TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios da Gestão em Contextos de Crise Econômica

Por:   •  16/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

Esse trabalho visa compreender os diversos conceitos adquiridos durante o curso de Gestão Empresarial através das diversas disciplinas, sendo a temática norteadora “Desafios da Gestão em contextos de crise econômica”.

1.1. Contextualização da temática norteadora da pesquisa

Uma crise econômica pode ser definida como o intervalo de tempo onde o nível de produção, de comercialização e de consumo de produtos e serviços é escasso. No Brasil as crises econômicas apresentam características cíclicas, conforme apresentado no gráfico abaixo.

Figura 1 Taxa de crescimento do PIB brasileiro (1971 -2014)

Fonte: IBGE; Elaboração: SGS/BCB

No entanto, essa não é uma característica exclusiva de países em desenvolvimento como o Brasil, mas sim um fenômeno resultante de nosso sistema econômico global. Segundo Gil (2016), “enquanto vivermos em um sistema capitalista teremos crises econômicas a cada mais ou menos dez anos”, o que pode ser comprovado historicamente através da análise do gráfico abaixo:

Figura 2 Taxa de crescimento do PIB da Alemanha, Canadá, EUA, França e Reino Unido (1971 - 2014)

Fonte: SGS/BCB

As crises econômicas são, portanto, mecanismos inerentes ao próprio sistema econômico mundial.

Durante esse tipo de crise, o mercado de atuação da maioria das organizações é brutalmente afetado, e a habilidade em gestão e visão de futuro são cruciais para a sobrevivência delas.

Sendo assim, para que uma organização consiga se desenvolver plenamente em tempos de crise econômica é imprescindível que encare esse tipo de crise como uma valiosa fonte de aprendizados e oportunidades para se tornar cada vez mais forte e competitiva.

1.2. Descrição geral da situação analisada

Para o desenvolvimento deste trabalho o grupo realizou a análise de diversas organizações de variados setores da economia antes, durante e após períodos de crise, mais especificamente da crise mundial de 2008.

1.3. Objetivos

Este artigo tem o objetivo de fornecer valiosas informações para gestores que enfrentam ou virão a enfrentar cenários de crise econômica, através da apresentação de metodologias e de ferramentas de gestão implantadas por organizações de sucesso ao redor do mundo.

Além disso, o conteúdo deste trabalho torna-se demasiado importante para gestores em formação acadêmica e empreendedores que objetivam sucesso em seu mercado de atuação.

1.4. Descrição do método do trabalho utilizado pelo grupo

A metodologia adotada pelo grupo foi a de trabalhar simultaneamente entre a teoria, através da análise de conteúdos produzidos por especialistas no ramo, e a prática, por intermédio de exemplos reais de empresas que enfrentaram grandes desafios em tempos de crise econômica e conseguiram perseverar mantendo sua competitividade no mercado. Além disso o fator socioemocional também foi explorado, através da análise de produções cinematográficas com foco na parte mais afetada pelas crises econômicas, o ser humano.

2. Desenvolvimento

Esse capítulo visa analisar as questões sobre os processos gerenciais mais afetados pelo contexto da crise econômica e mostrar a relação entre gestão financeira ética e responsável e a sobrevivência das organizações.

2.1. Resumo dos dados selecionados para a pesquisa

Este trabalho analisou dados fornecidos tanto em artigos acadêmicos e reportagens publicadas em veículos de renome nacional – que estão relacionados no campo “Bibliografia” -, quanto em depoimentos das empresas “CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A.” e a “Bombril S.A.”, ambas com histórico próspero em relação ao seu respectivo segmento durante a crise econômica brasileira.

2.2. Análise dos dados

Com base no material pesquisado, a análise de dados deste trabalho é apresentada da seguinte forma:

2.2.1. Instrumental teórico-referencial das disciplinas

Muitas vezes, a crise econômica é encarada como um risco para as empresas. No entanto, para as empresas realmente preparadas, crises podem significar oportunidades de rever sua forma de atuação e seu método de planejamento. Segundo Gabriel (2016),

“...como empresas, não podemos esperar que o país melhore para depois agirmos. Fazer isso é praticar um verdadeiro suicídio do negócio. Precisamos agir, sob pena de não estarmos aqui quando esta crise passar, porque ela vai passar e o país voltará a crescer.

Quem conseguir fazer essa travessia por esses tempos difíceis, turbulentos e de baixíssima visibilidade, com certeza não somente vai manter seu negócio, mas principalmente sairá mais forte e com condições efetivas de crescer e aumentar sua participação no mercado.”

2.2.2. Informações e conhecimentos construídos pelo grupo durante a pesquisa

Não existe uma receita perfeita de como lidar com a crise econômica, pelo contrário, cada empresa possui suas próprias características e se comporta de forma diferente em determinadas situações. Entretanto, de acordo com as empresas consultadas, a primeira coisa a fazer em tempos de crise é mapear a real situação da empresa através de um autodiagnóstico realístico, para que dessa forma fique claro onde a empresa se encontra em meio à crise e se tem condições de enfrenta-la. O autodiagnóstico deve ter foco nos seguintes aspectos:

 Setor de atuação – quanto o setor de atuação da empresa será afetado pela crise?

 Posição da empresa no setor – sua empresa é referência no setor que atua?

 Capacidade financeira da empresa – Qual é a condição financeira da empresa para enfrentar a crise?

É importante ressaltar que as informações para responder as perguntas acima devem estar sempre disponíveis ao gestor, principalmente em períodos de dificuldade, para que assim numa situação de necessidade ele possa, acertadamente, tomar decisões rápidas e eficientes para enfrentar os problemas que assolam a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com