TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de habilidades discentes

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Gestão Financeira no Contexto Atual

        

     

     São Paulo

1º semestre de 2015

GESTÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO ATUAL

Projeto de pesquisa apresentado para avaliação à disciplina de Desenvolvimento das Habilidades Discentes integrada ao primeiro semestre do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

                                Orientador: Professora Mestre Priscila Palermo Filipine

1 Introdução

O aumento da competitividade de mercado faz com que as empresas sintam, cada vez mais, a necessidade de um diferencial entre elas, para que possam permanecer no mercado com crescente índice de sucesso. Devido a essas mudanças, é exigido maiores controles de gestão financeiros, levando-as à adotarem sistema que auxilie no planejamento e utilização dos recursos.

Além da evolução dos métodos de controle de custos, programas de capacitação de funcionários e métodos que maximizem os lucros, um aspecto que vem sendo intensamente relevante e a capacidade de adaptação de uma organização e apenas as empresas que possuem conhecimento e preparo são as que alcançam seus objetivos.

A gestão financeira desempenha um papel importante nas tomadas de decisões, sendo extremamente influente no planejamento das necessidades, na inventariação dos recursos disponíveis, na obtenção de financiamentos de forma mais vantajosa, na aplicação criteriosa dos recursos financeiros e, principalmente, na análise econômica e financeira da empresa.

Adotar um sistema de controle interno é umas das maneiras de manter a empresa em constante progresso. Apesar da grande necessidade de gestão financeira nos processos, verifica-se que muitas organizações ainda não os utilizam de forma adequada. A partir de um controle interno eficiente, o administrador pode verificar as informações geradas com maior precisão e confiança, garantindo margem quanto aos resultados esperados, evitando fraudes que possam prejudicar a imagem da organização, e imunizando-a das mudanças imprevisíveis que caracterizam o mercado atual.

A pesquisa aborda a necessidade vital de gestão financeira no contexto atual, evidenciando as vantagens competitivas proporcionadas e atestando os principais problemas causados pela ausência ou ineficiência desse departamento administrativo.

1.2 Justificativa

O tema esta inserido no contexto político, econômico e social da atualidade, no qual, lidar com situações monetárias faz parte do cotidiano de qualquer empresa e a gestão financeira tem papel extremamente relevante no sucesso ou fracasso de uma organização. Tendo em vista a o setor financeiro da administração, este trabalho apresenta tripla relevância.

Por meio da visão acadêmica, a pesquisa retratará as definições fundamentais no exercício de finanças, utilizando conceitos, exemplificações e explicações sobre as atividades financeiras dentro de uma organização, seja ela formal ou informal.

Em razão de ser o pesquisador um indivíduo manipulador de capital, a pesquisa contribuirá com informações úteis à manutenção da visão critica relativa ao assunto e proporcionará auxílio para lidar com a situação em um mercado neoliberal e extremamente competitivo. Promovendo a investigação, o entendimento e a proposta de soluções acessíveis para obstáculos presentes na área.

Em relação aos fatores sociais, as finanças tem valor significativo no cotidiano do cidadão, seja por meio de remunerações de trabalho ou ate mesmo na administração de renda familiar.  Com base nessa vivência capitalista, o trabalho buscará enfatizar a importância do conhecimento financeiro, compartilhando experiências em prol de uma melhora na utilização do dinheiro.

1.3 Objetivo Geral

Analisar o controle interno do departamento financeiro de uma organização.

1.4 Objetivo Específicos

- Compreender o processo de controle interno do departamento financeiro de uma organização;

- Correlacionar à fundamentação teórica da administração financeira, o controle interno deste segmento de uma empresa;

- Comparar dados coletados de entrevista com a pesquisa realizada - administração financeira.

1.5 Metodologia

No presente trabalho, as pesquisas foram realizadas de forma a obter resultados qualitativos.

Pesquisas via internet, em revistas eletrônicas foram processadas para possibilitar melhor entendimento ao leitor. Além disso, autores como SOBRAL. F; PECI. A.(2008) fizeram parte do contexto metodológico da pesquisa financeira, até se relacionarem diretamente com a prática de uma organização e a entrevista.

 Correlacionam-se com o sistema financeiro as pesquisas realizadas, dentro do ambiente que se encontram as empresas e organizações no atual contexto nacional e mundial.

“As finanças empresariais desenvolvem-se em um ambiente complexo, no qual se destaca o sistema financeiro. Esse sistema engloba instituições e mercados financeiros cujo principal objetivo é a alocação eficiente de recursos na economia.”

2 Desenvolvimento

O Setor Financeiro é o setor responsável pela gestão de fluxo de recursos financeiros, sem o qual é impossível desenvolver qualquer atividade econômica[1].  A área financeira lida com um dos recursos mais fundamentais para o funcionamento de uma empresa: o dinheiro. A criação desse setor objetiva captar os recursos necessários para o funcionamento das atividades da empresa e alocá-los de forma a alcançar os objetivos organizacionais[2].  Todas as empresas precisam de uma estrutura que resulte em um departamento financeiro que seja ágil, competente, funcione dentro dos padrões de qualidade do desenvolvimento do trabalho e que acima de tudo seja organizado, permitindo que a administração financeira visualize a atual situação da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com