TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Atividade Física, Esporte e Empreendedorismo

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  2.633 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Atividade Física, Esporte e Empreendedorismo

Tarefa: atividade de portfólio 1 (ciclo 6)

1) A organização visitada preocupa-se com os aspectos da gestão, no que se refere as funções administrativas básicas habilidades e competências de seus gestores?

Através do estudo de caso na Academia Clinfisio Health System observamos aspectos de gestão, marketing e posicionamento da marca perante seus concorrentes, com o objetivo de identificar problemas e buscar soluções.

Notamos que apesar da academia não ter um profissional da área de administração para gerir o negócio, no que compete aos aspectos básicos de gestão, que seriam organização, direção e controle das atividades, a academia tem um bom domínio dessas atividades. Porém percebemos que pecam no desenvolvimento de marketing, por haver uma falha na parte de planejamento a curto e em médio prazo, pois, a academia tem um potencial enorme a ser explorado. Pois antigamente a atividade física era apenas voltada para os jovens, mas hoje vem ganhando muita força em todas as idades. E a Clinfisio, se enquadra bem nessa nova concepção de busca do bem-estar, pois o  slogan da academia é “Tudo que você procura numa academia, com os cuidados de fisioterapia”, sendo uma das poucas academias na cidade com esse perfil de reabilitação e condicionamento físico monitorado por fisioterapeutas.

Por isso para obter o sucesso perante seus concorrentes, precisaria utilizar-se de ferramentas e estratégias de marketing, já que percebemos que a falta de divulgação dos serviços da academia seriam a problemática a ser resolvida.

 Segundo Chiavenato (2011), “a administração proporciona rumo e direção para instituição”, dessa forma buscaremos analisar e identificar a problemática de como melhor as estratégias de marketing e melhorar ainda mais a qualidade no atendimento para atrair e fidelizar os clientes.

 Para esse trabalho, seria necessária uma pesquisa para identificar falhas e o que poderia ser melhorado, levantando o perfil dos seus clientes, para assim propormos estratégias de marketing para elaboração de um planejamento estratégico, na área de marketing e qualidade no atendimento, pois esses dados seriam essenciais para organização tanto do ambiente interno como externo da academia.

        

2) Fundamentado nos estudos de marketing sugeridos, descreva sobre a segmentação de mercado da organização visitada frente a seus clientes: quais as principais concorrências, a diferenciação e o posicionamento da instituição? Descreva como isso ocorre e oriente-se pelo Capítulo V da obra "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos".

Identificamos que uma pesquisa de mercado, buscando identificar o público alvo e em seguida estratégias de marketing seriam de extrema importância para a mesma, pois o marketing tem a função de, segundo Chiavenato (2011), “vender, divulgar, propagar, promover, distribuir, definir preço, construir marcar, atender ao cliente e sobretudo encantar e fidelizar o cliente”.

Resumindo, o marketing seriam ações focadas no mercado e no cliente, assim notamos que academia precisava me posicionar melhor no mercado, através de ações de marketing para demonstrar ao seu público quais seriam as áreas de atuação e os serviços diferenciados em relação às academias normais. Definindo isso, passaríamos o processo de marketing que estaria fundamentado nos quatro “P”s, que seriam produto, preço, praça e promoção, ou seja, dentro da academia seriam as modalidades oferecidas, o preço condizente com o mercado, seus concorrentes diretos e a promoção dos serviços oferecidos.

Dessa forma, através da propaganda propriamente dita, poderíamos solucionar os problemas do fluxo de alunos na academia, mas para isso seria necessário identificar o primeiramente o público-alvo, para escolher a melhor forma de alcançá-los através dos veículos de comunicação (rádio, TV, imprensa escrita, e-mails, redes sociais e etc).

Pois é notado que as academia estão em franca expansão, deixando apenas de ser um local onde se faz exercícios para se tornar locais para socialização, divertimento e entretenimento, assim para entendermos e nos colocarmos de forma correta frente ao público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (389.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com