TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pizza Hut

Dissertações: A Pizza Hut. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A PIZZA HUT, maior rede de pizzarias do mundo, é a principal responsável por disseminar o consumo da pizza por quase todo planeta terra, criando um hábito de saboreá-la a qualquer hora do dia, de uma maneira fácil e muito conveniente. A trajetória da marca apenas confirma a simpatia que conquistou junto ao público, graças ao sabor de seus produtos, a alta qualidade e à eficiência no atendimento.

A HISTÓRIA

Apesar dos imigrantes italianos terem introduzido a pizza nos Estados Unidos, foi o espírito empresarial de dois jovens universitários do centro-oeste que fizeram dela uma das comidas favoritas entre os americanos. A história de sucesso da empresa começou no final da Segunda Guerra Mundial. Os soldados americanos provaram e aprovaram a pizza no front de batalha e levaram para casa a disposição de comer mais e mais fatias. Ao final do conflito, os imigrantes italianos aproveitaram para abrir várias pizzarias pelos Estados Unidos. Foi neste cenário, com mais de 18.000 pizzarias já em funcionamento pelo país, que no dia 15 de junho de 1958, o primeiro restaurante da PIZZA HUT foi inaugurado na cidade de Wichita, estado do Kansas, pelos irmãos Frank e Dan Carney, que não possuíam dinheiro o suficiente para o negócio e nunca haviam trabalhado com pizza antes. Por essa razão, os dois irmãos, incentivados por um amigo da família, pegaram US$ 600 emprestados de sua mãe, contrataram John Bender (que já havia trabalhado em uma pizzaria em Indiana), compraram equipamentos de segunda mão e foram em frente com o projeto.

A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para somente oito letras. A mulher de Dan, então, sugeriu a palavra “Hut” (“cabana” em inglês). O restaurante tinha capacidade apenas para 25 pessoas sentadas. Na noite de inauguração somente potenciais consumidores puderam degustar as pizzas, que foram servidas gratuitamente. A aceitação foi tão boa, que os irmãos inauguraram uma segunda loja cinco meses depois. Em um ano, já estavam operando com três restaurantes e inauguraram a primeira franquia na cidade de Topeka, também no estado do Kansas, pelas mãos de Dick Hassur.

OS FORMATOS

No mundo inteiro, a rede desenvolveu vários formatos de restaurantes que pudessem suprir as necessidades de diferentes locais:

PIZZA HUT: unidades tradicionais da rede que oferecem cardápio completo e variado.

PIZZA HUT EXPRESS: unidades menores que oferecem cardápio reduzido, localizadas geralmente em shoppings, aeroportos, lojas de departamento, hotéis, cafeterias, postos de gasolina, cinemas, parques temáticos, arenas esportivas e outros locais.

PIZZA HUT ITALIAN BISTRO: inaugurado em 2005, este novo formato além de vender as tradicionais pizzas, também comercializa pratos de massas, entradas e sanduíches mais sofisticados em um ambiente mais formal e aconchegante.

QUIOSQUES: instalados em locais de pouco espaço, oferecem um cardápio reduzido, fortemente baseado em pizzas.

DADOS CORPORATIVOS

● Origem: Estados Unidos

● Fundação: 15 de junho de 1958

● Fundador: Frank e Dan Carney

● Sede mundial: Plano, Texas

● Proprietário da marca: YUM! Brands, Inc.

● Capital aberto: Não (subsidiária)

● Chairman & CEO: David Novak

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com