TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Empreendedorismo

Por:   •  8/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Empreendedorismo

Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Angélica Xavier de Resende R.A.: 6506287015

Fabíula Fonseca de Souza R.A.: 6790404692

Fabio Rocha R.A.: 6953336886

      Francisca Da Silva Garrido R.A.: 6791421812

Priscila Guimarães de Oliveira R.A.: 6951496053

VALINHOS/SP

2013

PALIT  BRASIL - FÁBRICA DE PALITOS DE MADEIRA (DE DENTES E AFINS)

1. EXPEDIENTE:

- Diretor de Marketing/Comercial: Angélica Xavier de Resende R.A.: 6506287015

- Presidente: Francisca Da Silva Garrido R.A.: 6791421812

- Diretor de Operações e Logística: Fabíula Fonseca de Souza R.A.: 6790404692

- Diretor Financeiro: Fabio Rocha R.A.: 6953336886

- Diretor Administrativo: Priscila Guimarães de Oliveira R.A.: 6951496053

[pic 2]

1.1 NEGÓCIO DA EMPRESA:

O negócio da empresa consiste em proporcionar higiene, praticidade e conforto.

1.2 PRODUTO DA EMPRESA:  

Visão Míope do Produto: Fabricação de palitos de madeira

Visão Estratégica dos Produtos:

            Fornecer palitos de dentes, proporcionando higiene e limpeza pessoal.

Fornecer palitos de sorvete, proporcionado higiene, comodidade e facilidade na degustação do alimento.

Fornecer palitos de churrasco, proporcionando higiene, comodidade e facilidade na degustação do alimento.

Fornecer palitos de unha, proporcionando higiene e perfeição na atividade desempenhada por pedicures e manicures.

1.3 ANÁLISE DA MATRIZ BCG

[pic 3]

  • Ponto de Interrogação:  Um dos objetivos da empresa  refere-se à venda e ao lançamento de novas versões de produtos feitos de madeira, visando acelerar os ganhos de participação de mercado e vendas. O objetivo é analisar novas oportunidades de negócio e oferecer produtos  diferenciados aos nossos clientes,no caso palitos de churrasco, com isso a empresa permite que as despesas, que independem das vendas, sejam possíveis de serem compensadas ao mesmo tempo em que fecha o ciclo de atendimento as necessidades dos clientes.

  • Estrela: O produto palitos de sorvete oferece aos consumidores uma maior comodidade, higiene e conforto.  Este produto é o que mais possui uma taxa de crescimento no mercado, otimizando as vendas no período do verão, momento em que a empresa pode cobrar um alto preço  e tentar fazer deste produto, no futuro, produto do tipo vaca leiteira.

  • Vaca Leiteira: O produto palito de dente embora não seja considerado um  produto de primeira necessidade, possui um nível de venda estável e satisfatório  para  a empresa, devendo manter- se  forte na posição de vendas, devido à fidelidade de sua aquisição pelos consumidores, que o utiliza para diversas atividades do dia- a- dia. Além disso por ser um produto descartável sua reposição, por parte dos consumidores é constante.Esse produto tem alta participação de mercado, gera bom fluxo de caixa, e necessita de pouco investimento em divulgação.
  • Abacaxi: O  produto palito de unha  é um  produto que já está  sendo substituídos por novos e caindo em desuso,  em conseqüência da evolução tecnológica dos esmaltes, que estão oferecendo alta precisão em aderirem apenas ao material genético unha, além de oferecerem secagem ultra rápida, acarretando mudanças  nas preferências dos consumidores. Dessa forma as lojas devem eliminá-lo, ou seja, deixar de vender e dar preferência para a venda de produtos que agradam as novas exigências dos consumidores.

1.4 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

 Palit Brasil Ltda, é uma empresa que atua no mercado desde 2008, na produção de palitos de madeira, mais especificamente, palitos de dentes, palitos de sorvete, palitos de churrasco e palitos de unha.

Situada na cidade de Campinas, na Rodovia Dom Pedro, KM31, a Palit  Brasil possui uma área própria de três mil metros quadrados, com ampla infra estrutura no local, como energia elétrica estabilizada, telefonia, acesso a internet e disponibilidade de rede de água e esgoto.

A área é composta basicamente por um depósito de matéria prima; uma área de produção, estoque de produtos acabados e expedição, atendimento e vendas; além de um pequeno escritório para a administração.

A fábrica é composta por trinta funcionários, todos treinados para o desempenho das seguintes competências: a) operação  dos equipamentos de fabricação, manuseio, estocagem; b)atendimento e vendas e c) princípios de gestão no nível auxiliar administrativo.

É obrigatório a participação dos funcionários em seminários, congressos e cursos direcionados ao seus ramos de atuação, para manterem-se sintonizados e atualizados com as tendências do setor.

A matéria prima utilizada para a fabricação dos palitos, é a madeira pré cortada- geralmente - pinus ou eucalipto – que é utilizada na fabricação e caixas e/ou embalagens plásticas para acondicionamento do produto.

A fabricação é ecologicamente correta, porque se utiliza de madeira de reflorestamento, e também é biodegradável.

A Palit Brasil engajada no projeto de combate ao aquecimento global acaba de lançar um selo ambiental que será aplicado em todas as embalagens da linha madeira e em todas as  ações publicitárias, sejam elas segmentadas ou dirigidas aos consumidores finais. Hoje o respeito ao meio ambiente é uma exigência da nossa empresa, e em pouco tempo essa consciência ambiental fará parte da consciência do dia a dia dos consumidores. A idéia é mostrar ao mercado que a madeira, matéria prima utilizada na confecção dos principais produtos da empresa é proveniente de  florestas  próprias de reflorestamento. Além disso a Palit  Brasil reserva de 30% de sua área verde para a preservação da biodiversidade de florestas nativas. O reflorestamento é uma ação  saudável no combate ao aquecimento global, pois, uma árvore jovem em desenvolvimento consome muito mais CO 2 do uma árvore adulta que gera decomposição na troca de suas folhas e cascas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (890.8 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com