TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário de Bordo administração mercadológica

Por:   •  21/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Diário de bordo

Administração Mercadológica

Nome: Jéssica D. Nascimento    n° 53

Turma: 001204A04

São Paulo

2013

Administração Mercadológica

Administração Mercadológica é a mesma definição de Marketing. A administração é o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estratégias organizacionais. Dessa forma, a administração mercadológica visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma detecção mercadológica das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou serviços da forma que o mesmo deseja. Como a administração mercadológica é uma das áreas ligadas à administração de empresas, é de grande importância que o profissional de marketing tenha também os conhecimentos de administração de empresas. Marketing não se refere apenas à propaganda e a publicidade, e sim a um campo complexo de análise de mercado implantando estratégias que levem ao consumidor um composto de fatores que influenciam em sua decisão de compra. Para Philip Kotler, o marketing é um processo que leva às pessoas aquilo que elas precisam. Sendo assim, o profissional de marketing tem que pesquisar, detectar, planejar e colocar à disposição do cliente, exatamente o produto que ele necessita.

Pressupostos centrais de marketing

Os conceitos centrais de marketing são interligados em uma relação direta, tem como base na construção da fundamentação teórica do marketing. Os elementos que compõe esta estrutura são:

Necessidade: está relacionada à necessidade humana, necessidades físicas, sociais e individuais de conhecimento

Desejos: são necessidades humanas que aparecem conforme transformação na sociedade, fazendo com que o marketing crie novos produtos para satisfazer os desejos humanos.

Demanda: quando há muita procura por algo, as pessoas trocam dinheiro por produtos para satisfazer um desejo, através dessa compra o desejo se torna demanda.

Produto: qualquer objeto oferecido no mercado para satisfazer os desejos de uma sociedade.

Troca: quando pessoas decidem satisfazer seus desejos por meio de troca, ou seja, oferece um objeto em troca de algo desejado como retorno. Esse elemento é o conceito central de marketng, pois é a relação de produto e comprador com interesses que no momento estão em convergência.

Transações: é a troca de valores entre duas partes, esse elemento é uma unidade de medida do marketing.

Mercado: grupo de compradores potenciais de um produto.

Tipos de Marketing

Marketing de resposta – Visa procurar deficiências e problemas e satisfazer as necessidades de clientes, também conhecido como Marketing Ativo.

Marketing de previsão – Visa antecipar fatos e fazer pesquisas de mercado e analisar os possíveis rumos do consumo, porém não muito utilizado, pois pode-se fazer uma previsão errada e com isso terá um grande prejuízo decorrente de outros fatos

Marketing de Criação de Necessidades – Este tipo de Marketing é mais complicado, pois visa a criação de um produto jamais solicitado, e muito vezes inimaginável, este parte de outro pensamento de que não é a empresa em si que segue o mercado e sim a empresa que dita o rumo do mercado, também chamado de marketing pró-ativo, este também é o tipo de Marketing mais agressivo pois trabalha com a abordagem da inovação radical em sua estratégia, ou seja é criação de um produto novo que supra as reais necessidades dos clientes.

Conceito de sistema de Marketing, mix de marketing

Os quatro fatores do marketing mix (também chamado de mix de marketing) estão inter-relacionados, ou seja, decisões em uma área afetam ações em outra. O projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição ou promoção vêm na frente.

[pic 2]

Apresentação do composto mercadológico

A terceira aula foi baseada no composto de marketing formado por Jerame Mc Carthy, conhecido como o Mix de Marketing, foi explicado os 4 P do marketing, que formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado. São ligados diretamente a área de marketing, são eles: o preço, praça, produto e promoção (esse sendo o que ganha maior atenção). Os 4P são:

Preço: é a quantidade que o consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele, ou seja é o dinheiro cobrado por um produto ou serviço. É o único componente do mix de marketing que gera receita e um dos principais na determinação de mercado e rentabilidade de uma empresa.

Praça: são os pontos de venda de algum determinado produto, essa distribuição no mercado tem um importantíssimo papel no Mix de marketing, pois é a partir dele que o consumidor terá acesso a oferta do produto.

Produto: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, importante que as empresas comercializem seus produtos com uma marca própria, estratégias de marcas para adquirir clientes.

Promoção: esse é usado para estabelecer um plano de marketing na empresa, ou seja, deve, dispor a melhor proposta de valor para os consumidores. Essas são necessárias para se combinar métodos individuais, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada.

Segmentação de Mercado

Na segmentação de mercado, o administrador de marketing deve levar em conta o comportamento do consumidor.  Isso porque os compradores são pessoas com necessidades e desejos diversos e o mesmo produto não pode mais atrair todo o mundo, portanto é fundamental conhecer o comportamento, as atividades, as motivações, os benefícios e as vantagens que diferentes grupos de consumidores estão procurando.  O marketing por segmento, é um composto de marketing feito para atender um único  alvo, ou compostos de marketing separados para atender às necessidades de diferentes alvos.  O chamado marketing de nicho, serve para descobrir quais indivíduos tem os mesmos desejos e necessidades para com isso concentrar-se num único mercado.  Já o marketing diferenciado, procura projetar estratégias diferentes umas das outras para agradar diferentes segmentos. No marketing individual, cria-se valor para cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (72.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com