TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CUSRSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

EMPREENDEDORISO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DAIETH SANTANA LEITE        RA 00000000000

NOME DO ALUNO        RA 00000000000

NOME DO ALUNO        RA 00000000000

NOME DO ALUNO        RA 00000000000

NOME DO ALUNO        RA 00000000000

DIAGNÓSTICO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO PROFISSIONALIZADA – RESTAURANTE SMAK

MANAUS / AM

        2015/01


NOME DO ALUNO        RA 00000000000

NOME DO ALUNO        RA 00000000000

NOME DO ALUNO        RA 00000000000

NOME DO ALUNO        RA 00000000000

NOME DO ALUNO        RA 00000000000

DIAGNÓSTICO E APRESENTÇÃO DE PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO PROFISSIONALIDA – RESTAURANTE SMAK

Desafio Profissional, apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, sob a orientação do Professor-Tutor Presencial Esp. Petrarco José Tavares da Rocha.

MANAUS / AM

2015/01


SUMÁRIO

(obs.: este sumário é feito de forma automática pelo Word, ele busca os capítulos e o numero da página)

INTRODUÇÃO        

1.        CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO. PEPEPDDP        

2.        MOTIVOS DE INSUCESSOS QUE LEVAM AS PEQUENAS E MÉDIA EMPRESAS A FECHAR AS PORTAS – PASSO 1        

2.1.        FATORES EXTERNOS QUE TAMBÉM CONTRIBUEM  PARA O FRACASSO DE UM NOVO EMPREENDIMENTO        6

3.        BENEFICIOS E DICAS PARA UM BOM PLANO DE NEGÓCIO – PASSO 2        

3.1.        Digite o subtítulo se houver        

4.        ANÁLISE SWOT DO RESTAURANTE SMAK – PASSO 3        

5.        DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS PARA  – PASSO 4        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

        


INTRODUÇÃO

A cada dia novos negócios são iniciados e estes, por sua vez, nem sempre alcançam o sucesso esperado fechando assim suas portas em pouco tempo. O trabalho desenvolvido a seguir, vem abordar um problema comum que ocorre quando um pequeno empreendimento se inicia sem uma base sólida de planejamento e uma visão geral a curto e longo prazo. O objetivo principal é oferecer ideias estratégicas de superação e inovação para que o restaurante Smak venha conquistar o sucesso desejado pela proprietária, dona Irena Partala, que anda muito perdida com a administração e organização de seu empreendimento.

Serão focadas questões organizacionais como o desenvolvimento de uma análise completa de fatores positivos e negativos, propostas para o desenvolvimento de planos de negócios, que a ajudarão a conseguir investidores e muitas outras sugestões tanto internas como externas. Espera-se assim, conduzir a empresa pelos caminhos corretos que a levarão às mais importantes conquistas no mundo dos negócios.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO.

O Vale da Felicidade é um município povoado por descendentes de imigrantes poloneses, onde a economia se sustenta principalmente pela agricultura familiar e atividades turísticas, com passeios à moda antiga aos sábados e domingos, onde os turistas contemplam toda uma paisagem natural da fauna e flora preservadas na região. No centro da cidade há quatro restaurantes nos quais os turistas costumam almoçar, sendo que, Irena Partala, viúva, sem filhos, é proprietária de um desses, por nome Smak.

O restaurante é bem localizado, mantém a tradição de comidas típicas polonesas, porém encontra-se em uma situação bem crítica no que diz respeito à questões financeiras, administrativas e organizacionais. O estabelecimento tem sido pouco frequentado, a proprietária tem se sobrecarregado com tantas tarefas, tendo apenas dois funcionários sendo um cozinheiro e um garçon. Os demais restaurantes trabalham com comidas mais populares como churrasco e lanches prontos, já o Smak é bem tradicional, oferecendo comidas polonesas e estrutura totalmente rústica com cardápios escritos à mão na linguagem também em polonês.

Nos dias da semana o movimento é bem reduzido então, dona Irena aproveita para resolver alguns assuntos do restaurante, entretanto, nem sempre consegue realizar tudo, e no fim de semana se sobrecarrega com as tarefas de caixa, cozinha, limpeza das mesas, enfim, muita coisa para uma só pessoa. Seu desejo é ter sucesso com os negócios, admitindo assim, nunca ter tido tempo para fazer um bom planejamento.

A concorrência é algo que acompanha o exercício da atividade mercantil desde seus primórdios. Trata-se de uma característica inerente à atividade empresarial, que tem o lucro como seu objetivo maior. Regularmente praticada, beneficia tanto o consumidor, que tende a adquirir produtos e serviços por preços mais baratos, como o empresário, que poderá maximizar a oferta de bens e serviços. (PIMENTEL, 2007, p. 58)

  1. MOTIVOS DE INSUCESSOS QUE LEVAM AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR AS PORTAS – PASSO 1

Segundo dados do SEBRAE e pesquisas desenvolvidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 80% das pequenas e médias empresas fecham suas portas antes mesmo do primeiro ano de funcionamento. Existe uma diversidade de fatores que levam a esse desfecho, dentre os quais, seguem listados abaixo:

  1. Um dos erros mais comuns e também mais sérios é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa. O patrimônio da empresa não pode ser misturado ao patrimônio dos donos.
  2. Segundo muitos especialistas, começar uma sem um plano de negócios, pode ser o início do fracasso.
  3. Investimento não planejado, não avaliado, sem a visão certa das reais necessidades do empreendimento.
  4. Falta de controle, quando o empreendedor não analisa os custos nas áreas de compra, venda, de níveis do estoque e a situação das finanças do negócio.
  5. Capital de giro e prazo de vendas precisa ser estabelecido em conformidade.
  6. Acúmulo de dívidas, empréstimos com altos juros é sempre ruim, sendo meio caminho andado para o fracasso.
  7. Vender a prazo sem fazer uma análise de crédito de quem está comprando.
  8. Falta de experiência, quando não se conhece a área na qual pretende atuar, sendo assim melhor, estudar, pesquisar, buscar conhecimento para que se possa garantir o sucesso.
  9. Remuneração dos sócios incompatível também pode levar ao fracasso.
  10. Falta de inovação, capacitação constante também contribui para o fracasso de uma empresa.

Fatores externos que também contribuem para o fracasso de um novo empreendimento

Existem ainda outros fatores que impossibilitam o desenvolvimento dos negócios como, dificuldade de acesso ao crédito que traz menor capacidade de competitividade, altas cargas tributárias, inflação, juros altos, tudo implica para o fechamento precoce das pequenas e médias empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com