TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDENDO PELO EXEMPLO: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DOS PROFESSORES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.896 Palavras (20 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 20

EMPREENDENDO PELO EXEMPLO: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DOS PROFESSORES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Graziele Melo de Vargas da Silva

grazydivargas@gmail.com

Faculdade Integrada de Santa Maria- RS/ Brasil

Prof. Ms. Camila Borges Fialho

camila.fialho@fisma.com.br

Faculdade Integrada de Santa Maria- RS/ Brasil

 INTRODUÇÃO

Empreender é um desafio, pois o indivíduo pode investir em um empreendimento sem a certeza de que este lhe trará retorno a curto, médio ou longo prazo. Sendo assim o indivíduo é livre para tomar suas próprias decisões, para arriscar-se em uma área de seu interesse, com planejamento, controle e iniciativa. O indivíduo assume a liderança de seu próprio negócio.

 Dornelas (2005) define em quais objetivos principais o empreendedorismo deve focar, sendo estes a identificação e entendimento das habilidades do empreendedor; identificação e análise de oportunidades; como ocorre o processo empreendedor; a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico; como preparar e utilizar um negócio; como gerenciar e fazer crescer uma empresa.

Para Hisrich e Peters (2004, p. 31), “a percepção de que é desejável iniciar uma nova empresa é resultado da cultura, da subcultura, da família, dos professores e dos colegas de uma pessoa”. Olhar um empreendedor como alguém com qualidades excepcionais não é uma visão aceita por todos, pois nem todos os novos empreendimentos são facilmente identificados como originados por empreendedores puros e tampouco vinculados a produtos originais e inovadores (HECKE, 2011).

No entanto, o local mais apropriado para despertar, desenvolver e impulsionar novos empreendedores é em uma instituição de ensino superior, através do incentivo de professores e incubadoras hospedando e incentivando projetos de alunos ou membros da comunidade. Para Santos (2010) os alunos, em geral, entram no ensino superior ainda sem uma carreira profissional definida, e vão, ao longo de seus estudos acadêmicos, conhecendo e delineando suas potencialidades e desejos. Não obstante, os alunos do curso de Administração estudam durante sua permanência na faculdade, aspectos relacionados à gestão de negócios, e são as disciplinas acadêmicas relacionadas a esse tema que podem vir a despertar ou transformar jovens em grandes empreendedores (SANTOS, 2010).

O empreendedorismo é cada vez mais frequente entre os alunos do ensino superior, pois através das disciplinas acadêmicas voltadas ao empreendedorismo e de atores do processo de ensino- os professores- é possível que os alunos identifiquem e desenvolvam algumas características empreendedoras, podendo ter maior propensão ao empreendedorismo.

Assim, estudos mostram que a formação de novas empresas tem uma forte relação com o mundo acadêmico. Dessa forma, as Universidades devem investir no ensino do empreendedorismo como ferramenta para manutenção da empregabilidade de seus alunos, com o intuito de apresentar aos estudantes aptidões que tornem possível não só a sua inserção, mas a sobrevivência no mercado de trabalho, ou melhor, em uma sociedade altamente competitiva (BATISTA, 2004; SOUZA, 2001).

Para Souza (2001), atividades desenvolvidas durante a faculdade contribuem positivamente para o desenvolvimento de um empreendedor, onde ele destaca a realização de seminários com empresários de sucesso e a realização de estudos de caso em sala de aula. Filion (2000) pontua que os programas educacionais de empreendedorismo no nível universitário devem concentrar-se mais no desenvolvimento do conceito de si e na aquisição de know-how, que permita ao futuro profissional uma estrutura de trabalho empreendedora.

Se, para os autores, é importante ter atividades que desenvolvam a capacidade empreendedora do aluno durante o curso de Administração na faculdade, qual a importância dos atores do processo – professores - na decisão de empreender do aluno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada? Por que é cada vez mais frequente a decisão de abrir o próprio negócio durante o curso de Administração? Quais características são mais relevantes na hora de empreender? Os professores possuem comportamento empreendedor influente?

Neste sentido, este estudo tem como problema de pesquisa: Qual a percepção dos alunos em relação ao incentivo do comportamento empreendedor por parte dos professores de um Curso de Administração?

Destaca-se que neste estudo é considerada a percepção dos alunos do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior privada em relação ao perfil empreendedor dos professores.

Deste modo, de acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2015), patrocinada pelo SEBRAE no Brasil, em cada dez brasileiros adultos, quatro já têm uma empresa ou estão envolvidos com a criação de uma. Em 2015, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando a taxa foi de 20,9%.

Esse número significa que, em 2015, 52 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estavam envolvidos na criação ou na manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor em estágio inicial ou estabelecido. A pesquisa também revela que 56% dos empreendedores que estão criando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade. (GEM, 2015).

De acordo com uma pesquisa de Almeida et al. (2012, p. 9), “os resultados obtidos requerem uma atenção maior da instituição, docentes e alunos”, visando confirmar ou identificar os verdadeiros motivos para que os perfis de empreendedores ou de alunos portadores de algumas características empreendedoras se modifiquem com o passar do tempo e com a evolução dos alunos no decorrer do curso. Nota-se que 53,33% dos entrevistados realmente já possuem um perfil empreendedor, mas o interessante é que esse índice é nos primeiros semestres da graduação, demonstrando assim que de início os alunos possuem ambições mais aguçadas, um maior interesse em querer ter um negócio próprio, possuem uma criatividade mais aguçada do que aqueles que já estão com o curso em andamento. Assim, torna-se relevante compreender a influência dos docentes na formação e no fomento ao empreendedorismo dos discentes do ensino superior. Sendo assim, pode ser mais fácil identificar oportunidades e desenvolver métodos para abrir o próprio negócio, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso de Administração na área do empreendedorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (317.4 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com