde a decada de 50, levou a democratizagao da moda: os designs dos costureiros sao langados na passarela e depois atenuados e reproduzidos a pregos mais baixos para 0 mercado em massa, sendo que ate nos dias de hoje costureiros de sucesso produzem pegas exclusivas. (TAMBINI, p. 142). De acordo com Dener, em todos os perfodos da nossa historia, a moda brasileira foi influenciada pela moda europeia. Apesar disso, conseguiu-se criar outros tipos, como a roupa das baianas, cujas vestes, embora notadamente de origem africana formam um estilo a parte. Ultimamente a tendencia da moda brasileira e de progresso, uma vez que, conquistou-se um publico consumidor suficiente para absorver 0 que seja produzido no Brasil. Tambem no exterior nossa moda tem sido bem recebida, e com muitos elogios, 0 que esta valendo a brasileira, a fama de ser uma mulher de bom gosto.

No mundo capitalista moderno, onde a grande concorrencia e um dos fatores que preocupam a maioria das empresas, os consumidores estao mais exigentes e estudam as ofertas de um produto ou servic;:o que ira suprir da melhor maneira as suas necessidades. A excelencia no atendimento e a superac;:ao das expectativas de seus consumidores podem destacar uma empresa e posiciona-Ia favoravelmente no mercado

Apesar do conceito de comprar roupa pronta hoje em dia ser bem disseminado, ainda existe muita gente que prefere comprar peças de roupa em alfaiataria, para ficar do seu jeito e bem ajustado ao corpo. Para quem não conhece este modelo de empreendimento, uma alfaiataria é um ateliê de confecção de roupas femininas ou masculina. O mesmo segmento voltado para a confecção de roupas femininas, normalmente chamamos de costureiras.

As alfaiatarias são bem antigas no mundo e remetem ao século 17 mas ainda são bem populares nas classes média alta e classe alta. São voltadas para homens que querem seus ternos com estilo, medidas exatas e não gostam de peças iguais a todos. O ofício de alfaiate é um dos mais antigos no setor de corte e costura e tem fãs em todo o mundo, e o Brasil não fica de fora.

Hoje em dia confeccionar uma roupa sob medida é bem mais caro que comprar roupas prontas em lojas de departamento feminino,mas tem um serviço diferenciado. Segundo os frequentadores e pagantes de peças de alfaiataria, o serviço vale a pena para ter uma roupa diferenciada em seu closet.

O publico alvo esta variados entre as classes B e C. Objetivo e atender a todas as classes com alto teor de satisfação de ambas as partes.

Publicado em 20/03/2012

OFERTA E DEMANDA

 

 

 

POR MARCELO V. PRADO

 

 

 

MERCADO DE MODA: DINÂMICO, ESTRATIFICADO, HETEROGÊNEO E DESAFIADOR

 

 [pic 1]

 

Sem dúvida, o mercado de moda no Brasil vem sofrendoprofundas mudanças estruturais. Um exemplo claro dessas mudanças é que, poucos anos atrás, cansamos de ver matérias que diziam que o país era um dos mais competitivos produtores mundiais de vestuário, apto a competir com os chineses em qualquer lugar do mundo (sic), e que a moda brasileira estava destinada a invadir o planeta com a nossa competência e criatividade.
Eram tempos em que o câmbio se aproximava de R$ 4,00 por dólar e as exportações cresciam rapidamente, embora o consumo interno estivesse definhando...Hoje, como sabemos, a situação é completamente inversa.
Certo mesmo é que o Brasil contará, na próxima década, com ainda mais consumidores e estes com maior poder de compra, ávidos por consumir as novidades e o glamour oferecido pelas mais bem-sucedidase atrativas marcas de moda do mercado.
Ou seja, não adianta ser mais um dos que vendem produtinhos baratos, com cara de “já te vi”, pois esse segmento do mercado está e será tão concorrido que, se você não for um importador, sua margem tende a ser cada vez mais espremida. Mais importante ainda é que, como sabemos há muito tempo, o queos consumidores querem comprar é “o melhor” que o seu dinheiro pode pagar: os de menor poder de compra estão em busca de “inclusão” social, de serem reconhecidos,e por isso mesmodesejam os produtos emarcas mais atrativos que puderem adquirir; os mais ricos, por sua vez, estão em busca de“exclusividade” e querem o que só eles,com todo o seu poder de compra, podem pagar.
Quando analisamos a evolução de nosso mercado de moda, tarefa à qual o Iemi se dedica há mais de 25 anos, o que mais noschama a atenção é a velocidade com que essas mudanças estão ocorrendo no país e no mundo.
Do lado das empresas,os fatos se sucedem, as notícias voam o mundo em segundos, as expectativas mudam de uma hora para a outra, decisões estratégicas têm que ser revistas a qualquer tempo.
Do lado dos consumidores, costumes, estilos e desejos se modificam constantemente, a miscigenação de culturas criou um sem-número de perfis de consumo, organizados em tribos cada vez mais heterogêneas, cada uma delas compondo um diferente nicho de mercado.
Sem dúvida, empresários e gestores de moda enfrentam hoje um grande desafio, em queo longo ciclo de pesquisar, desenvolver, lançar, vender, produzir e entregar uma coleção completa a cada estação não cabe mais em um modelo de negócio no qual a inovação é primordial eo número de coleções se multiplica ao longo do ano. Sem falar nas mudanças no clima, ainda o principal mote de lançamento dos artigos de moda, embora ninguém saiba bem quando a estação começa ou quando termina.
Certamente estamos vivendo, ao mesmo tempo, um mercado cada vez mais dinâmico, estratificado e heterogêneo, em queo próprio termo “moda” – de maior uso, ou de uso predominante numa determinada população – parece perder um pouco o sentido. É como se vivêssemos muitas “modas” ao mesmo tempo.
Por incrível que pareça, o panorama que descrevemos significa um grande desafio, mas também uma grande oportunidade de crescimento para uma marca criativa, inovadora e que saiba construir e preservar sua própria identidade.
Juntos, esses fatores têm o poderdeerigir um grande diferencial de marca e encantar grupos específicos de consumidores, os quais não medirão esforços para adquirir seus produtos. Ao menos enquanto essa identidade for preservada e enquanto a marca conseguir encantá-los com sua criatividade e competência.
Aposte nisso, invista na melhoria da sua organização, na sua competência e criatividade, conheça a fundo quem usa seus produtos, inove semjamais perder a identidade. Esse é o seu desafio e sua melhor oportunidade!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com