TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENDOMARKETING

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

VINÍCIUS

ENDOMARKETING

Salvador

2018

A implantação de um programa de endomarketing passa por algumas etapas, a maioria doa autores dividem em três etapas, tais quais: Pesquisa de marketing, planejamento e implementação.

A seguir será detalhada cada uma delas:

Pesquisa de marketing

Este passo é essencial para o problema em questão, pois considerando que há conflitos entre os colaboradores, por meio desta pesquisa existe a probabilidade de se descobrir a razão destes conflitos.

Antes de qualquer explanação é necessário o conceito, segundo Kotler, A pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa”.

Essa pesquisa em específico, não tem o intuito de entender toda a empresa e seus aspectos tecnológicos, processos internos, mas sim o relacionamento entre os colaboradores e seus possíveis pontos de conflito, pois caso seja realizada uma pesquisa muito abrangente, a probabilidade de não se obter sucesso aumenta.

Segundo Malhotra, “definimos e descrevemos dois modelos amplos de pesquisa de marketing: pesquisa desenvolvida para identificar problemas e pesquisa desenvolvida para resolver problemas.

Ainda segundo o mesmo autor o processo de pesquisa de Marketing é dividido em 6 (seis) etapas, tais quais: Definir problema, Desenvolver uma abordagem para o problema, elaborar um projeto de pesquisa, fazer o trabalho de campo e coletar dados, preparar e analisar os dados, bem como preparar e apresentar o relatório.

Planejamento

Planejamento é uma espécie de roteiro onde há uma preocupação com o futuro, buscando alternativas para possíveis problemas, para que o planejamento seja eficaz é preciso que o diagnóstico seja bem feito.

O planejamento deve ser aprovado pela cúpula da empresa, pois é preciso ter o aval da direção para que  o planejamento estratégico seja implementado.

Implementação

De acordo com Pimenta (2004, p. 124), “Endomarketing envolve ações de marketing para o público interno ressaltando, ao mesmo tempo, a importância do funcionário no processo produtivo e o respeito como ser humano, com potencialidades e dificuldades.”

O colaborador precisa sentir-se parte da empresa, pois ele lutará pelos ideais da organização sem precisar impor essa vontade nele, atingindo assim o público externo.

A função do gestor no gerenciamento do endomarketing

O gestor possui papel fundamental no endomarketing, pois além dele transmitir a vontade, ideais, objetivos da empresa para os colaboradores por meio de programas implementados pela organização. Ele está no corpo a corpo com o colaborador, ele é o exemplo que deve ser seguido, exerce uma liderança dentro da sua equipe, onde os envolvidos desejam segui-lo e tornar-se como ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com