TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas ajuda a empresa na administração com pessoas e na melhor qualidade do trabalho. E a análise de cargos é um estudo que se faz para compilar informações sobre tarefas e atividades componentes do cargo e as especificações do seu ocupante, pois a análise resulta a descrição de cargos.

Escolhi uma vaga que está sendo ofertada em uma determinada empresa para planejar o processo de Recrutamento e Seleção, Contratação e Treinamento e Desenvolvimento.

Falarei sobre Analista Financeiro, o que faz, suas competências Técnicas e comportamentais, etc.

2 DESENVOLVIMENTO

A descrição de cargos é um processo que consiste em descrever e enumerar as atribuições e tarefas que compõem um cargo. Marras (2000 p.83,grifo nosso) diz que a descrição de cargo é um processo de sintetização das informações recebidas e prospectadas no passo anterior da análise das funções.

Escolhi o cargo Analista Financeiro para descrever com mais clareza o que faz, suas competências Técnicas e comportamentais.

DESCRIÇÃO DE CARGOS

A Pesquisa de Mercado é o planejamento, a coleção e análise de dados relevantes para o processo de decisão e a comunicação dos resultados da c

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo. É um processo de comunicação de divulgação. É um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo.

O tipo de recrutamento que utilizei foi o EXTERNO, que consiste em um processo sistemático de capacitação de pessoas que estão localizadas no mercado de trabalho. Utilizarei 3 técnicas de recrutamento:

• Uso da internet – tem a facilidade de interagir digitalmente com os candidatos potenciais.

• Meios de comunicação (jornais, revistas e rádios) – é a mais conhecida.

• Indicação por pessoa da organização – é a mias comum e bastante próximo da prática organizacional.

Após serem obtidas as principais informações sobre o cargo a ser preenchido e dados sobre competências desejadas, o passo seguinte é procurar obter informações a respeito dos candidatos que se apresentam. Em seguida, vem a escolha das técnicas de seleção para conhecer , comparar e escolher os candidatos adequados. Segue elas:

• Entrevista de seleção de pessoal;

• Provas de conhecimento ou de capacidade;

• Testes de seleção de pessoal;

• Dinâmicas de grupo;

A técnica mais utilizada é a Entrevista de seleção de pessoal e a foi escolhida para aplicarmos nesse contexto. A entrevista pode ser utilizada na triagem da seleção e ainda pode servir para avaliar o conhecimento técnico e especializado do candidato.

Trabalharei o lado emocional do candidato e tentarei neutralizar os sentimentos de ansiedade e tensão. O ambiente que farei a entrevista deverá ser preparado com antecedência ( não muito luxuoso e nem pode ser sujo e desarrumado) e também o material que será utilizado na entrevista. Não utilizarei a padronização na entrevista pois ela perde a sua profundidade, mas não deixarei de ter em mão perguntas padronizadas mas com opção para respostas abertas. A Entrevista Diretiva deve ser feita com extremo profissionalismo, através desse tipo de entrevista posso conhecer determinados conceitos pessoais do candidato. Estarei preparada para saber formular as questões de acordo com o andamento da entrevista para obter o tipo de resposta ou informação desejada, pois a entrevista diretiva é, antes de tudo, uma entrevista de resultados.

A avaliação dos resultados da seleção cabe à organização, trabalharemos a eficiência e a eficácia juntos. As empresas utilizam o quociente de seleção (QS) para melhorar a eficácia do processo de provisão, cujo cálculo é o seguinte:

QS = Número de candidatos admitidos x 100

Número de candidatos examinados

O contrato de trabalho deste novo colaborador será realizado através das normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Um aspecto importante da integração é de que este é o momento em que a empresa apresenta-se formalmente ao profissional. De forma mais direta, podemos dizer que é a chance que a organização tem para mostrar ao recém-chegado o que o que ele tem a ganhar se permanecer na equipe. Há empresas que aproveitam a integração para apresentar os programas de crescimento interno, de desenvolvimento de talentos, por exemplo. Outras acrescentam à integração, os benefícios, os direitos e os deveres que o colaborador terá a partir do momento em que ingressou no time.

Um novo empregado necessita de tempo para se adaptar a nova filosofia empresarial, a cultura empresarial e às políticas de recursos humanos. Também existe a necessidade de adaptação ao novo chefe imediato, aos novos colegas de trabalho, bem como assimilação do ambiente e clima organizacional.

O processo de integração consiste em aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo.

Etapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com