TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Feminino

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução 

Atualmente, vem ocorrendo uma grande inserção das mulheres no mundo empreendedor, possibilitando um equilíbrio de ambos o gêneros. 

Para a mulher, o empreendedorismo oferece uma vida mais promissora, buscando a auto realização. 

Diante deste crescimento intensificado, inicialmente será necessário identificar o perfil empreendedor e compreender as dificuldades para se tornar um empreendedor de sucesso. Como base de pesquisa será o utilizado o livro do SEBRAE, Aprender a empreender. DORNELLAS, Empreendedorismo: transformado em ideias e negócios. 

Ser empreendedor é inovar, planejar cada detalhe, calcular os riscos, estar comprometido com o resultado, acreditar na sua própria capacidade. 

Os empreendedores “não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em constante transformação e crescimento.” (CHIAVENATO,2007,p.18) 

Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil empreendedor feminino na Cidade de Piracicaba. 

Para fazer esta analise, é imprescindível fazer pesquisa exploratória no cenário empreendedor feminino,onde será  aplicado questionário com o perfil qualitativo.

QUESTÃO NORTEADORA

Neste contexto envolvendo o empreendedorismo feminino, temos como questão norteadora para o desenvolvimento deste trabalho:

-

OBJETIVOS

 Este trabalho tem como meta analisar o perfil empreendedor feminino e sua contribuição para a cidade de Piracicaba.

Procurando também esclarecer alguns objetivos específicos, dentre eles:

  •  Esclarecer principais características de um empreendedor
  •   Identificar o perfil das mulheres empreendedoras e suas dificuldades
  •   Relacionar a contribuição das mulheres, para os empreendimentos de Piracicaba.

 

METODOLOGIA

A elaboração deste trabalho será realizada através de pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo. Utilizando questionários com perguntas fechadas.

REVISAO BIBLIOGRAFICA

O empreendedorismo no Brasil surgiu na década de 1990, quando o Sebrae e a Softex foram criadas. ((colocar referencia na bibliografia, eu usei artigo de Dornellas, tem que ver o nome certinho daquele artigo, eu sei que é capitulo dois))

Para Dornellas o empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjuntos levam a transformação de ideias em oportunidades.

Na idade média o empreendedor era quem gerenciava grandes projetos de produção, para gerenciar esses projetos utilizava os recursos disponíveis que eram do governo.  O empreendedor não tinha a pratica de assumir riscos altos. (colocar referencia na bibliografia, eu usei artigo de Dornellas)

Atualmente ocorre ao contrario, o empreendedor se compromete a assumir riscos. Antes de colocar uma ideia em prática, o empreendedor deve analisar cuidadosamente as chances de lucro ou prejuízo, considerando as possibilidades de erro e levantar possíveis soluções para os imprevistos que poderão aparecer.

Para o empreendedor ter sucesso, ele precisa ter conhecimento sobre o negócio, ter habilidade para montar, manter e desenvolver o empreendimento, e ter a atitude de quem sabe onde quer chegar e se preocupa em fazer bem feito. Também é preciso entender como e por quê as coisas acontecem, quais os comportamentos e atitudes que aumentam suas chances de sucesso e conhecer as ferramentas que vão lhe dar maior controle sobre os resultados (SEBRAE, p.14)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com