TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensões do Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Dimensões do desenvolvimento sustentável

A primeira dimenção é a ambiental, esta dimenção propoem um pulitica de produção controlada, de forma a satisfazer as necessidades da sociedade , produzindo conforme o consumo evitando o estoque de prutos dando ao meio ambiente o tempo necessario para recomstituir.

A dimenção da economia propoe a eficiencia na produção, consumir utilizando uma menor porcentagem dos recursos naturais, através de investimentos em tecnologia para depender menos da exploração dos recursos naturais, explorado formas de energia renovavel como os parques eolicos por exemplo.

A terceira dimenção, social diz respeito ao controle no consumo da sociedade, ou seja, será disponivel ao cidadões somente o necessario para que se possa ter uma vida digna, sem exageros, uma sociedade onde niguem explorará recursos naturais para bem propio, desta forma manter um limite minimo de desigualdade social, esta dimenção traz as ideias socialistas, como erradicar miseria.

De acordo com o autor a dimenção de poder deve ser levada em conta, hoje no mundo inteiro o poder esta na mão dos capitalistas que sabem que a necessidade de produzir de forma controlada afim de garantir a sustentabilidade é uma ameassa a o ganho do seu capital, isso gera uma resistencia a inplantação do desenvolvimento sustentavél.

Existe a necessidade da dimenção da pulitica, ela e necessaria para a implantasão das mudanças do desenvolivimento sustentavel, é atraves de decisões puliticas a niveis mundiais, como os encontros de chefes de estado, onde se especifica puliticas restritivas a o consumo exagerado de recursos naturais.

Foram definidas apenas tres dimenções como as principais na implantação do DS: Economia, ambiental e social.

Resposta para crise ambiental

A primeira resposta é a tecnologia, as esperanças desta resposta estão depositadas na capacidade de criar diante das dificuldades, o investimento em tecnologia afim de reduzir a exploração de recursos naturais fitos ja acontece porem de forma reduzida, acredita-se que com um apoio maior a estes estudos, poderemos tirar a umanidade da total dependencia de energiais fosseis por exemplo, eliminando a nessecidade da utilização de petroleo e seus derivados. A segunda resposta diz respeito ao Movimento intelectual, social e politico, que visa mudar de forma radical a maneira de pessar e agir da sociedade mundial, implantar limites rigidos nos padrões de produção e consumo que hoje estão descontrolados, inserir na sociedade a ideia da importancia de desenvolvimento sustentavel. A terceira e ultima resposta é a catastrofe, deichar bem claro a todos os cidadões do mundo qual o futuro que os esperam caso a crise ambiental não seja controlada, em outras palavras, dar um choque de realidade no mundo.

Conclusão

Todas as iniciativas para conter essa degradação do meio ambiente são importantes, porem de nada adiantará se os responsaveis por elas transformarem isso em uma guerra de interece, muitas pessoas que estam envolvidas em assoes contra a crise ambiental so estão buscando fama e fojem do proposito inicial, enquanto os recursos naturais estiverem rendendo dinheiro, a sua exploração não ira parar, pois em um mundo capitalista o dinheiro nunca é demais, é um ciclo vicioso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com