TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: DO ESTADO PATRIMONIAL AO GERENCIAL

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LIA CÂMARA FIGUEIREDO PEDREIRA

RESENHA: DO ESTADO PATRIMONIAL AO GERENCIAL

DOURADOS

2015

LIA CÂMARA FIGUEIREDO PEDREIRA

RESENHA: DO ESTADO PATRIMONIAL AO GERENCIAL

Atividade 01 para pontuação na disciplina Estado, Governo e Mercado – Especialização em Gestão Pública

DOURADOS

2015

Resenha: Do Estado Patrimonial ao Gerencial

No final do século XIX e início do século XX, entre 1821 e 1930, o Brasil era um país oligárquico e patrimonial com uma economia mercantil e baseada na agricultura e sociedade classista recém saída do escravismo. Contudo, atualmente, é um Estado democrático, entre burocrático e gerencial, com economia globalizada capitalista e sociedade estratificada – sociedade pós-industrial. Assim, o capítulo está dividido em cinco sessões.

Primeira sessão: examina-se o Estado oligárquico e Patrimonial, entre 1821 a 1930, fase esta do Império e da Primeira República, o qual possuía uma pequena elite de senhores de terra e de políticos patrimonialistas que dominavam amplamente o país. Havia um estamento burocrático, de origem aristocrática. O Estado arrecadava impostos das classes economicamente fortes, principalmente a burguesia mercantil, e tais recursos eram utilizados para a manutenção e sustento do estamento burocrático politicamente ativo, bem como uma camada de funcionários públicos mais de sinecuras que de função, eis que o Estado que lhes garantia o emprego e sobrevivência.

Ainda quanto a essa primeira fase, a elite brasileira é composta fundamentalmente por juristas (magistrados e funcionários do Estado) o que era próprio do Patrimonialismo. Não há democracia. Os critérios administrativos eram pessoais e a preocupação com a eficiência da máquina estatal, nula.

Mas a burocracia estamental começa a ser infiltrada por elementos externos, de origem social mais baixa (como ocorreu no clero e no exército), e já não se pode mais falar com precisão de um estamento patrimonial. É a administração pública burocrática que estava surgindo.

Segunda sessão: analisa o Estado autoritário e burocrático, com uma sociedade capitalista industrial, com início em 1930. Os problemas do regime anterior estavam na base da insatisfação crescente dos militares que queriam a ordem e o progresso e da indignação dos liberais que clamavam por democracia. O resultado é uma aliança política instável que levou ao Estado burocrático e autoritário da era Vargas. Além da clássica tarefa política e administrativa, a nova burocracia passava a ter uma função econômica essencial – a de coordenar as grandes empresas produtoras de bens e serviços, estatais ou privadas.

Esse período permeia entre 1930 a 1945, e também foi marcado pela criação do DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público), que passou a ser órgão executor e formulador da nova forma de pensar e organizar a administração pública – critérios gerais e uniformes de classificação de cargos, realização de concursos, entre outros.

Entretanto, A industrialização chegou tarde e começou a ser substituída pela sociedade pós-industrial do conhecimento e dos serviços, e curta porque a Reforma Burocrática de 1936 também chegou tarde e foi atropelada reforma gerencial, que a globalização imporia e democracia tornaria possível.

Terceira sessão: trata da Reforma Desenvolvimentista de 1967, com governo de Castelo Branco, onde começam a surgir a presença dos traços gerenciais. Desde o início dos anos 60 formava-se a convicção de que a utilização dos princípios rígidos da administração pública burocrática era empecilho ao desenvolvimento do país.

De 1945 a 1963, os militares tinham devolvido a democracia ao Brasil. Com ela, uma nova descentralização de poder político e administrativo. Pela primeira vez os brasileiros experimentavam um regime que merecia razoavelmente o nome de democracia, ainda que de elites, mas em que o eleitorado era definido em termos amplos, as eleições eram livres e a vontade popular começava a se manifestar

Em 1964, ocorre o golpe de Estado e se inicia uma nova reforma. Por quase vinte anos teremos um regime autoritário modernizador, burocrático-capitalista. Há uma aliança da moderna burocracia civil e militar com as classes médias burocráticas do setor privado, e com a burguesia brasileira, que deixara de ser mercantil e industrial para ser classe capitalista diversificada e complexa.

Com a ativa participação de civis, os militares promovem a Reforma Administrativa de 1967, com fulcro no Decreto-Lei 200, com prenúncios das reformas gerenciais, sendo uma tentativa de superação da rigidez burocrática. Sua base é uma “administração para o desenvolvimento”, com distinção clara entre administração direta e indireta, garantindo às autarquias, fundações e empresas estatais, uma maior autonomia de gestão e, reconhecendo a falência do sistema administrativo rígido do regime anterior. Também fortaleceu e flexibilizou o sistema de mérito e tornou menos burocrático o sistema de compras do Estado.

Assim, o aspecto mais importante dessa reforma foi a desconcentração para a administração indireta.  

Mas a reforma teve duas consequências inesperadas: permitiu a contratação de empregados sem concurso público, facilitando a prática clientelista ou fisiológica e; não se preocupou com mudanças no âmbito da administração direta ou central, deixando de realizar concursos e de desenvolver carreiras de alto administradores. A presença de uma estratégia oportunista acabou por enfraquecer esse núcleo estratégico do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com