TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional na administração

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

7ª SÉRIE

Desafio profissional

Disciplinas norteadoras: Competências Profissionais; Gestão de Projetos; Administração Mercadológica; Administração de Micro e Pequenas Empresas; Ética e Relações Humanas no Trabalho

                                                        Montes Claros/MG

                                                                 2016

Desafio profissional:

Abrir uma empresa, para muitos, vai muito além de um simples sonho. Alguns Empreendedores investem todos seus recursos, buscando sucesso para seu negócio. Porém nem sempre tudo sai como o esperado, e possuir um bom planejamento de seu negócio pode ser a definição entre sucesso e fracasso.

Segundo o Sebrae 27 % das empresas acabam encerrando suas atividades antes de um ano de existência, e observar alguns erros comuns entre a maioria dos empreendedores pode ser decisivo para garantir uma vida duradoura e lucrativa para seu negócio.

Dentre os principais erros, podemos citar:

Falta de preparo para questões adversas – Tanto no ambiente interno, quanto externo, no decorrer da vida da empresa, algumas situações imprevistas porem aparecer, e se preparar para minimizar seus impactos pode significar a sobrevivência da empresa. Dentre as situações imprevistas podemos relatar uma catástrofe natural, incêndio, um assalto ou até mesmo um ataque cardíaco aos sócios da empresa.É possível evitar, ou minimizar os impactos de alguma situação adversa, como um seguro contra roubo, incêndio, seguro de vida e manter alguém de confiança a par do negócio como um todo pode garantir a sobrevivência do negócio na falta do empreendedor.

 Escolha de um negócio incompatível com seus interesses – Ao abrir um negócio o empreendedor deve se lembrar que passará a maior parte de seu dia em função da empresa, quando não em finais de semana. Se não se tem interesse natural pelo mercado de atuação, o empresário poderá com o passar do tempo, que varia de curto a longo prazo, se tornar desgostoso com o negócio, se desmotivando, o que poderá o levar ao fracasso. Escolher um negócio compatível com os interesses é meio caminho andado para o sucesso.

Planos de  negóciosfeito por terceiros – O dono é quem deve saber mais sobre seu negócio. Terceirizar a elaboração do plano de negócios pode parecer facilitar as coisas, porém pode ocasionar a distanciamento entre o negócio e o empresário, pois durante a elaboração do plano de negócio, podem ocorrer várias reflexões acerca das possibilidades e interesses do empreendedor, que darão mais visão sobre seu negócio e podem ajudar muito na sobrevivência da empresa, principalmente nos primeiros anos.

Cálculos incorretos de financiamento – Quem tem um negócio, ou quer abrir um, não pode ter medo de números. Se você vai precisar de recursos de terceiros, principalmente na abertura da empresa, saber fazer os cálculos dos financiamentos é muito importante para não ter surpresas desagradáveis no decorrer da vida da empresa. Principalmente no atual cenário econômico, recorrer a financiamento de Bancos pode significar que uma grande parte de seu lucro será utilizado para pagar juros das dívidas contratadas.

Não definir bem a localização – A localização costuma ter grande influência no desempenho do negócio. No caso de uma indústria seria importante saber quais os insumos necessários para a empresa, como água e energia elétrica de alta tensão. É importante também saber se há algum tipo de incentivo fiscal na cidade, ou na região escolhida, pois a carga tributária do Brasil é uma das mais caras do mundo. Já as lojas devem ser localizadas em pontos de grande circulação de pessoas, e em regiões de fácil acesso de transporte coletivo. Locais onde já existem outras lojas do mesmo segmento podem atrair um maior fluxo de pessoas, pois poucas pessoas aceitariam de deslocar para uma região para visitar uma única loja, ou comprar um único produto. Já para as prestadoras de serviços, os critérios podem ser diferentes e fatores como incentivos fiscais são relevantes, pois a empresa não precisa ficar em uma área tão nobre quanto uma loja.

Não saber utilizar técnicas adequadas de venda – Cada produto exige abordagem e técnica diferente de negociação. Todas as abordagens devem chamar a atenção do cliente para as características mais importantes do produto ou serviço, no entanto cada cliente possui necessidades e interesses específicos para aceitar o produto que está sendo ofertado. Alguns clientes não gostam de ser pressionados, outros precisam de aprovação de amigos ou familiares para se sentirem seguros. Bons treinamentos e técnicas de venda são muito importantes e úteis para a vida da empresa.

Não estabelecer preços que mantenham o lucro - A definição de preços que mantenham o lucro é mais importante do que manter um alto volume de vendas sem obter os lucros necessários. Este erro é muito comum no início de qualquer negócio, e uma redução de 5% no preço de venda, pode significar até 30% do lucro, ou mais.

Planejamento ineficiente dos estoques – Um outro grande motivo de insucesso nos negócios incapacidade de planejar os estoques adequadamente. São duas situações comuns e prejudiciais para a empresa. Estoque alto demais pode demorar para se transformar em dinheiro através de vendas, podendo assim interferir no fluxo de caixa da empresa e imobilizar o capital do empresário. Estoque baixo demais pode causar falhas no atendimento ao público, criando uma imagem desagradável para a empresa.  Aprender a dimensionar o estoque é ideal para a empresa.

Misturar vida pessoal com a empresa – Especialmente nos negócios pequenos, os riscos de confundir as contas da empresa com as pessoais é bem elevado, e pode ocasionar uma série de problemas. O problema mais simples é a falta de controle dos valores pertencentes à empresa e dos pertencentes aos empresários. Neste caso uma empresa que está dando lucro, pode parecer não dar em função das retiradas dos sócios, que podem estar exaurindo as finanças. O contrário também pode ocorrer pois a empresa pode não estar dando lucro e devido as entradas de capital do sócio pode parecer dar. Um problema mais complicado é administrar os balanços que serão apresentados ao fisco, pois se foram constatadas algumas irregularidades a empresa pode acabar autuada pelo fisco por desrespeitar princípios contábeis e fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com