TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-Learning - Ensino à Distância

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

E-Learning (Ensino à Distância)

Origem | Definição

Com os avanços tecnológicos sendo mais utilizadas em benefício da aprendizagem e a Internet talvez seja o mais importante canal deste processo de obtenção de informações e conhecimentos. Não há dúvida que a Internet minimizou distâncias e derrubou muitas fronteiras até então existentes, passando a ser um meio fascinante para a promoção da educação e do treinamento a distância. Foi assim que surgiu o E-Learning, um método de entrega de conhecimentos, habilidades e informações através de tecnologias web.

Como funciona? | Uso

Os Sistemas de gestão da aprendizagem (Learning Management System ou LMS, no Original). São aplicações projetadas para funcionar como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interação entre os seus participantes, são processos de interação em tempo real, que permite com que o aluno tenha contato imediato com o professor e com outros alunos. Segundo o sóciointeracionismo, interatividade disponibilizada pelas tecnologias da Internet e Intranet pode ser encarada como um meio de comunicação entre alunos, tutores e o meio.

 Blended learning, derivado do E-learning, corresponde a um sistema de formação onde parte dos conteúdos é passado em curso à distância, normalmente pela Internet, mas inclui sessões presenciais, daí a origem da designação “Blended” que significa misto, combinado. Durante a ação formativa, professores e alunos coincidem em espaço e tempo, e até mesmo atividades se realizam sincronicamente.

Exemplo : Laboratório em uma aula tradicional ou online, estudos de casos com simulações livres de risco com um facilitador, retroalimentação à distância por informe, telefone, grupos de estudo, oficina, fóruns de discussão, por correio eletrônico, prova web ou presencial, etc.

As Plataformas LMS (Learning Manager Sistem) podem ser utilizadas no ensino presencial, semipresencial ou à distância, mas, para realizá-las, deve-se ter um equipamento multidisciplinar, como por exemplo, um técnico informático, desenhista gráfico, desenhista web, professor especialista, desenhista instrucional e E-tutor de estudantes, no mínimo. Podendo ser estruturado com atividades síncronas ou assíncronas, da mesma forma que o E-learning. Ou seja, situações onde professor e alunos trabalham juntos num horário pré-definido ou não, com cada um a cumprir suas tarefas em horários flexíveis. O B-learning, em geral, não é totalmente assíncrono, porque exige uma disponibilidade individualizada para os encontros presenciais.

Vantagens |

  • Rápida atualização de conteúdos;
  • Possibilidade de oferecer conteúdos personalizados para cada aluno;
  • Flexibilidade nas formas de acesso a conteúdos evitando deslocações;
  • Horários de utilização do sistema adequados a cada aluno;
  • O aluno define o ritmo de aprendizagem;
  • Conteúdos permanentemente disponíveis;
  • Aumenta a autoconfiança, e responsabilidade dos alunos que passam a serem gestores do seu aprendizado;
  • Custos menores, comparo à formação convencional;
  • Vantagens de economia de escala: maior número de alunos pode aceder aos mesmos conteúdos simultâneo;
  • Permite ampliar a oferta de formações;

Desvantagens |

  • Inexistência de interação presencial entre alunos com os demais alunos,e entre alunos com professores, que dificulta a socialização e criação de vínculos relacionais;
  • Maior responsabilidade colocada sobre o aluno que deve ser autônomo,e disciplinado na medida do acompanhamento dos conteúdos, o que pode ser uma desvantagem para aqueles que não possuem o hábito de estudo,e leitura;
  • A criação de conteúdos é mais demorada,e segue critérios diferentes dos exigidos geralmente na formação presencial;
  • Limitações a nível social e afetivo, à ausência de interação presencial, troca de experienciais, pode vir a provocar sensação de isolamento e insegurança;
  • Limitações ainda existentes a nível tecnológico, sobretudo no que diz respeito à largura de banda das comunicações;
  • Limitações no ensino de matérias que envolvam uma forte componente prática, ou laboratorial;

PRO E CONTRA E-LEARNING

Vantagens da EAD


O ensino a distância pode ser a melhor opção de graduação para quem precisa conciliar os estudos ao trabalho e não tem meios de se deslocar a um campus durante o dia.

Torna possível ao aluno fazer seu próprio horário de estudos e encaixar as aulas nos períodos livres que tiver durante o dia, sem a necessidade de separar um espaço fixo e contínuo no dia para estudar, como acontece nas graduações convencionais e presenciais.

Por conta das multiplataformas de acesso à web que estão disponíveis hoje, o estudo também pode ser feito em dispositivos móveis enquanto o aluno está se deslocando de um lugar para o outro.

Com a possibilidade de estudar em casa, o ensino a distância também tem sido escolhido por muitos brasileiros que estão sem estudar há alguns anos e querem retomar a graduação.

No EAD, o aluno tem acesso a fóruns com outros colegas de turma, professores e orientadores de prontidão para tirarem qualquer dúvida que possa surgir.

Essa dinamicidade permite que alunos mais tímidos mantenham mais contato com professores e colegas, já que a interação virtual é mais fácil do que a presencial.

Com as aulas online é possível assistir da forma que é mais confortável ao aluno, que pode voltar, pausar e assistir o conteúdo quantas vezes forem necessárias para apreender as informações. O aluno é quem faz o ritmo de aula.

Os custos do EAD também podem ser considerados parte das vantagens do método. Eles geralmente são mais baixos do que na graduação convencional, uma vez que não existe a necessidade de instalações na universidade para quem escolhe estudar à distância.

Mas, ainda assim, o diploma é o mesmo para ambos os cursos (presencial e a distância), não existindo qualquer desvantagem em relação aos alunos que optam por estudar na modalidade EAD.

Desvantagens da EAD

As desvantagens do ensino a distância podem ser consideradas relativas, uma vez quem nem todos os alunos as sentem ou são atingidos por elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (302.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com