TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

  EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL                                                    

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

                                                                 [pic 1]

                                                                         

ATPS

             EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL                

                                   

                                                         MARCIO FERREIRA MARQUES - RA: 344474

                                                 

Atps do desafio de aprendizagem apresentado à disciplina curso superior de Administração de empresas, Faculdade Anhanguera – Uniderp.

Tutora :

RIO VERDE

     2015

[pic 2]

                                           Polo Rio Verde-Goiás

                        

                                                ATPS

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL                

               





CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MARCIO FERREIRA MARQUES - RA: 344474


PASSO 1

São vários os motivos que levam as empresas de pequeno e médio porte ao insucesso e até mesmo chegar ao ponto de fechar suas portas, podemos iniciar com a falta de conhecimento administrativo e de gestão  do empresário, dentre uma empresa de qualquer porte  citamos vários setores e departamentos e com a falta de conhecimento esses empresários acabam que não conseguem chegar aos números financeiros da empresa, pois entendemos que com a falta deles dificulta muito ou seria até impossível ter o controle de cada depto e também traçar as metas os objetivos e para se chegar ao nível estratégico de consultar números que possam auxiliar nas tomadas de decisões, podemos citar outros fatores como a falta de planejamento e controle de gastos, falta de controle de pró labore pois a remuneração dos sócios precisa ser compatível com a situação financeira da empresa , falta de um plano de negócios compatível com a realidade do mercado, estabelecer prazo de vendas sem levar em conta o capital de giro, acumular dividas utilizar empréstimos de bancos com taxas de juros altas, inexperiência no ramo de atividades escolhido para o empreendimento, localidade da empresa, falta de definição de publico alvo, valores e missão da empresa etc...

PASSO 2

Em uma análise que fizemos do Restaurante Smak da família Partala sugeriríamos pra inicio do plano de negócio, fazer uma análise financeira com dois demonstrativos: DRE e fluxo de caixa com esses dois relatórios em mãos chegaríamos aos dados gerais da empresa, o primeiro grupo seria o das receitas brutas que vamos subtrair o valor do grupo dos impostos, que ai chegaríamos ao valor de receita deduzida os impostos,  e o próximo passo seria saber qual o valor do custo de produção ex: cozinheiro etc.. e o custo dos produtos para produzir as refeições, com a conclusão desse passo já enxergaríamos o lucro bruto do negócio e agora já seria necessário fazer uma análise de lucratividade e fazer um comparativo com a média que o mercado do seguimento está praticando , e já para os próximos passos vamos concluir o grupo de despesas operacionais com pessoal, o grupo das despesas operacionais com proprietário ( pró labore), grupo de despesas com assessorias:  tarifa cartão de créditos escritórios de contabilidades etc.., grupo de despesas administrativas do tipo veículos e sua manutenção etc.., grupo de despesa de funcionamento energia elétrica etc.., grupo de despesas financeiras tarifas bancárias etc... , e com todos os dados anteriores chegaríamos ao lucro líquido que e o valor que poderíamos contar para fazer os investimentos necessários para necessários para alinhar os Restaurante Smak. Então agora com o coração da empresa batendo forte podemos iniciar os diagnósticos de todos os outros ambientes da empresa e vamos sugerir uma análise SWOT com auxílio dessa ferramenta podemos medir as FORÇAS (Ambiente Interno) que seria os pontos fortes do restaurante, FRAQUEZAS (Ambiente Interno) que seria os pontos fracos do restaurante, OPORTUNIDADES (Ambiente Externo) que seria as possibilidades para o restaurante gerar mais receitas, AMEAÇAS (Ambiente Externo) que seria medir as possibilidades do restaurante perder receita, e já com esses análise pronto vamos sugerir traçar as metas e objetivos de todos os deptos ex: RH treinamentos que permitam desenvolver os colaboradores e melhorar a motivação no trabalho, melhorar o atendimento ao cliente,  fazer um projeto inovador de marketing e dos layouts internos e externos, projeções de faturamento, etc.. .

PASSO 3

Análise SWOT

FORÇAS (Ambiente Interno) Pontos fortes do restaurante. Tradição em comidas típicas polonesas, cozinheiro com grande experiência na culinária,  o interesse da proprietária organizar sua empresa e ter um restaurante reconhecido como o melhor da cidade, excelentes localização, tradição em comidas em comidas típicas polonesas, arquitetura típica polonesa (identidade), estabelecimento próprio.

FRAQUEZAS (Ambiente Interno) Pontos fracos do restaurante. Falta de planejamento nos negócios, cardápio de difícil compreensão  (escrito à mão em língua polonesa), falta de treinamento para os colaboradores, falta de interação com o cozinheiro em fazer pratos novos e diferentes (cardápio desatualizado, sem muita opção), falta de organização para compras, falta de organização financeira,  sobrecarga de funções para o administrador  ficando difícil melhorar a gestão, layout interno e externo desatualizados.

OPORTUNIDADES (Ambiente Externo) Possibilidades observadas para restaurante gerar receitas. Aumento significativo de turistas na região,excelente localização, explorar o marketing da comida polonesa, funcionários de confiança, os turistas fotografarem seu restaurante, se envolver com turistas para realizar uma pesquisa de campo e assim conhecer melhor o gosto de sua clientela, seu restaurante ser mais avaliado.

AMEAÇAS (Ambiente Externo) Possibilidades observadas para o restaurante perder receitas. Crescimento significativo de restaurantes na região e investirem na comida polonesa, outros restaurantes contratarem seus funcionários experiente, os turistas não agradarem da fachada do restaurante Smak.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com