TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Estado Patrimonial ao Gerencial

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

 Faculdade Projeção

Disciplina: FAP

Professor: Fábio Andrade

Aluna: Acsa Soares

                  DO ESTADO PATRIMONIAL AO GERENCIAL

 ‘’Do Estado Patrimonial ao Gerencial’’ de Luiz Carlos Bresser- Pereira traz fases históricas e contextos políticos e sociais, do modelo patrimonialista ao gerencial nos tipos de gestão pública existentes no Brasil ao decorrer dos anos, de 1821 até a atualidade.

   Em meados de 1821 a 1930( início do século XX) o Estado Brasileiro era Oligárquico e Patrimonial, com economia agrícola mercantil, que não contava mais com a mão- de- obra escrava, pois esta já havia acabado.

   O Estado Oligárquico possuía uma pequena elite política e patrimonial que dominava amplamente o país. E esta era formada fundamentalmente por juristas, o que dificultava o viés democrático. Com isso, a burocracia foi ganhando cada vez mais espaço, participando no domínio do Estado, juntamente com a elite patrimonial.

   Nos períodos 1930- 1945 e 1964-1985 o Estado passou de Oligárquico Patrimonial para Autoritário Modernizador e Burocrático, que inicia- se pela Proclamação da República e o primeiro golpe militar no país(sem envolvimento popular), com retomada do poder pela oligarquia cafeeira.

   A Reforma Burocrática se dá no governo de Vargas, no ano de 1936, que criou a DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público). O DASP era responsável pela realização de concurso público para ingresso nos serviços públicos.

   Vargas atuou durante quinze anos e estabeleceu afinal, o poder da União sobre os estados federados e as oligarquias locais e do impulso ao processo de industrialização. Dentre várias mudanças ocorridas neste período, surge também, uma nova classe média, formada principalmente, por administradores e liberais.

    Comparando o Estado Patrimonial com o Burocrático de Vargas, o primeiro permaneceu por muito tempo e o segundo foi muito curto, e isso impulsionou o surgimento de uma sociedade pós- industrial.

   Entre 1946 – 1964 e a partir de 1985 o Estado foi Democrático e permanece assim até os dias de hoje, presidindo sobre uma economia capitalista e uma sociedade pós- industrial.

     Em 1938 temos um primeiro sinal da administração pública gerencial, com a criação da primeira autarquia.  Em 1967 acontece a Reforma Desenvolvimentista, em que o aspecto mais marcante foi a desconcentração para a administração indireta, (não obedecendo mais aos requisitos burocrático da administração direta) particularmente para as fundações de direito privado criadas pelo Estado, as empresas públicas e as empresas de economia mista, além das autarquias.  Através da autonomia dada às empresas de economia mista viabilizava-se o grande projeto de industrialização.

   De 1985 a 1989, volta-se a um regime burocrático, que foi uma reação ao clientelismo dominante no país naqueles anos; e também foi uma afirmação de privilégios corporativistas e patrimonialistas incompatíveis com as ideias burocráticas. Teve como resultado o desprestígio da Administração Pública Brasileira, não impedindo que esta seja formada por profissionais competentes e honestos.

    A Reforma Gerencial de 1995 retoma as ideias de um Estado reconstruído, eficiente e democrático. A reforma constitucional foi parte principal da Reforma Gerencial já que mudou instituições normativas fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (189.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com