TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios da Gestão em contextos de crise econômica

Por:   •  13/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

Tema Geral

Desafios da Gestão em contextos de crise econômica.

Questão Específica

As empresas levam em consideração seus valores em momentos de crise econômica, realizando a correta manutenção do seu material humano ou em vista de dificuldades no mercado, os primeiros cortes são realizados sem almejar outras soluções?

Justificativa:

A economia global já passou por diversas crises socioeconômicas que mesmo tendo acontecido no passado suas consequências refletem até os dias atuais devido a globalização, escassez de recursos e os sistemas políticos de cada país. Estas turbulências provocam mudanças na economia dos países e por sua vez nas organizações e em seus modelos de gestão. A gestão de pessoas ganha destaque no estudo, pois as organizações são, antes de tudo, pessoas que se tornam o corpo da organização.

Neste contexto, é importante para o gestor a reflexão sobre as crises históricas e seus impactos para que possa acompanhar mudanças e até para a antecipação aos riscos já que não sabemos quando será a próxima grande crise.

Textos que embasam a pesquisa

CONFERÊNCIAS UCS - UNIVERSIDADE DE CÁXIAS DO SUL, XVI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. Impactos da crise em diferentes setores. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvimostrappga/paper/viewfile/4703/1649 >. Acesso em: 20 set. 2018.

EXAME. 8 filmes para compreender uma crise alternativa mundial . Disponível em: < https://exame.abril.com.br/economia/8-filmes-para-entender-a-crise-economica-mundial/ >. Acesso em: 20 set. 2018

LUME UFRGS. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16789/000706291.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 20 set. 2018

Introdução

A economia atual é intrinsecamente internacional, característica esta que vem acelerando desde o fim da Segunda Guerra Mundial criando a interdependência entre os países e consecutivamente a cadeia produtiva criando oportunidades de negócios para uns e redução de poder de compra de outros.

Neste estudo, o objetivo é compreender o atual contexto de crise econômica mundial atual, relatando rapidamente outras crises que ficaram na história gerando impactos sob os países, as organizações e as pessoas, e de que forma a gestão estratégica pode favorecer empresas orientando-as para o rumo certo, promovendo uma reflexão sobre a ética, política e sociedade no âmbito organizacional.

O tipo de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que consiste em reunir as informações e dados que servirão de base para a construção da investigação através de filmes e documentários que descrevem em suas narrativas aspectos da crise econômica e as suas repercussões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com