TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDENDORISMO SOCIAL

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

EMPREENDENDORISMO SOCIAL

Nome do aluno:

Felipe Massaro Alvim Cardoso

São Paulo

2016

Felipe Massaro Alvim Cardoso

EMPREENDENDORISMO SOCIAL

Trabalho de Comunicação e Expressão apresentado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Orientadora: Prof.: Antônio Brito

        

São Paulo

2015

INTRODUÇÂO

Na sociedade atual é comum encontrar pessoas com ideias inovadoras para problemas sociais, e quando essas ideias são postas em pratica e se obtém êxito de forma lucrativa e que traga benefícios para a sociedade pode-se chamar esses projetos de empreendedorismos sociais. Cada vez mais comuns na economia nacional, esses empreendimentos buscam melhorar o mundo e transformar a sociedade positivamente.

DESENVOLVIMENTO

Para entender empreendedorismo social e necessário primeiro entender o que é empreendedorismo por si só. O termo empreendedorismo é um termo que seu significado está sempre mudando pois ele é diretamente relacionado com a sociedade e com as necessidades econômicas de cada época. Portanto empreendedorismo é a junção de atos e decisões que uma eu mais pessoas tem para que sua ideia, inovadora ou não, seja bem-sucedida no mercado, correndo riscos e dificuldades para que ela se torne lucrativa e que melhore e cresça a cada dia comprido a sua missão.

De acordo com Patrício Vasconcelos, Poliane Almeida e Sidia Almeida um empreendedor é aquele que:

Um empreendedor é uma pessoa que consegue alocar recursos de qualquer espécie e sabe otimizar a utilização destes recursos para promoção de benefícios sociais ou empresariais. Os empreendimentos sociais também necessitam de recursos financeiros, humanos, técnicos, informacionais para o desenvolvimento de ações de base e garantir a sua continuidade.

Para identificar um empreendimento social a organização deve ter alguns fatores como:

  1. Ser uma organização constituída por pessoas que juntas trabalhem organizadamente por um objetivo comum. Este objetivo deve ser positivo para a sociedade.
  2. Deve produzir bens e/ou serviços para a comunidade, tendo como proposito principal ajudar a sociedade e não priorizar o lucro.
  3. O medidor de desempenho é o impacto a sociedade e não a receita gerada.
  4. Tentar ser independente financeiramente, não depender de doações, ser autossuficiente.

Um dos motivos do empreendedorismo social ter surgido é de que existem problemas sociais que são pequenos para atrair a atenção e instigar do governo a tomar uma atitude ou de atrair capital privado, mas grande o suficiente para que um grupo de pessoas motivadas e inspiradas se juntem para tentar resolver esta situação de uma comunidade.

A empresa deve ser financeiramente sustentável, pois a intenção dela não é sobreviver apenas de doações de outras empresas ou de contribuições de pessoas caridosas. O modelo ideal é que ela seja independente podendo até gerar lucro.

Empreendedorismo social no Brasil

No cenário brasileiro o empreendedorismo social vem ganhando a atenção de investidores. De acordo com o site G1 os investimentos têm crescido nos últimos anos: “O Brasil tem atualmente cerca de 20 fundos, que entre 2014 e 2015, levantaram mais de US$ 100 milhões em investimentos direcionados a empresas de impacto social. Esse número representa quase metade de tudo que foi investido na mesma área nos últimos 10 anos. ”.

Estudos feitos pela LGT Venture Philanthropy relatam que o mercado identificou 22 investidores no mercado de investimento de impacto brasileiro. Dentre eles, 20 estavam ativos em dezembro de 2013 e dois planejavam entrar no mercado em 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com