TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que o estudo do comportamento organizacional é de grande relevância para a gestão de pessoas e como a cultura e clima organizacional interferem nos resultados da empresa?

Por:   •  13/10/2021  •  Dissertação  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo do comportamento organizacional é de grande importância para a gestão de pessoas, por meio deste estudo torna-se possível analisar de maneira sistêmica e até mesmo criticar construtivamente a organização das empresas. Este estudo sendo bem utilizado, contribui fazendo com que a gestão administrativa de uma empresa perceba o potencial de seus funcionários como seres individuais, podendo trabalhar melhor o desenvolvimento pessoal e grupal de cada colaborador, analisando e transformando suas fraquezas em oportunidades de aprimoramento, dessa forma a empresa não terá apenas funcionários e sim profissionais que se sentem verdadeiramente valorizados e veem uma possibilidade de crescimento no meio corporativo, passando a desempenhar em apresentar um trabalho mais eficiente para o seu setor e consequentemente trazendo bons resultados para a sua empresa.

Já a cultura organizacional envolve os valores e as ações da empresa diante do seu público externo (clientes) e interno (funcionários da empresa). A empresa que atua de maneira transparente, aplicando e expondo seus valores e crenças em seus produtos e em sua forma de atuação tende a possuir uma cultura organizacional fortemente estabelecida, com colaboradores envolvidos, engajados e motivados a desenvolver trabalhos excelentes, pois, geralmente, estes funcionários se identificam com os mesmos valores e pensamentos da sua empresa, se sentem bem, acolhidos e confiam na mesma, logo, "vestem a camisa da corporação" para alcançarem sempre boas metas.

Por fim, o clima organizacional, diferentemente do comportamento organizacional e da cultura organizacional, o clima diz respeito ao que os funcionários pensam e sentem em relação ao ambiente corporativo. Este ambiente consegue ser tanto agradável, amigável, atrativo e colaborativo quanto desgostoso, rígido, antipático e desproporcional, cabe a empresa observar e controlar este ambiente, direcionando-o sempre para um clima benéfico e saudável para todos, dessa forma a comunicação flui mais assertivamente facilitando a relação entre os indivíduos da equipe e os diversos setores da empresa.

Sendo assim, podemos concluir que a empresa que aprende a desenvolver bem cada um dos aspectos citados neste texto, possui maior chance de ser bem reconhecida na sociedade pela qualidade e profissionalismo do seu trabalho e dos seus funcionários, além de que todas estas características colaboram para o bom desempenho da corporação frente ao mercado comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com