TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Mito e Filosofia

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

Aluna: Mônica Gonçalves Fonseca

Polo: Campo Grande

Aula 2: O Mito e o surgimento da Filosofia

AD: Escreva ao menos dez linhas, mostrando as diferenças entre Mito e Filosofia.

      De origem grega, a filosofia representa o amor ao conhecimento, sendo composta pelas palavras philo, que significa aquele que tem amor fraterno e sophia, que quer dizer  sabedoria.

     O surgimento da filosofia aconteceu no início do século VI a. C, surgindo a partir da  busca pelo conhecimento, através de um dialogo crítico, pautado pela evolução do aprendizado, buscando organizar os acontecimento a nossa volta observando o senso comum adquirido a partir novas experiencias e observações do cotidiano, se contrapondo ao mito que através de uma narrativa rodeada de fábulas, tinha os deuses como seres divinos,  protagonistas de todos os fenômenos observados na natureza e os  principais  responsáveis pela  origem de toda criação, estabelecendo uma relação inquestionável de soberania entre os deuses e os homens.

     Os primeiros filósofos movidos pelo desejo de aprender, não aceitavam mais a sabedoria como um dom divino, atribuído somente aos deuses, e sim como uma característica humana,  existente em todos aqueles que buscavam através do pensamento organizado, formular as questões que pudessem explicar os fenômenos observados. Certamente os deuses foram “destituídos”, o inicio da humanidade, a manutenção da vida, o destino dos homens não  pertenciam mais a eles, começando assim passagem da figura do mito para o pensamento filosófico.

    Qual a diferença entre mito e filosofia? O mito faz parte de uma narrativa mítica, cheia de contradições onde se expõe uma serie de fatos reais que são explicados de forma imaginaria, onde não se  pode demonstrar os acontecimentos narrados, já a filosofia parte de um explicação através de elementos naturais de forma racional, que não abre mais espaços paras as contradições, que pensa a evolução a partir das experiencias vividas pela humanidade e não por genealogias fantasiosas para elucidar a origem do universo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com