TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA: Empresa

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.810 Palavras (20 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA JULIA LEANDRA SOUZA SCHINDLER

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA: Empresa

M.A. Transportes

FOZ DO IGUAÇU 2016


JULIA LEANDRA SOUZA SCHINDLER

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA: Empresa

M.A. Transportes

Trabalho de conclusão de  bimestre, referente ao PIM I, abrangendo as disciplinas                                de        Fundamentos        da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas        de        Informática,        do        curso        de Gestão                Financeira,                apresentado                à Universidade Paulista – UNIP.

FOZ DO IGUAÇU 2016


Este trabalho se baseou em pesquisas realizadas na empresa M.A. Transportes, localizada na cidade de Foz do Iguaçu/PR e fundada em 27 de maio de 1997. A presente pesquisa qualitativa e estudo de caso descreve e analisa a sua estrutura e forma de funcionamento em termos de gestão administrativa e organizacional, a sua comunicação empresarial e suas técnicas de informática, estabelecendo assim uma relação entre os conceitos teóricos e práticos apresentados nas aulas e a prática desenvolvida na empresa. O trabalho apresenta a organização e seu funcionamento sob os aspectos das disciplinas exploradas, sendo elas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, possibilitando compreender como se organiza a empresa e que objetivos pretende alcançar. O estudo, provido de referenciais teóricos, apresenta práticas que possam auxiliar a empresa em suas atividades cotidianas e de modo que possibilite atingir os objetivos desejados.

Palavras-chave: Fundamentos da Administração. Comunicação Empresarial. Técnicas de Informática.


  1. INTRODUÇÃO _        4
  1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL _        5
  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO_ _        7

3.1 Aplicações na Empresa _                9 4 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL _        _11

4.1 Comunicação Empresarial na Empresa M.A. Transportes _        12 5 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA _                14

5.1 Técnicas de Informática na Empresa M.A. Transportes _                15 6 CONCLUSÃO        17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _        19


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho de pesquisa coletou dados da empresa M.A. Transportes, no sentido de entender a gestão geral e processos gerenciais que envolvem a administração da empresa, definindo a escola de administração  utilizada, a forma de comunicação empresarial empregada e as técnicas de informática. O objetivo desse trabalho a partir desses dados coletados é possibilitar fazer um estudo acadêmico, conseguindo relacionar aspectos dos conceitos teóricos vistos em sala de aula e práticas observadas no dia a dia da referida empresa, possibilitando com isso, reunir conhecimentos teórico-prático dos conceitos de administração sendo aplicados no caso prático de uma empresa de transportes.

Nesse trabalho é levado em consideração todo o embasamento teórico visto em sala de aula que a administração possui, procurando entender o que está sendo utilizado e o que não está na prática da gestão da empresa. Focando nos aspectos pertinentes os processos gerenciais, organizacionais, comunicação empresarial e técnicas de informática para conseguir elaborar um conjunto de conhecimentos construídos a partir de uma empresa de transportes em funcionamento, podendo observar em que medida e de que forma se dá a gestão no enfoque de interesse deste trabalho.

O estudo da empresa M.A. Transportes se dá com enfoque em seus processos de administração. A empresa apresentava em seu histórico de atividades o comércio de enxovais e confecções, e verificando que esse enfoque não possibilitava resultados, passou a prestar serviços de transportes, entregando mercadorias diversas em domicílio e em comércios da cidade e atuando como terceirizada da Transportadora Expresso Mercúrio.

Apesar da crise econômica que acontece no país, alguns setores como cosméticos tem se mantido aquecidos. É claro que algumas empresas do mesmo ramo de cosméticos tem um fluxo muito acima das outras empresas, no caso Natura Cosméticos, que é um dos itens de mercadorias transportadas pela M.A. Transportes. Estudando a M.A. Transportes pode-se entender que sua prestação de serviços depende também do fluxo de entregas de mercadorias de outras empresas.


  1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

Fundada em 27 de maio de 1997. Há 19 anos no mercado, a M.A. Transportes é uma empresa familiar, que cresce no mercado em que atua a cada dia. Foi fundada pela senhora Maria da Penha Tenório da Silva Schindler, com escritório situado na Alameda Atumã, 121, Campos do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Sua razão social é Maria da Penha Tenório da Silva Schindler..

O ramo de atividade que atua é transporte rodoviário de cargas, exceto cargas perigosas e mudanças, prestando serviços de transporte para a cidade de Foz do Iguaçu e outras cidades do estado.  Está constituída como firma individual e  o porte da organização é de microempresa. O seu faturamento do último ano foi de R$ 268.649,13, havendo um crescimento de 30% comparando-se com o ano anterior. No momento a empresa possui como ferramentas de trabalho três caminhões e duas vans.

Conta com Maria da Penha Tenório da Silva Schindler como fundadora, Alcêmio Schindler com gerente, Marcos Juliano Schindler como supervisor e mais três colaboradores que são motoristas. A empresa se preocupa com a capacitação de todos os seus colaboradores, incentivando-os a estarem em constante profissionalização, pois a missão da organização é a qualidade das entregas e a satisfação de seus clientes.

De 1997 a 2012 a empresa exercia as atividades de comércio varejista de enxovais e confecções, em que sempre objetivou a comercialização de produtos de qualidade e a satisfação de seus clientes, no entanto o desenvolvimento da empresa não estava ocorrendo como se esperava. No ano de 2012 houve a oportunidade de mudança em suas atividades, quando iniciou as atividades de prestação de serviços de transportes. A preocupação de todos os colaboradores é a entrega das mercadorias de maneira segura, ágil e com muita qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com