TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CARLOS ANDRÉ M. DOS SANTOS RA: 2868936124

DANIELA CRUZ DE SOUZA RA: 1709982077

DARLIANE DO SOCORRO C. VASCONCELOS RA: 1709937976

ELIELTON MONTEIRO DE SOUZA RA: 9929029117

RAIMUNDA ANA PAULA FERREIRA MENDONÇA RA: 1709942889

DESAFIO PROFISSIONAL

 EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

ANANINDEUA – PA

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ELIELTON MONTEIRO DE SOUZA RA: 9929029117

DESAFIO PROFISSIONAL

 EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

[pic 3]

ANANINDEUA – PA

 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

PASSO 1: Os principais motivos de insucesso que levam as pequenas e médias empresas a fechar suas portas...............................................................

Passo 2: Ferramenta do plano de negócios destacando seus principais benefícios e oferecendo dicas de como desenvolvê-la com sucesso.............

Passo 3: Aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak (SWOT)....................................................................................................................

PASSO 4: Diagnóstico do restaurante SMAK        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

 O presente trabalho trata-se de um pequeno empreendimento “restaurante SMAK” mal planejado, logo apresenta dificuldades em seu desenvolvimento econômico e financeiro. Com o surgimento de novos restaurantes pela redondeza tornou-se ainda mais difícil o crescimento esperado pelo empreendedor, pois a empresa permaneceu com sua tradicional culinária polonesa por ser uma herança de família ocasionando um dos indícios do baixo rendimento. Ainda, podemos destacar que por não ter uma mão de obra qualificada, o que é essencial para o funcionamento de um estabelecimento como esse e a falta de investimentos necessários para o seu desenvolvimento. A proposta é apresentar soluções para que o empreendimento seja mais bem desenvolvido e administrado com um bom planejamento.

PASSO 1: Os principais motivos de insucesso que levam as pequenas e médias empresas a fechar suas portas.

De acordo com pesquisas realizadas pelo SEBRAE/SP (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, 2001) os principais motivos de insucessos que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas são pelo fato de empresários não terem o habito de planejar e estabelecer metas para serem atingidas, por esses fatos podem-se destacar: a deficiência no planejamento prévio á abertura da empresa; a má gestão da empresa; problemas particulares; problemas com sócio; dificuldades conjunturais, por exemplo, mercado consumidor retraído, acirramento da concorrência, pressão de custos, etc.

Além disso, não dedicam tempo para um levantamento de dados referente aos aspectos constituintes da empresa, por falta de preparo técnico do empreendedor ou mesmo por falta de estrutura da empresa para comportar os produtos e serviços, pois não houve anteriormente planejamento do local mais apropriado para a instalação ou desconhecimento de que o investimento inicial iria precisar devido á ausência de um plano financeiro. Assim, o empresário geralmente abre a empresa de “olhos fechados”, sem saber onde vai chegar com ela.

O segundo fator explicativo é que muitos microempresários não reconhecem sua incapacidade de administrar sua empresa e, por sua vez, não contratam sequer um profissional da área que possa auxiliá-lo nessa atividade de gestão. Esse fato implica no fechamento da empresa por incompetência administrativa, falta do controle do fluxo de caixa e / ou falta de atenção para com as necessidades dos clientes, pois a falta de dedicação exclusiva do proprietário á condução é um fator importante, principalmente no primeiro e segundo ano de atividade da mesma.

O terceiro fator está ligado aos problemas pessoas do proprietário, o que pode acarretar para a empresa muitos problemas, podendo gerar um desequilíbrio financeiro. Qualquer problema pessoal mais forte com o dono da empresa (ou com seus sócios) pode ser determinante para o futuro da mesma.

Para finalizar, muitos empreendedores insistem nos erros cometidos, isso é um problema que pode levar as empresas para o “buraco”. No entanto, a teimosia pode ser a verdadeira inimiga. É importante ressaltar que a teimosia é o nome da persistência quando dá errado.

Passo 2: Ferramenta do plano de negócios destacando seus principais benefícios e oferecendo dicas de como desenvolvê-la com sucesso.

Sabe-se que para ter um empreendimento com sucesso é preciso que se trace um plano de negócio, pois esse é a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para planejar seu negócio.

Com o plano de negócio para o restaurante é possível dona Irena:

  • Identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e, até mesmo, evitá-los fazendo com o seu estabelecimento não vá à falência.
  • Deverá identificar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente de negócio em que se está atuando.
  • Conhecer o mercado para assim atender as necessidades do cliente, o que á permitirá definir estratégias de Marketing.
  • Analisar o desempenho financeiro do restaurante.

Através dessas ferramentas citadas acima dona Irena poderá estabelecer e entender diretrizes para o seu restaurante, o gerenciando de forma mais eficaz e só assim poder tomar decisões acertadas, tais como:

  • Conseguir financiamento e recursos junto a bancos, governo e instituições financeiras em geral.
  • Monitorar o dia a dia do restaurante e tomar ações corretivas quando necessária.
  • Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo.
  • Estabelecer uma comunicação interna eficaz no restaurante com os colaboradores e convencer o público externo com comidas tradicionais, porem diferenciadas e exóticas sem perder sua cultura e tradicionalismo.

No caso dos produtos e serviços, deverá ser elaborado como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com