TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIA E DINAMICA COMPETITIVA

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

BRISA MARIA SOARES – RA 396706

MAIRLA DE SOUSA – RA 350108

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

SOBRADINHO – DF

NOVEMBRO, 2015


[pic 2]

        

BRISA MARIA SOARES – RA 396706

MAIRLA DE SOUSA – RA 350108

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA

“Trabalho elaborado para cumprir com as exigências da matéria de Estratégia e Dinâmica Competitiva do curso de Administração desta Universidade, Orientador: Professor: Roberto Bertola Professor presencial: Ketty”.

SOBRADINHO – DF

NOVEMBRO, 2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÀO…………………………………………........…………………...…....…......4

DEFINIÇÃO DE UEN (UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIO) E DESCRIÇÃO DA EMPRESA ESCOLHIDA.................................................................................................5

  1. Descrição da empresa escolhida...........................................................................................6
  2. História do Walmart..............................................................................................................7
  3. UEN (Unidade Estratégica de Negócio) existente................................................................8

ANÁLISE SWOT....................................................................................................................10

DESCRIÇÃO DA NOVA UEN.......................................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................15


INTRODUÇÃO

Não é novidade que a cada dia o mercado se torna mais competitivo. Isso não apenas por fatores externos e ofensivos, isso induz organizações a se moverem para desenvolver melhores formas de gerir e ser positivamente competitivo.

O mais comum a acontecer em grandes organizações é a centralização das decisões. Nisso, frequentemente se veem em situações de acumulo de tomada de decisões afetando a fluidez das atividades.

Assim surgiu a UEN – Unidades de Estratégia de Negócios. Ela descentraliza a tomada de decisão, melhora a qualidade da execução e redireciona a estrutura organizacional de “especialização por função” para “especialização por finalidade”. Todos os envolvidos, principalmente os executivos de alta e média administração, devem perceber o quão benéfico à organização pode ser a definição de uma UEN.

A administração deve ter conhecimento sobre suas potencialidades e deficiências, e sobre o ambiente no qual a organização está inserida. Ou seja, antes de criar uma Unidade Estratégica de Negócios é importante que o executivo tenha plena consciência e conhecimento tanto sobre a estrutura organizacional quanto fatores externos e alheios à organização.

Estes aspectos visam à adequada e correta alocação de recursos, uma vez que as oportunidades poderão ser encontradas com mais facilidade, haja vista que o mercado não mais será um ambiente tão desconhecido e cheio de segredos.

DEFINIÇÃO DE UEN (UNIDADES ESTRATÉGIOCAS DE NEGÓCIO) E DESCRIÇÃO DA EMPRESA ESCOLHIDA

Grosso modo de dizer, UEN (Unidade Estratégica de Negócio) é a forma adotada por empresas que dividem suas atividades por unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Assim sendo, o planejamento estratégico é dividido em dois tipos de estratégias: estratégias corporativas e estratégia da unidade organizacional.

É basicamente uma unidade de planejamento definida em termos de necessidades e oportunidades de estratégias.

Autores como (SLACK, 1991 p.ex.) estendem tal conceito ao nível operacional, trazendo à UEN - Unidade Estratégica de Negócios um jeito verdadeiramente de uma unidade de negócios no sentido do termo, com todas as implicações decorrentes, tal como autonomia de gestão operacional, estratégia de operações dirigida e outras. Desse modo, podemos dizer que resultam em unidades de negócios relativamente independentes, com características próprias de negociação e aproveitamento das oportunidades de mercado.

A adoção de UEN's permite ao planejador proceder a uma análise mais completa dos negócios da organização, simplifica o processo de planejamento e proporciona melhor qualidade e consistência com a realidade, ao elenco final de estratégias obtidas.

UEN's podem ou não corresponder às fronteiras existentes entre divisões de produtos, incluindo normalmente várias linhas de produtos, tipos de clientes e áreas de mercado distintas.

Os critérios para definir uma Unidade Estratégica de Negócios, devem ser dirigidos de forma a dar suporte aos pontos abaixo, os quais podem ser vistos como um roteiro básico:

  1. Levantamento inicial

Esta etapa envolve o levantamento de todos os documentos referentes a produtos ou serviços prestados, entradas e saídas de pedidos, estatísticas das variáveis de atendimento, dados de clientes atendidos, faturamento, valores envolvidos e recursos utilizados, tecnologia adotada para atendimento ou produção de bens e serviços. Adicionalmente, os dados deverão ser colecionados e apresentados de uma forma organizada, visando permitir algum poder de análise.

B) Análise preliminar

Engloba a seleção e agrupamento do material levantado, procurando obter agrupamentos de serviços com características similares quanto à sua obtenção e forma de atendimento.

Uma vez obtidos os agrupamentos de serviços, analogamente ao que se faz na definição de células de manufatura, será possível, então, definir de maneira preliminar quais os mercados realmente servidos pela empresa.

B.1) Analisar as linhas de produtos ou serviços envolvidas, selecionando aquelas que tenham similaridade de tecnologia e processos operacionais.

B.2) Para cada linha identificada, identificar as variáveis correspondentes à estratégia de operações adotada, tais como tecnologia envolvida, grau de automação, idade das instalações, tecnologia de gestão operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (908.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com