TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Drogaria

Monografias: Estagio Drogaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  5.413 Palavras (22 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

Neste relatório irei demonstrar a experiência referente ao estágio realizado na Drogaria Parreira, na cidade de Barra do Garças - MT.

No estagio pude aplicar e melhorar meus conhecimentos teóricos sobre a administração de medicamentos por via parenteral.

A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade do farmacêutico. Para sua execução é necessária a aplicação de vários princípios científicos que fundamentam a ação do farmacêutico, de forma a prover a segurança necessária (ARCURI, 1991).

O planejamento das ações na administração de medicamentos engloba desde os conhecimentos das ciências básicas e das técnicas pelas diferentes vias de administração, a orientação e supervisão do pessoal técnico, a interpretação terapêutica, o preparo do paciente, a observação dos efeitos e possíveis reações iatrogênicas das drogas até o acondicionamento, guarda e conservação ideais das drogas e soluções.

Toda injeção só pode ser aplicada mediante apresentação de receita médica, tendo em vista a possibilidade de vir a causar efeitos colaterais indesejáveis (Port.172).

A profissão farmacêutica foi reformada pela resolução n° 02 do CNE/CES, de 2002, que garante o direito pleno do profissional às análises clínicas e toxicológicas, bem como o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, controle, produção e análise de alimentos, removendo o título de farmacêutico-bioquímico, nomeando, a partir desta resolução, farmacêutico generalista.

Com a implantação das RDC 344/09 e RDC 344/10 e, também a política nacional de medicamentos, é certo que, cada vez mais a assistência e, principalmente, atenção farmacêutica obtenham eficácia quanto ao uso racional de medicamentos, identificando reações idiossincráticas que ocorram, permitindo o reconhecimento da população quanto ao profissional, enriquecendo e abrangendo cada vez mais a implantação deste, nas áreas de saúde.

1. DESCRIÇÃO DO LOCAL

A Drogaria Parreira, está localizada na Av. Ministro João Alberto, nº 1026, Centro, Barra do Garças – MT, fazendo parte da equipe um farmacêutico e mais 3 funcionários cada um com suas devidas atribuições.

A drogaria possui Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela ANVISA; Alvará Sanitário expedido pelo órgão Municipal de Vigilância Sanitária; Certidão de regularidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia; Manual de Boas Práticas Farmacêuticas.

A drogaria possui ambientes para atividade administrativa, recebimento e armazenamento dos produtos, dispensação de medicamentos, sala de injetaveis e também um lugar para o depósito de material de limpeza e sanitários.

São adquiridos produtos somente regularizados junto a ANVISA, no recebimento é verificado o bom estado de conservação, prazo de validade, origem do produto, caso houver produtos falsificados, corrompidos, vencidos ou violados, são separados e levados para a Vigilância Sanitária.

Com pisos, paredes e tetos, lisos, impermeáveis, facilmente laváveis, boas condições de ventilação e iluminação, possui equipamento de controle a incêndio, sanitização, incluindo desratização e desinsetização a cada seis meses, por uma empresa licenciada. Possui armário com chave, esta sob a guarda da farmacêutica, para o armazenamento de medicamentos controlados, todos os ambientes estão em boas condições de higiene.

Na dispensação, a farmacêutica avalia as receitas normais, as controladas e as notificações de receita, observando alguns itens como: a legibilidade e ausência de rasuras, identificação do medicamento, concentração, forma farmacêutica e quantidade, modo de usar ou posologia, duração do tratamento, local e data de emissão, assinatura e identificação do prescritor com o seu respectivo conselho profissional.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Eu realizei diversas atividades das durante 3 semanas e meia onde pode aprender e ter um conhecimento mas visível do publico atendido.

No primeiro dia conheci o local de estagio e os companheiro de trabalho, e observei como ocorria a dispensação de medicamento e a aferição de pressão arterial. No decorrer do estágio eu fiz a limpeza das prateleiras onde se encontra os medicamento para que eu pudesse conhecer melhor.

Realizei atividades como dispensação de medicamento, e leitura de receitas, participei da reposição de medicamentos e dos pedidos de alguns que ali faltava.

Ao limpar os medicamento fomos retirando os que estavão preste a vencer para que estes fosse vendido primeiros.

3. DIFICULDADES ENCONTRADAS

Encontraram-se dificuldades no atendimento aos pacientes, e nos diversos princípios ativos que ali se encontravam, em relação ao nome comercial, similar ou de referência. E na forma de armazenamento dos medicamentos que ali chegavam.

4. PROPOSTA DE MELHORIAS

1. Melhorar a refrigeração do local;

2. Melhorar o modo de organização dos medicamentos nas prateleiras

5. LEVANTAMENTO DE TODOS OS MEDICAMENTOS CONTROLADOS QUE SÃO COMERCIALIZADOS NO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE

5.1 ANTICONVULSIVANTES

NOME COMERCIAL PRINCÍPIO ATIVO APRESENTAÇÃO LISTA

Oleptal 1.Oxcarbazepina Comp. 300mg C1

Piportil L4 2.Palmitato de pipotiazino Sol. Injetável-100mg C1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com