TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO FEMININO: Análise do estilo gerencial na empresa SMK assistência técnica

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.001 Palavras (17 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 17

EMPREENDEDORISMO FEMININO: análise do estilo gerencial na empresa SMK assistência técnica

Aline Tavares Ribeiro*[1]

Cristiane Oliveira Gomes*

InaêIandara Moraes de Andrade*

Laís Araújo Lira*

Mainne Rebeca Lima Dias*

Michelle Volana de Alcântara Amorim*

Fernanda Gouvêa Luiz **[2]

                

RESUMO

O empreendedorismo é um processo que produz emancipação e pode ser o princípio para mudanças sociais amplas, colocando em xeque relações de poder e dominações econômicas ou culturalmente estabelecidas. Anualmente, o aumento da participação da mulher na economia do país torna-se mais visível, seja na ocupação de cargos antes destinados aos homens, ou na abertura de seu próprio negócio. Em razão das experiências bem-sucedidas de empresas criadas por mulheres, bem como o número crescente de novos empreendimentos geridos por estas, o presente artigo tem como objetivo analisar o estilo gerencial feminino e o nível de sobrevivência de seus negócios, a partir de pesquisa realizada num pequeno empreendimento iniciado e conduzido com sucesso por uma mulher. Durante a análise, procurou-se identificar os motivos que a levaram a empreender, investigar seus diversos papéis e apontar os desafios enfrentados por ela no seu negócio. De acordo com os resultados obtidos, viu-se que o respeito e a preocupação com o outro, com a qualidade dos produtos/serviços e a satisfação dos clientes são apontados pela empreendedora como meios essenciais para o andamento do negócio. O mercado próprio é algo que exige dedicação e possibilita a criação de valores individuais.Portanto, constatou-se que os empreendimentos geridos por tal, têm alcançado sobrevivência significante e, o estilo gerencial adotado por ela contribui para o sucesso da própria organização.

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo. Mulher. Estilo Gerencial.

ABSTRACT


Entrepreneurship is a process that produces emancipation and can be the beginning for broad social change, jeopardizing power relations and economic or culturally established dominions. Annually, the increase of women's participation in the economy becomes more visible, is the occupation of positions before for men, or opening your own business. Because of the successful experiences of companies created by women, as well as the growing number of new enterprises managed by them, this article aims to analyze the management style femininoeo their business survival level, partirde research carried out in a small development initiated and successfully conducted by umamulher.Durante analysis, we tried to identify the reasons that led her to undertake, investigate their different roles and point out the challenges faced by it in its negócio.De according to the results, it was seen that respect and concern for others, the quality of products / services and customer satisfaction are appointed by the entrepreneur as a key means for the progress of the business. The market itself is something that requires dedication and enables the creation of individuais.Portanto values, it was found that the projects managed by such have achieved significant survival and the management style adopted by it contributes to the success of the organization itself.

KEY-WORDS: Entrepreneurship. Woman. Management Style

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo central apresentar uma discussão sobre o tema empreendedorismo, analisar o estilo gerencial feminino e o nível de sobrevivência de seus negócios, através de uma pesquisa semiestruturada realizada na empresa SMK assistência técnica. Buscou-se em diferentes estudos conceitos, definições e compreensões sobre o tema. Os resultados referem-se à identificação dos motivos que levaram a mulher a empreender; investigação dos diversos papéis dentro da empresa e apontamento dos desafios enfrentados pela mulher no seu próprio empreendimento. O referencial teórico (Chiavenato 1993, Silveira 1994 e Gomes 2009) contribuiu para a construção da análise sobre empreendedorismo, micro e pequena empresa (MPE) e administração.

 O aumento da participação feminina no mercado de trabalho já é tema bastante discutido na área de administração nos dias atuais. Segundo Silveira (1994), das mudanças ocorridas nesse mercado a que merece destaque é o aumento significativo da participação feminina na população economicamente ativa (PEA). Um exemplo disso é a presença feminina na gestão da empresa SMK, empresa na qual se realizou a pesquisa que teve como objetivo analisar o estilo gerencial predominante no local.  

 Vê-se que o envolvimento de mulheres no ramo administrativo, tem sido predominante e oportuno ao setor financeiro da organização e também à economia do país como um todo, pois o estereótipo utilizado para conduzir os empreendimentos trouxe métodos positivos, inovadores e favoráveis ao tratamento diferenciado e simplificado no campo de desenvolvimento empresarial.

        Já o empreendedorismo, pode ser compreendido como a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. O empreendedor em si, possui diversas características na sociedade humana, como criar, organizar, planejar, ser responsável, saber liderar, ser hábil, trabalhar em equipe, gostar da área, ter visão de futuro, coragem para ir em frente, solucionar, inovar, persistir, ouvir, comunicar e saber expressar.

        A empreendedora entrevistada, por exemplo, ganhou destaque no mercado de trabalho por possuir atitudes e mente amplas para tomar iniciativas, tendo percepção de oportunidades com ideais ousadas, sabendo transformar conhecimentos em produtos ou serviços, através de sua força de vontade transformando sonhos em realidade, gerando assim resultados positivos. Neste sentido, o presente artigo justifica-se pela necessidade de expor o quão importante é o papel feminino na economia atual, a partir da análise do estilo gerencial adotado pela empreendedora de um setor tecnológico em Boa Vista-RR (SMK - assistência técnica).

Para tanto, o artigo está dividido em três partes distintas. A primeira desrespeita a metodologia, na qual se utilizou um método de pesquisa semiestruturada, com perguntas precedentes à entrevista. Em seguida, tem-se o referencial teórico, no qual se usou conceitos e definições de autores como Chiavenato (1993) e Gomes (2004). Por último, apresenta-se a análise de dados, na qual fizemos observações gerais conferindo, desse modo, se a finalidade do presente artigo foi almejada ou não.

  1. METODOLOGIA

Segundo o Scribd (2015), método, traço característico da ciência, representa o procedimento racional e ordenado (forma de pensar), constituído por meios básicos que implicam utilizar, de forma adequada, a reflexão e a experimentação, para proceder ao longo de um caminho, e alcançar os objetivos preestabelecidos no planejamento da pesquisa (projeto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com