TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO

Por:   •  10/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

Módulo:

Aluno: Carlos Felipe Siqueira Lima

Turma: Pós ADM 76

Tarefa:

Pesquisa in loco

McDonald’s

Burguer King

Lilia Restaurante

metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.) 

Rapidez

Rapidez

Atendimento

estrutura de autoridade

Unidade de comando

Unidade de comando

Unidade de comando

estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

Mecanicista

Mecanicista

Orgânica

trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou

sozinhas?)

Individual

Individual

Equipe

interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

Alta

Alta

Alta

tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

Rotineiras

Rotineiras

Rotineiras

especialização dos empregados nas tarefas

Alta

Alta

Baixa

padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

Tarefas e produtos padronizados

Tarefas e produtos padronizados

Tarefas padronizadas com produtos variados

habilidade exigida (técnica, social)

Social

Social

Social

tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

Centralizada

Centralizada

Descentralizada

Avaliação dos dados

Questão 1

Neste item abordaremos os aspectos principais observados durante a pesquisa in loco realizada nos restaurantes citados na matriz acima, a saber: McDonald’s, Burguer King e Lilia.

A unidade analisada do McDonald’s foi a da Rua Uruguaiana, situada próximo a principal avenida do centro da cidade. Enquanto que a unidade do Burguer King foi a da Avenida Rio Branco, também situada no centro do Rio de Janeiro. Por se tratar de duas redes de fast-food que possuem processos semelhantes, abordaremos de forma geral estes dois restaurantes.

A fim de verificar o tempo de atendimento e como os processos são realizados em momentos no qual a demanda eleva o nível de capacidade dos mesmos, a análise se ateve ao horário do almoço.

É importante destacar que é claramente possível perceber que as unidades, e por consequinte toda a Rede, utilizam como cadeia de comando a Unidade em Comando, onde os funcionários se reportam à sua chefia imediata.

A montagem dos sanduíches pode ser equiparada a uma linha de produção, caracterizados por diversos processos de acordo com cada produto, no qual são preparados sobre um balcão onde ficam disponíveis próximo aos funcionários todos os ingredientes necessários para montar o produto.

Dessa forma, ao receber o pedido via o monitor próximo ao sistema de montagem, é iniciada a produção, de modo que todo o processo é realizado de forma padronizada, até mesmo a quantidade dos molhos utilizados em cada sanduíche, e em alguns casos automatizada a fim de se manter a eficiência e eficácia dos produtos entregues.

Enquanto o sanduíche é produzido, um outro grupo de funcionários fica responsável pela meticulosa fritura das batatas fritas que tem seu processo automatizado, ficando a cargo do funcionário alocar a quantidade exata nas embalagens e, por fim a disponibilização das bebidas solicitadas. Ao final todos os itens do pedido são dispostos em uma bandeja e entregues ao cliente.

Durante a pesquisa chamou a atenção o nível de organização presente no McDonald’s, onde cada funcionário ficava responsável por trabalhar em um sistema, enquanto que no Burguer King a divisão não se demonstrou tão clara, resultando na entrega mais rápida do produto do primeiro restaurante citado.

Tendo em vista o posicionamento estratégico adotado pelas duas empresas entendo que a estrutura e os processos observados se encontram adequados, uma vez que se tratam de negócios cujos objetivos principais são a agilidade e qualidade dos produtos ofertados.

A agilidade é obtida através de processos otimizados durante toda a linha de montagem dos sanduíches que facilitam a sua produção, enquanto que a qualidade pode ser verificada na entrega de bons produtos padronizados e satisfação dos clientes pelo atendimento ágil e satisfatório.

A estrutura mecanicista utilizada no modelo de negócio de fast-foods contribui para o alcance de bons resultados, uma vez que tal gestão é verticalizada, possui decisões centralizadas, cadeia de comando clara, ideal para produção em série e tarefas simples e repetitivas, além de propiciar a alta especialização dividindo as tarefas em diferentes e determinadas funções, conforme preconizado por Taylor na Teoria da Administração Científica.

