TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIA EXECUTIVA

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 4

DESAFIO PROFISSIONAL: O HOMEM QUE MUDOU O JOGO        E  ESTRATÉGIA EXECUTIVA


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................... 3

METODOLOGIA ................................................................................ 4

DESENVOLVIMENTO ....................................................................... 5

CONCLUSÃO ...................................................................................... 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................. 8

  1. INTRODUÇÃO

Este desafio profissional tem objetivo de aprofundar a disciplina Estratégia Executiva, aplicando seus fundamentos de maneira prática ao filme o Homem que mudou o Jogo de 2011, direção Bennet Miller. Para tanto o olhar sobre o filme é totalmente técnico e analítico para identificação de características da Estratégia Executiva. Em seguida faz-se a vinculação de partes do filme com tópicos da disciplina em questão.  Este trabalho objetiva, além disso, aplicar os ensinamentos estudados também na empresa de atuação do aluno, neste caso a empresa é o Banco do Brasil S.A

  1. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foi, a visualização completa do filme O Homem que mudou o Jogo, o material da Pós Graduação disponibilizado pela faculdade Anhanguera e os conhecimentos do aluno em relação à empresa onde trabalha.

  1. DESENVOLVIMENTO

Logo no início do filme podemos perceber o cenário em que se encontra o time de beisebol Oakland Athletics, com menor expressão nos campeonatos e sem dinheiro em caixa. O filme é centrado em Billy Beane (Brad Pitt), atual gerente geral do time que tem como objetivo levar um clube pequeno ao título da liga nacional. Neste momento identificamos o objetivo em questão, o próximo passo é desenvolver a estratégia para alcança-lo e a estratégia é escolher o melhor caminho, ter visão tridimensional e se arriscar, como explanado em nossa disciplina. Para isso Billy se reúne com conselheiros, diretores, administradores do time para escolherem o melhor caminho, ele também contrata Peter Brand (Jonah Hill), jovem recém-formado em economia pela Yale University que possui muito conhecimento em estatística e beisebol. A partir daí eles começam a tomar decisões, a primeira é escolher três substitutos para os três melhores jogadores do time que haviam acabado de sair. Juntamente com Peter e meio que contrariando os conselheiros mais velhos, eles selecionam jogadores mais baratos entre tantos outros, podendo este ser um exemplo de trade off, onde a escolha por um caminho implica obrigatoriamente na não escolha de outro(s) caminho (s).

Billy e Peter criam um software de análise e planejamento que mantém, com detalhes, o histórico de todos os jogadores disponíveis no mercado, controlando suas estatísticas (melhores habilidades e carências técnicas), a valorização que cada um obtém no mercado, este foi o primeiro passo do planejamento estratégico usado por eles, com isso passam pelos outros planejamentos, tático e operacional e conseguem uma boa formatação de time, utilizando fatores chave de sucesso, como qualidade, inovação eficiência e capital, esta novidade lançou medo e insegurança aos administradores, conselheiros, jogadores e torcedores, pois a mudança trazia com ela riscos e assumir riscos é muito delicado, mas como explanado em nosso material, o principal líder Billy Bean acreditava que era melhor ser agente da mudança do que reagente à mudança. Eles utilizavam o Balanced Scorecard que é uma ferramenta criada para promover um equilíbrio nos indicadores de desempenho da implantação da estratégia. Sob muitas críticas, ele e sua equipe treinavam, capacitavam e motivavam o time para que pudessem alcançar o objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com