TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico da China

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Claudia Gozetto – RA 5825169884

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Faculdade Anhanguera

Piracicaba/SP

07 de Abril de 2014

Desenvolvimento Econômico da China

Nos últimos anos a China tornou-se uma das economias que mais cresceram no mundo, sendo uma média de crescimento em 10% e assim tornando-se a segunda maior economia e o terceiro maior país do mundo.
O que potencializou a transformação da economia foram as grandes reformas econômicas, onde o governo acelerou a abertura de empresas, aumentou as proteções dos investidores e reduziu a burocracia relativa ao comércio internacional. Assim a China cresceu e se tornou a economia de maior crescimento global. E é o segundo país do mundo em PIB nominal e PIB real, embora sua renda per capita ainda seja baixa. A moeda é desvalorizada, e o custo de vida é baixo. 
Esse grande sucesso da China é devido ao seu baixo custo de produção, com mão-de-obra barata, bom nível de tecnologia, alta produtividade, política governamental favorável, entre outros. Desta forma atrai olhares de empresas de outros países na área chinesa para explorar comercialmente o local. Mas a burocracia esta presente desde o sistema político e jurídico do estado e segue no modelo estabelecido como regra para investimentos estrangeiros, e para isso teriam que se associar a um investidor local em cotas de 50%. Mas existem fatores positivos onde o governo da um grande incentivo com isenção de 5 anos para empresas que em seu país, já estejam atuando no mercado a mais de 10 anos.
Alguns aspectos negativos como corrupção em alguns casos é punido até mesmo com pena de morte, melhorar a infra-estrutura, estabelecer melhores garantias sociais, tanto o sistema empresarial quanto o financeiro ainda necessitem de reformas, para que mais empresas estrangeiras possam confiar no investimento a ser realizado.
Crescimento econômico não se traduz a qualidade de vida, independente deste cenário positivo da economia, ainda existem pontos a serem mudados e desenvolvidos, como por exemplo os problemas relacionados a poluição, as leis trabalhistas, entre outros. E mesmo com estas particularidades, a China conseguiu se tornar uma potência, cumprindo seu papel com a economia mundial.

REFEENCIA

DAMASCENO, Aderbal O. D. et al. Desenvolvimento econômico. 1ª ed. Campinas: Alínea, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com