TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do departamento de recrutamento e seleção

Por:   •  20/7/2015  •  Monografia  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL “DEPUTADO SALIM SEDEH”

CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DO DEPARTAMENTO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RESUMO

O tema abordado é uma análise do subsistema de recursos humanos, denominado recrutamento e seleção, que visa atrair e escolher respectivamente os candidatos, para o aperfeiçoamento na qualidade dos futuros funcionários da organização. A partir das pesquisas realizadas constatou-se que as maiorias das empresas não dão a devida importância, entretanto o estudo de caso demonstra que com as devidas ferramentas, esse subsistema não pode ser vista como um gasto, mas sim, como um real investimento, trazendo benefícios à organização. Ao longo do trabalho são apresentados conceitos, métodos e recomendações com objetivo de demonstrar uma nova perspectiva sobre o tema. O método utilizado para a realização da pesquisa foi por meio de perguntas em e-mails de empresas, com livros e visitas técnicas.

Palavra Chave: Recrutamento e Seleção

I.Introdução

O trabalho apresentará o desenvolvimento do departamento de recrutamento e seleção, que é desenvolvida para a qualificação dos funcionários dentro da empresa em foco, visando melhoramentos e modernização da área de Recursos Humanos.

O objetivo principal do trabalho é o desenvolvimento do setor de Recrutamento e Seleção em uma empresa, onde haverá uma análise de comportamentos e atitudes e de habilidades, trazendo para a seleção de pessoal uma visão rápida do perfil adequado ao cargo requerido pela empresa. Algumas técnicas de seleção já estão sendo utilizadas como, por exemplo: entrevistas, provas de conhecimento ou capacidade e provas objetivas.

A problemática central é desenvolver o departamento de recrutamento e seleção dentro da empresa NaanDanJain. Seja pela falta de qualificação necessária tanto por partes dos profissionais recrutados quanto por parte dos recrutadores; a falta de fonte de divulgação na mídia adequada, a melhora da triagem do processo; Elaborações de dinâmicas de grupo durante a seleção do pessoal; Realização de um banco de dados, cadastrando pessoas interessadas nas vagas; Análise das características dos candidatos à vaga.

Recrutamento e Seleção é um tema muito atraente não só para administradores, mas sim para todos os profissionais ligados a gestão de pessoas. Que é onde o profissional deve ser bem flexível, qualificados e usuário de grandes recursos, técnicas e instrumentos para poder atingir seus objetivos, ou seja, contratar a pessoa certa para o cargo Certo.

A pesquisa foi realizada por meio de livros específicos, visitas técnicas, questionários, através de sites para esclarecermos as duvidas em relação ao tema de nosso TCC.

II. Desenvolvimento

2.1. História da Administração de Recursos Humanos

A administração de Recursos Humanos é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais, onde suas origens remontam ao início do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial. Sendo assim vista como uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas, para amenizar ou reduzir o conflito industrial entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas, até então considerados incompatíveis e irreconciliáveis. As organizações e as pessoas embora estivessem relacionadas entre si, necessitavam de um interlocutor tanto para poderem se entender, como para reduzir e conciliar suas diferenças, segundo CHIAVENATO.

Neste contexto, ele dividiu as organizações, em três fases distintas, visando a evolução da Administração de recursos humanos no Brasil.

2.1.1. Era da Industrialização Clássica

Referente ao período entre 1900 a 1950. No início da Revolução Industrial, a estrutura da empresa era caracterizada, segundo CHIAVENATO, pelo formato piramidal e centralizador, pela departamentalização funcional, pelo modelo burocrático, pela centralização das decisões no topo, pelo estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento dos participantes.

A administração de pessoas era denominada Relações Industriais, no qual classificava o homem apenas como uma peça da máquina, um recurso de produção, juntamente com os outros recursos organizacionais.

2.1.2. Era da Industrialização Neoclássica

Teve seu início com o final da Segunda Guerra Mundial, durante 1950 a 1990. Foi quando o mundo passava por mudanças mais intensas e pouco previsíveis. As competições entre as empresas passaram a se tornar cada vez mais acirradas, e o antigo modelo burocrático, funcional, centralizado e piramidal, que era utilizado para a formatação das estruturas organizacionais, tornou-se inflexível e tardio demais para acompanhar as mudanças ocorridas no ambiente. O que ocasionou o surgimento de uma nova estrutura, denominada matricial, pois as organizações necessitavam de novos modelos que proporcionassem um maior aperfeiçoamento, e um melhor ajuste às novas condições.

A estrutura matricial, segundo CHIAVENATO, tem por objetivo combinar a departamentalização com um esquema lateral de produtos/serviços,o que significa que cada departamento passa ater uma dupla subordinação, seguindo a orientação tanto dos gerentes funcionais, como dos gerentes de produto ou projeto simultaneamente, propiciando assim para a organização, inovação e dinamismo para alcançar maior competitividade. Com isso, as grandes empresas foram criando departamentos de Relações Industriais, que foram mais tarde substituídas pela nova visão de Administração de Recursos Humanos. As pessoas eram consideradas recursos vivos, e não somente como fatores inertes de produção, mas que ainda sim, precisavam ser administradas.

2.1.3. Era da Informação

Iniciada por volta de 1990. Conhecida pela época em que estamos vivenciando. Para CHIAVENATO, suas principais características são as mudanças, que se tornaram rápidas, imprevistas, e inesperadas. A informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundo, e a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia: a economia internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com