TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Jogo e da Aposta

Por:   •  9/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Do Jogo e da Aposta

  • Conceito:

        O Código Civil inclui o jogo e a aposta no rol dos contratos nominados, embora tenham conteúdos diversos, as duas modalidades aparecem sempre geminadas e assim reguladas pelos códigos, tendo em vista o elemento comum a ambas: a álea ou acaso, que pode tomar a forma de risco, sorte ou azar. Jogo e aposta são, pois, contratos aleatórios. Conforme “Gonçalves, Carlos”

  • JOGO: é, pois, a convenção em que duas ou mais pessoas se obrigam a pagar certa importância àquela que se sair vencedora na prática de determinado ato de que todas participam.
  • APOSTA: é, assim, o contrato em que duas ou mais pessoas, cujos pontos de vista a respeito de determinado acontecimento incerto sejam divergentes, obrigam -se a pagar certa soma àquela cuja opinião prevalecer.

  • Característica

Reside no fato de constituírem uma obrigação natural, inexigível por natureza. Obrigação natural tem-se na validade do pagamento. De acordo com art. 882 do CC., “não se pode repetir o que se pagou para solver dívida prescrita, ou cumprir obrigação judicialmente inexigível”.

Essa obrigação tem caráter sui generis, conforme a modalidade do pagamento tende a ser lançada no mundo jurídico, com único efeito, soluti retenti (retenção) do que lhe foi pago. Contudo se o devedor não obrigado pagá-lo-á voluntariamente, faz com que seu ato se torne irretratável, excluindo soluti retenti.

  • Negócio Jurídico

[pic 1]

  1. Bilaterais: geram obrigações para ambos os contratantes.
  2. Aleatórios: terem por objeto certo risco ou álea, ou seja, a incerteza do acontecimento.
  3. Onerosos: tornam -se relevantes para o direito quando ocorrem de forma onerosa, por gerarem, neste caso, relações jurídicas. Quando gratuitos, tornam -se juridicamente irrelevantes, merecendo a atenção de outras ciências.

  • Classificação do Jogo

[pic 2]

Ilícitos: Os ilícitos ou proibidos, o resultado depende exclusivamente da sorte, como ocorre no jogo do bicho, na roleta, no jogo de dados, entre outros. São chamados de jogos de azar, tendo o fator sorte como caráter predominante. São incriminados pela Lei das Contravenções Penais: decreto-lei nº: 3.688/1941, em seus art. 50 a 58, não gerando direitos para o infrator e o sujeitam a punição; e, se perde, não pode ser compelido a pagar.

Lícitos: Nestes, o ganho decorre da habilidade, da força ou da inteligência dos contendores, como no futebol, no tênis, no xadrez, no bilhar, bem como nos carteados em geral, em que o ganho e a perda dependem também da habilidade dos parceiros.

Tolerados: O contrato de jogo tolerado também não cria, portanto, a obrigação de pagar a dívida resultante da perda. E ao credor não é lícito exigi-la. Não passando de divertimentos sem utilidade, como a disputa de uma corrida entre amigos ou o carteado a dinheiro entre membros da família e não constituindo contravenções penais, a ordem legal não penetra na sua órbita e não lhes regula os efeitos. O § 2º do art. 814 do Código Civil declara, com efeito, que têm elas aplicação, “ainda que se trate de jogo não proibido, só se excetuando os jogos e apostas legalmente permitidos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (306.9 Kb)   docx (229.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com