TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão das teorias administrativas criadas e construídas durante a formação da administração

Pesquisas Acadêmicas: Discussão das teorias administrativas criadas e construídas durante a formação da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 5

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 6

2.4 ANÁLISE DE MERCADO 6

2.5 DEMANDA OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 7

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO 8

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo discorrer sobre as teorias administrativas criadas, pensadas, construídas ao longo da formação da administração que são fundamentais para compreendermos os diversos aspectos que compõem a rica e complexa teia de uma organização administrativa. Assim sendo, se faz necessário remeter a conceitos da base histórica administrativa de modo a elucidar aquilo que se encontra na constituição de um aparato organizacional.

Ao citarmos organizacional, entendemos de acordo com o que Mônica (2009, p.1) nos sugere que a organização é um conceito fundamental, bem como imprescindível para o contexto empresarial. Desse modo, podemos entender que “As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações”.

A organização como podemos perceber vincula-se diretamente á administração, pois esta é construída, exercida dentro de sistemas organizacionais.

A organização pode ser exercida nesse sentido como um processo ou unidade sistemática, cuja principal objetivo e atingir um determinado conjunto de metas. Para que esse conjunto de metas seja atingido há, pois, um conjunto de aspectos que estão na base de um sistema organizacional, como as características as classificações, e as formas desse sistema. Entender uma organização como uma função ou atividade de organizar, e compreende-la por meio de sua estrutura organizacional, de modo que é possível analisar, identificar as atividades e definir o trabalho a ser desenvolvido.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas são e foram de fundamental importância para refletir e introduzir impactos no resultado das empresas. Como nos lembra Mônica (2009) (Foi Fayol quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas. (...) “Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão” (p.150). As funções básicas do administrador eram; planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar. Hoje em dia, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos com Planejamento, Organizar, Dirigir e Controlar. Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram “comandar e coordenar” que atualmente se chama apenas Dirigir/Liderança.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Para se falarem estrutura patrimonial deve-se entender que o patrimônio está diretamente ligado ao setor contábil, isso implica dizer que tal estrutura e objeto de estudo da contabilidade, pois a base de estudo de tal setor é o patrimônio das entidades como nos sugere José Manoel (2009, p. 43 a 44) assim todas as informações geradas e demonstradas por meio da contabilidade evidenciam que o patrimônio é de fundamental importância para entendermos os objetivos e mudanças que ocorrem dentro de um setor empresarial.

Podemos entender o patrimônio como segundo Manoel (2009, p. 43 e 44): “[...] um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados á entidades (empresas, organizações, poder público) e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.” Desse modo temos como características do patrimônio (bens, direitos, obrigações)

Os bens são tudo aquilo que lhe pertence, aquilo que satisfaz uma necessidade móvel ou imóvel e tangível ou intangível.

Direitos são todos os valores, créditos que a empresa tem a receber.

Obrigações são todos os valores dívida que a empresa te a pagar. Ainda como nos sugere Claudiomiro, Luiz Fernando e Marcelo (2009) têm o patrimônio líquido que corresponde à demonstração fiscal feita a partir dos valores dos bens e direitos deduzindo-se as obrigações. É assim o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

Observando um gráfico patrimonial é possível observar o total de recursos que a empresa obteve e que estão a sua disposição, o passivo patrimonial representa de onde provieram esses recursos.

Dentre os investimentos feitos pelos acionistas de uma empresa temos o capital social que é

• Capital social: São os recursos provenientes do capital próprio dos sócios, bem como os acréscimos a esse capital, decorrentes da gestão normal da empresa, como lucro e reservas. Os recursos próprios da empresa estão todos localizados nas contas Patrimônio líquido (PL).

• Capital de terceiros: Corresponde ás obrigações são os recursos provenientes de terceiros e que a empresa utiliza para as suas atividades, estes recursos são denominados débitos fiscais, obrigações trabalhistas etc. Também são recursos de terceiros os débitos de financiamento.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

Podemos entender o mercado como lugar este que pode ser físico ou não em que se interagem pessoas que vendem ou compram bens e serviços o termo mercado ele é abrangente, pois pode remeter há várias concepções, como um espaço físico, como a forma do produto, questões geográficas e até mesmo questões temporais. De modo genérico mercado é esse ambiente em que oferta e demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com