TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO PIZZA HUT

Resenha: EMPREENDEDORISMO PIZZA HUT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

3. HISTÓRIA

Apesar dos imigrantes italianos terem introduzido a pizza nos Estados Unidos, foi o espírito empresarial de dois jovens universitários do centro-oeste que fizeram dela uma das comidas favoritas entre os americanos. A história de sucesso da empresa começou no final da Segunda Guerra Mundial. Os soldados americanos provaram e aprovaram a pizza no front de batalha e levaram para casa a disposição de comer mais e mais fatias. Ao final do conflito, os imigrantes italianos aproveitaram para abrir várias pizzarias pelos Estados Unidos. Foi neste cenário, com mais de 18.000 pizzarias já em funcionamento pelo país, que no dia 15 de junho de 1958, o primeiro restaurante da PIZZA HUT foi inaugurado na cidade de Wichita, estado do Kansas, pelos irmãos Frank e Dan Carney, que não possuíam dinheiro o suficiente para o negócio e nunca haviam trabalhado com pizza antes. Por essa razão, os dois irmãos, incentivados por um amigo da família, pegaram US$ 600 emprestados de sua mãe, contrataram John Bender (que já havia trabalhado em uma pizzaria em Indiana), compraram equipamentos de segunda mão e foram em frente com o projeto.

A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para somente oito letras. A mulher de Dan, então, sugeriu a palavra “Hut” (“cabana” em inglês). O restaurante tinha capacidade apenas para 25 pessoas sentadas. Na noite de inauguração somente potenciais consumidores puderam degustar as pizzas, que foram servidas gratuitamente. A aceitação foi tão boa, que os irmãos inauguraram uma segunda loja cinco meses depois. Em um ano, já estavam operando com três restaurantes e inauguraram a primeira franquia na cidade de Topeka, também no estado do Kansas, pelas mãos de Dick Hassur.

Em 1964 um padrão visual foi adotado para todas as lojas da rede, criando assim uma identidade única para a marca. Após montar sua estratégia baseada em lojas franqueadas, a rede chegou a abrir uma unidade por dia, no pico de sua expansão. Em 1967, a popularidade da marca cresceu ainda mais quando bonecos da mascote Pizza Pete (um simpático pizzaiolo bigodudo) começaram a ser vendidos em todas as lojas da rede. Ainda neste mesmo ano, a maior pizza do mundo, com 1.83m de diâmetro, foi servida pela rede na grande festa de inauguração da unidade de Fort Worth no Texas. Em 1968 a PIZZA HUT iniciou sua expansão no mercado internacional com a abertura da primeira loja no Canadá. No ano seguinte um milhão de pessoas já faziam suas refeições a cada semana em uma das 310 lojas da PIZZA HUT. Foi nesta época, em 1969, que o telhado de todas as lojas adotou definitivamente a cor vermelha e seu tradicional formato (conhecido como Red Roof). Ainda neste ano, a empresa abriu restaurantes em Sydney na Austrália, México e Munique na Alemanha, levando o delicioso sabor de suas pizzas para lugares ainda mais distantes.

Muitas sugestões e mudanças foram sendo adicionadas à receita inicial das pizzas para formar o prato desejado. Todos os produtos foram desenvolvidos e adaptados para atender as necessidades dos clientes de diferentes países no mundo. Em 1970, a empresa investiu na ampliação do cardápio. Sanduíches foram adicionados ao cardápio básico que continha pizzas, saladas, cervejas e refrigerantes. Além disso, inaugurou sua loja de número 500 na cidade de Nashville,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com