TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discorra sobre a importância do estudo das escolas de Administração para o contador

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  2.712 Visualizações

Página 1 de 8

Atividades das Aulas 1 e 2

01. Discorra sobre a importância do estudo das escolas de Administração para o contador. (mínimo 3 linhas) (0,5 ponto)

Permite que a administração do contador tenha aquisição de conhecimento necessário para conduzir a organização, como por exemplo ter uma eficácia como um instrumento de análise, gerência e auxiliando-os na tomada de decisões de caráter organizacional.

02. Leia as alternativas sobre as Teorias da Administração e seus princípios e características, e em seguida assinale a sequência correta: (0,5 ponto)

A) A Teoria enfatiza a visão do homem social, suas necessidades de relacionamento, foi  constituída pelos cientistas sociais que, descontentes com o tratamento dado ao ser humano no enfoque clássico, resolveram conhecer o efeito das relações sociais e os efeitos psicológicos         no         rendimento         do         trabalho. 
B) A Teoria Estruturalista
 tem como ênfase as tarefas, o estudo dos tempos e movimentos, a divisão do trabalho, a visão do homem econômico, que tem como principal elemento de         motivação a         recompensa         financeira. 
C) A Teoria Sistemas permite a visão do todo organizacional, desenvolvendo no gestor a necessidade da integração das atividades da organização em busca de resultados.                            D) A Teoria Contingencial permite ao administrador entender que as decisões empresariais e organizacionais diferem em cada momento e em cada realidade organizacional.
E) A Teoria Burocrática, permite ao administrador estabelecer normas, delegar responsabilidades e padronizar atividades e métodos de trabalho.

a ( ) FVFVF

b (X) FFVVV

c ( ) VVVFF

d ( ) FVFVV

e ( ) FVVVV

03. Elabore um texto, comentando sobre o modelo de gestão proporcionado pelo enfoque da teoria científica de Frederick Winslow TAYLOR, explicando as mudanças que Taylor provocou nas indústrias. (mínimo 6 linhas)  (1,0 ponto)

O modelo de Taylor e o marco da aplicação de métodos científicos nas indústrias. Tal modelo provocou grandes mudanças nas indústrias nos idos do século XX. Foi um modelo pioneiro que privilegiou os moldes da produção, isto e, a forma de produzir. Antes que Taylor desenvolvesse suas teorias, os próprios empregados administravam a linha de produção das fabricas, coma nova teoria em pratica os empregados ganhariam mais e os produtos ficariam mais baratos para os consumidores.

04. Explique o que é o método de organização racional de trabalho. (0,5 ponto)

Esse método busca o melhor na realização do trabalho, uma vez que entende a produtividade como consequência direta do aumento da eficiência, quanto maior a eficiência maior a produtividade.

Atividades das Aulas 3 e 4

01. Elabore um texto, comentando sobre o modelo de gestão da teoria de  Administração Clássica e explique como Henry Fayol contribuiu para o surgimento desse modelo de Administração Clássica. (mínimo 6 linhas) (0,75 ponto)

Fayol se destacou dando enfoque no gerenciamento da organização. Fayol podemos chama-lo de pai do Administrador, pois, sua preocupação é na área de gestão da empresa, direção e estrutura organizacional, sendo que em sua visão a empresa só teria sucesso caso tivesse excelência na gestão da empresa. Na visão dele apenas as empresas com excelência na gestão iria obter sucesso. Tal visão atendia a demanda naquele momento e com o passar do tempo novas teorias foram surgindo para atender as novas realidades, até chegarmos nos dias atuais.
O Modelo Taylorista e o Modelo Cientifico de administração podem ser considerado Iguais? O objetivo das Teorias era o mesmo, elevar produtividade nas empresas, mas a diferença é que Fayol via a empresa de cima para baixo, com foco na gerencia, tinha visão global e via mais a questão administrativa da empresa, enquanto Taylor se preocupava mais com o setor de produção como a tarefa e o estudo dos tempos e movimentos, Taylor tinha uma visão do chão para cima, com ênfase nos funcionários, tinha foco nas tarefas.

02. Segundo Fayol quais eram as áreas funcionais da empresa? (0,5 ponto)

As áreas funcionais da empresa seriam: comerciais, segurança, contábeis, administrativas, financeira, técnica.

03. O enfoque do processo administrativo define não apenas o processo administrativo, mas também o próprio papel dos gerentes. Fayol indicou os deveres e princípios que devem ser seguidos pelos gerentes para que a administração seja eficaz. Assinale a opção que NÃO apresenta um dos princípios de administração propostos por Fayol: (0,5 ponto)

a) Espírito de equipe, iniciativa, equidade, ordem, disciplina, interesse geral e centralização.

b) Autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, remuneração do pessoal e espírito de equipe.

c) Unidade de direção, interesse geral, remuneração dos empregados, estabilidade do pessoal e iniciativa.

d) Divisão do trabalho, disciplina, inovação, interesse da organização e equidade.

e) Ordem, autoridade e responsabilidade, estabilidade do pessoal e unidade de comando.

RESPOSTA: Letra D

05. Enumere e explique 3 dos Princípios da Administração de Henry Fayol. (0,75 ponto)

           - Divisão do trabalho: Executando somente uma parte da tarefa, um trabalhador pode produzir mais e melhor com o mesmo esforço. A especialização e a maneira mais eficiente de usar o esforço humano.

          - Autoridade e responsabilidade: Autoridade e o diretor de dar ordens e conseguir obediência. Responsabilidade e uma consequência de autoridade.

          - Disciplina: E necessário haver obediência às regras da organização. A melhor maneira de ter bons chefes e regras justas e claras, assim como bons acordos, e aplicar as sanções com justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (461 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com