TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico na China

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

A economia da China nos últimos 30 anos, apresentou um índice alto de desenvolvimento, onde, a transformou em um sistema econômico voltado para o comércio exterior e, com grande crescimento na exportação de produtos de diversos setores. Atualmente, a China é o país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhões de habitantes que são governados pelo Partido Comunista da China.

Nos últimos 25 anos, a China é a nação que mais cresceu economicamente, registrando uma média de crescimento do PIB de 10% ao ano e, 8% ao ano da renda per capita. Hoje, é a líder do bloco dos países emergentes, chamado BRIC, que é composto pelo Brasil, Rússia, Índia e China.

Em uma pesquisa chamada Doing Business, o Banco Mundial em 2012, publicou uma classificação que mostra a facilidade para a abertura de negócios em diferentes países, onde, a China se encontra na 25º colocação, enquanto o Brasil se encontra na 126º colocação e, Cingapura ficando com o 1º lugar. Apesar de todos os avanços econômicos que ocorreram na China nas últimas décadas, o país ainda mostra desigualdades quando o assunto é direito trabalhista, gerando cada vez mais essa tal desigualdade entre a população, principalmente as de baixa renda.

Com as grandes reformas econômicas, que a partir de 1979, com Deng Xiaoping, como líder chinês, onde introduziu um programa de reforma da economia mudando o funcionamento da estrutura econômica do país, se deu início a transformação chinesa.

Inicialmente, as suas reformas atingiram o setor agrícola e na metade da década de 80, vieram a atingir o setor industrial que contribuiu para que empresas se estabelecessem no país. Em dezembro de 2001, a China ingressou na Organização Mundial do Comércio – OMC, o que contribuiu com o processo de integração do país na economia mundial e, ajudou a proporcionar o atual crescimento econômico. Concluímos que, nas últimas décadas, a China deu passos muito importantes para o seu crescimento. Porém, ainda restam obstáculos a serem superados pela economia do País, onde precisarão ir atrás de acordos e tratados multilaterais e, buscando sempre estar se ajustando à realidade da economia mundial.

Referências Bibliográficas

http://portugues.doingbusiness.org/~/media/FPDKM/Doing%20Business/Documents/Annual-Reports/Foreign/DB12-Portuguese.pdf - Acesso em: 04 de abril de 2014.

http://en.wikipedia.org/wiki/China - Acesso em: 04 de abril de 2014.

http://www.frbatlanta.org/pubs/econsouth/05q2-portugues_o_crescimento_economico_da_china.cfm - Acesso em: 04 de abril de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com