TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição de Auditoria

Por:   •  18/9/2015  •  Monografia  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de auditoria interna

A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, que se destina a examinar as operações, como um serviço prestado à administração. Estabelece um controle gerencial que atua por meio da verificação e avaliação da eficiência de outros controles. É executada por um profissional ligado à empresa e não deve ser subordinado àquele cujo trabalho ele examina.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade da Auditoria Interna (NBC T 12), item 12.1.1.3:

“A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.”

Portanto a auditoria interna visa o aprimoramento contínuo da eficiência e eficácia operacional, contribuindo com soluções que possibilitem e facilitem o atingimento das metas e dos planos estabelecidos.

Oliveira, Diniz Filho, Alves e Gomes no livro Curso Básico de Auditoria, definem a auditoria interna como sendo:

”O instrumento de controle administrativo e de verificação sistemática da eficácia e eficiência das atividades operacionais. Enfoca a avaliação dos controles internos das atividades e processos administrativos e operacionais, analisando as deficiências e os riscos envolvidos.” (2008, p. 2).

Dessa forma a auditoria interna pode ser definida como uma ferramenta de apoio que auxilia no alcance dos objetivos, sendo responsável também por fornecer dados sobre adequação e efetividade do sistema de controle interno e a qualidade do desemprenho da organização. Assim, será sempre considerada necessária quando, de alguma maneira, contribuir para melhorar o desempenho da empresa.

Importância e objetivo da auditoria interna nas organizações

Atualmente é muito questionado qual o valor da auditoria interna para as organizações e muitos ainda a veem como uma “dificultadora” presente apenas para mostrar erros, no entanto, a auditoria interna tornou-se um componente indispensável da gestão interna, fazendo com que as suas análises e considerações sejam úteis e essenciais na procura de uma satisfatória gestão de recursos..

Hoog e Carlin afirmam que:

“Dentro do novo contexto globalizado, a auditoria, por se envolver na avaliação ampla dos procedimentos organizacionais, mesmo mantendo a sua necessária independência, está deixando de ser uma atividade somente investigadora e certificadora, para ser mais participativa, sob a forma de, quiçá, assessoria, no desempenho empresarial e gestão estratégica de negócios apontando falhas e seus reflexos e, se for cabível, prescrevendo medidas saneadoras nas organizações, de fins econômicos ou não, auditadas.” (2008, p. 59).

Nesse sentido, a auditoria interna assume um papel importante e também decisório dentro das organizações, buscando a melhoria dos processos e controles, é uma atividade de assessoramento a administração que busca possíveis falhas nos processos e tenta repara-los. Além de ser de extrema importância para as organizações no que se refere à eliminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com