TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional dentro da cadeia de comércio exterior e da logística internacional

Por:   •  17/5/2018  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório da Palestra

Palestrante: Mauro Ota

Tema: O profissional dentro da cadeia de comércio exterior e da logística internacional

Aluno: Tiago Pereira Gaspar

RA: 8799002220

Data: 15/03/2017

Curso: Logística / 1º Semestre

No dia 15/03/2017, quarta-feira, o palestrante Mauro Ota abordou o seguinte tema, ministrado aos cursos de Logística, Recursos Humanos e Marketing: O profissional dentro da cadeia de comércio exterior e da logística internacional. A partir disso, o professor Paulo Amaro solicitou um relatório para os alunos responderem a seguinte situação problema: Considerando a explanação do palestrante e supostamente você diante de uma oportunidade para ingressar como profissional de comércio exterior, como contextualizaria as competências necessárias, cenários ideais e o perfil profissional que melhor se ajusta às necessidades do mercado em questão?

Pois bem, como explicado pelo palestrante, na década de 80, a área de comércio exterior era muito fraca no Brasil, pois os portos eram fechados, e o que o brasileiro precisava, era produzido aqui mesmo. A partir da década de 90, com a abertura dos portos feita pelo presidente Collor, essa área começou a funcionar, se transformando em ensino superior pela primeira vez. Ou seja, aí se viu o cenário ideal para começar o fortalecimento do Comércio Exterior. Hoje em dia, já podemos dizer que a mesma é fundamental para o país, visto que o Brasil exporta muitos produtos, dentre eles em sua maioria os agropecuários, e importa muito também, como por exemplo, os produtos tecnológicos. Assim, no contexto atual, o profissional tem de ter uma mentalidade de comércio internacional, visando a abrangência pela qual o país começou a passar no cenário global.

        Sobre as competências necessárias, vimos que o profissional dessa área precisa não só ter conhecimento de Comércio Exterior, propriamente dito, como também de logística. A abrangência da área é gigantesca, e como demonstrado na palestra, muitas delas tem a ver com áreas logísticas, como por exemplo: companhias de navegação, companhias aéreas, transportadoras, despachantes aduaneiros etc. Para se preparar, segundo o palestrante, é essencial possuir outro idioma além do português, primordialmente, o inglês, pois quando se fala numa profissão de âmbito internacional, tem que se falar de uma língua que hoje é considerada internacional, facilitando a comunicação. Ler jornais e revistas também é primordial, segundo Mauro, pois um profissional da área que não se atualiza, com certeza ficará para trás, visto que o cenário mundial hoje em dia muda rapidamente, e as economias dos países estão cada vez mais ligadas: cai a bolsa da China, a economia mundial inteira é afetada, por exemplo. Assim, como a leitura atualiza os profissionais, a participação de palestras, workshops, discussões sobre sua área, além de ter o mesmo fim, também informa sobre as novas tendências da área, para o profissional se preparar para o futuro e não ser pego desprevenido ante as novidades de Comércio Exterior. Por fim e não menos importante nas competências, a comunicação é primordial no cenário atual de comércio exterior. Ela não só faz a troca de informações, como também ensina novas coisas aos profissionais, coisas que sequer o mesmo tenha visto, mesmo com 10, 20 ou 30 anos na área. A comunicação tem forte expressão quando se trata do conhecimento. E claro, tudo isso pode ser facilmente acessado na internet, com vídeos, comunicação com profissionais de outros países, leitura das novidades de comércio exterior em tempo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com