Seguindo as análises prosseguimos para o Lilia, localizado em um pequeno sobrado na Rua do Senado no Centro do Rio. Trata-se de um restaurante contemporâneo que abre somente para almoços e possui um elevado dinamismo em seu cardápio, que é alterado diariamente de acordo com os insumos recebidos no dia e oferece aos clientes uma experiência completa com couvert, entrada, prato e sobremesa.

Cumpre ressaltar que apesar da organização estar inserida em uma estrutura orgânica, foi identificado que é utilizado a Unidade em Comando, com um gerente coordenando a equipe que trabalha no local.

Diferentemente do identificado nos outros dois restaurantes observados, a equipe é bastante reduzida, contando com apenas três garçons, porém os funcionários são multitarefa e realizam diversos processos de forma organizada. Também não há produção em larga escala com obrigatoriedade de entrega de pratos altamente padronizados e em um curto período.

Durante a pesquisa não foi possível identificar os processos existentes na montagem dos pratos, uma vez que a cozinha não se encontrava visível como no McDonald’s e Burguer King. Tendo em vista o posicionamento estratégico adotado pelo Lilia, entendo que a estrutura e os processos observados se encontram adequados, pois o objetivo se encontra no bom atendimento e entrega dos pratos com qualidade através de uma cozinha diferenciada.

O atendimento é obtido através de profissionais treinados e receptivos, assim como a decoração e o clima do local, enquanto que a qualidade pode ser verificada na entrega de pratos diferenciados em sabores e apresentação com um preço justo, equilibrando a balança do custo benefício.

A estrutura orgânica utilizada nesta organização contribui para o alcance de bons resultados, uma vez que tal gestão tende a ser vertical, possui decisões descencentralizadas com uma estrutura hierárquica mais flexível com equipes multifuncionais, além de funcionar em ambientes dinâmicos, caso deste último restaurante analisado.

Questão 2

Tendo em vista os resultados obtidos durante a pesquisa e explicitados nos itens anteriores do presente documento, apresento sugestões a fim de melhorar as operações nas unidades visitadas.

No caso do McDonald’s, a fim de evitar o desperdício total dos sanduíches que excedem o tempo máximo disponível para o consumo, o ideal seria realizar as produções conforme a demanda de modo que todos os produtos sejam aproveitados em sua plenitude, mitigando o retrabalho e a necessidade de se manter estoques não produtivos.

Enquanto que no Burger King, seria interessante o investimento de tecnologia para atendimento aos clientes, com a instalação de painéis eletrônicos informando quando o pedido esteja pronto. Isso facilitaria o processo de retirada e evitaria aglomerações em frente ao balcão, uma vez que só seria necessário a aproximação quando fosse realizar a retirada dos produtos.

Outra sugestão seria a implementação de totens de autoatendimento para que os próprios clientes consigam realizar os seus pedidos, de forma a diminuir as filas e gerar mais receita para a empresa, uma vez que um número maior de pessoas poderiam ser atendidas, gerando um crescimento na produção dos lanches.

Quanto ao Lilia, por se tratar de um restaurante menor em estrutura e em fluxo de pessoas quando comparado aos demais analisados, é comum que as funções do pequeno grupo de funcionários se misture, entretanto tal ação pode comprometer a eficiência do processo. Assim, seria mais eficiente dividir as tarefas da equipe de modo a otimizar desde o atendimento inicial até o pagamento da conta.  

Referências bibliográficas

TEIXEIRA, Ana Chistina Celano. Estrutura e Processos Organizacionais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2018.

MARQUES, José Roberto. Portal IBC, 2017. Organização Orgânica ou Empresas Mecanicistas? Como Encontrar o Equilíbrio na Gestão?. Disponível em: . Acessado em outubro de 2018.

TONET, Ivan. SEBRAE, ano não identificado. Organizações Orgânicas: Um Novo Paradigma De Administração. Disponível em: . Acessado em outubro de 2018.

SALOMÃO, Karin. Exame, 2016. Com Tecnologia, McDonald’s Muda Jeito de Treinar e Atender. Disponível em: Acessado em outubro de 2018.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (3.5 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com