TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogaria

Por:   •  22/3/2016  •  Artigo  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

2.1.1 Apresentação da empresa

A organização abordada no estudo apresenta excelente posição no mercado e amplos temas para serem abordados.

Oferece soluções completas visa à saúde, beleza e bem-estar de seus clientes internos e externos.

Os gestores responsáveis pela organização se mostraram atenciosos e cordiais durante o desenvolvimento do projeto, o que facilitou o levantamento de requisitos e o esclarecimento acerca de todo o processo organizacional, especialmente na área de gestão de recursos humanos.

A Drogaria São Paulo filial de Araraquara foi inaugurada em 01 de julho de 1984, é uma unidade de atendimento pertencente à rede de lojas Drogarias DPSP S.A e Controladas, destinado ao comércio e prestação de serviços farmacêuticos referentes a medicamentos e produtos de higiene e beleza. Com mais de 803 lojas em operação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Empregando mais de 21.163 funcionários diretos e atendendo cerca de 161 milhões de clientes por ano. (Dados do Balanço Patrimonial de 2013).

A empresa surgiu em 1943 atuando com venda por atacado e criou um novo conceito de farmácias, graças à intuição de seu fundador, Thomaz de Carvalho.

A empresa é considerada de grande porte, segundo os critérios da BNDS, com a receita bruta anual de R$ 5,6 bilhões de reais em 2013. Na filial de Araraquara não há dados divulgados referentes ao faturamento.

A matriz conta com 72 anos de história, a Drogaria São Paulo é uma das maiores redes do Estado de São Paulo, destacando-se por seu atendimento qualificado e pioneirismo em ações, como a implantação do atendimento 24 horas, a concessão de descontos para aposentados e a promoção de ações socioambientais. Recentemente a empresa anunciou fusão com as Drogarias Pacheco, criando um dos maiores grupos do varejo farmacêutico do País.2.1.2 Força de trabalho

A filial de Araraquara conta com um total de 36 colaboradores, sendo 1 gerente farmacêutico, 1 subgerente farmacêutico, 2 subgerentes, 1 supervisor de balcão sênior, 3 farmacêuticos, 12 balconistas, 12 atendentes de loja, 1 demo consultora, 1 fiscal de loja e 2 aprendizes divididos nos períodos diurno, vespertino e noturno.

Para os cargos estratégicos não há necessidade de graduação acadêmica, mas exige-se no mínimo ensino médio completo e tempo de trabalho na empresa. Para esse nível hierárquico a empresa não faz contratações de pessoas externas, somente de colaboradores internos que mostraram destaque no serviço desempenhado por eles.

Para o nível técnico exige-se graduação em farmácia, e esperam-se experiências anteriores.

Para o nível operacional da organização exige-se ensino médio completo além de características como desenvolvimento pessoal, comprometimento, facilidade em lidar com o público, disciplina e força de vontade.

2.1.3 Produtos e Clientes

A loja de Araraquara oferece uma infinidade de medicamentos: éticos, genéricos, antibióticos e psicotrópicos. Conta também, uma linha completa de produtos de higiene e beleza, Dermocosméticos, produtos importados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com