TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Gestão em Saúde Publica

Polo: Paracambi

Resumo

A republica velha pode ser dividida em republica da espada e republica oligárquica que alternava o governante entre Minas Gerais e São Paulo, o voto era direto e não secreto e economicamente o Brasil se sustentava pelo setor primário nesse caso a produção de café.

A era Vargas teve inicio em 1930 quando Getulio Vargas chegou ao poder por conta de uma revolução, em virtude principalmente pela crise financeira mundial de 29, em 1937 Vargas decreta o Estado Novo fechando o congresso e dissolvendo os partidos e governando de maneira ditatorial, com o fim da 2ª Guerra Mundial as pressões externas e internas foram grandes e Getulio saiu do governo através de um golpe e voltando em 1950 através do voto popular, nessa era houve um grande desenvolvimento industrial, como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, e a implantação de várias leis trabalhistas.

Na era JK, o Brasil adotou uma postura desenvolvimentista com o slogan 50 anos em 5, e adoção de um plano de metas, mudando a estrutura produtiva do país, onde o setor industrial passa ser o principal meio de produção, é nessa época também que acontece a criação de Brasília.

A instabilidade do regime político e altos índices de inflação foram aproveitados pelas forças de oposição o que gerou o golpe militar, nesse período o país teve grande desenvolvimento principalmente e ironicamente quando houve maior repressão, o regime militar caiu diante da diminuição do crescimento do PIB, alto índice de inflação, nessa época aconteceu descontrole da dívida externa, e houve um aumento da desigualdade social.

1) Descreva os modelos político e econômico predominantes no período da República Velha.

O modelo político predominante era a democracia, onde o regime de governo era o presidencialismo, sendo o presidente escolhido por voto direto obrigatório e não secreto, o modelo econômico era liberal-oligárquico baseando-se no setor primário nesse caso na cultura do café.

2) Você sabe dizer quais as principais medidas implantadas durante os dois períodos de presidência de Getúlio Vargas?

Implantou vários direitos trabalhistas, como o salário mínimo, a consolidação das leis trabalhistas, carteira profissional e férias remuneradas, e a criação de CSN, Companhia Vale do Rio Doce.

 

3) Você sabe o que significava o lema do governo JK, “50 anos em 5”?

Explique as medidas que justificam este lema.

O lema significa que o Brasil deveria se desenvolver 50 anos em apenas 5, para isso foi desenvolvido o plano de metas abrangendo os setores de energia, transporte, indústria


de base, alimentação e educação, onde o governo fez grandes investimentos nessas áreas sendo um total de 30 metas a serem cumpridas.

4) Destaque as principais ações do governo Castello Branco na área da reforma macroeconômica e de estruturação do sistema financeiro nacional.

Foi lançado o PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) com o objetivo de frear a inflação, recuperar o crescimento econômico e melhorar a imagem do país no exterior, sendo proposto um programa de ajuste fiscal rigoroso, com aumento das receitas e reduções das despesas públicas e um controle rígido de emissão de moeda.

Para conter a expansão dos salários, o plano recomendou reajustes vinculados ao aumento da produtividade. Foram realizadas reformas estruturais em vários níveis, entre elas: Criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, Unificação da Previdência, criação de novos impostos em vários níveis aumentando a arrecadação possibilitando uma divisão com municípios e estados, implantou o Sistema Nacional de Habitação, além de vários outros atos com o mesmo objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com