TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversos Planos De Desenvolvimento Já Foram Elaborados No Brasil

Por:   •  22/11/2023  •  Monografia  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 2

 Diversos planos de desenvolvimento foram elaborados no Brasil, todos eles com alguma finalidade específica, seja ela uma meta para a elevação econômica e social, melhoras na infraestrutura brasileira, um desenvolvimento dos setores de saúde, alimentação, transporte e energia. De maneira geral são uma série de políticas visando o desenvolvimento do país.

Dentre esses planos, podemos citar por exemplo o plano SALTE (1950), elaborado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia, sendo exatamente o significado da sigla. Por não conseguir cumprir com todas as propostas expressas no Plano o mesmo acabou sendo abandonado, visto que devido à sua inexequibilidade financeira e à inviabilidade técnica de muitos de seus projetos não foi possível continuar.

Outro plano interessante é o plano de metas (1958), desenvolvido durando o governo de Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era melhorar a infraestrutura brasileira. O projeto se baseava em diversas metas que deveriam ser alcançadas em cinco setores, energia, transporte, indústria, educação e alimentação. De maneira geral podemos dizer que o projeto foi um sucesso, houveram melhoras históricas na economia, infraestrutura e na indústria.

Com isso, uma década depois entramos em um período da história denominado milagre econômico brasileiro, ocorrido durante o governo de Emílio Garrastazu Médici no contexto da ditadura militar.  O milagre econômico foi reflexo da intervenção estatal na economia e dentre suas características podemos citar o investimento em estatais a realização de obras públicas juntamente com a indústria pesada e o investimento em petroquímicas e hidrelétricas.

Neste período o brasil vivenciou um alto desenvolvimento econômico e altos índices de crescimento anual do PIB juntamente da queda da inflação. Entre os anos de 1969 e 1973 o PIB cresceu para 14% ao ano e a inflação desceu para 15,6%. Porém, em meio a tantos pontos positivos devemos citar também os negativos, dentre eles, o aumento da concentração de renda no país, o crescimento da divida externa e principalmente o período de ditatura, um período violento onde não existiam as liberdades individuais, direitos humanos ou o respeito a cidadania.

Em conclusão, podemos dizer que esses dois períodos foram marcantes e tiveram seus pontos positivos e negativos e que nunca devem ser esquecidos na história desse país, principalmente para não cometermos os mesmos erros novamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com