TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DA SEMANA - CASO LOJAS ARAPUÃ

Por:   •  24/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO LITORAL DO PARANÁ – SETOR LITORAL

ALUNOS: ANA CLÁUDIA, JULIANA, MARCELLE E PRISCILA.

Estudo de caso da semana - Caso Lojas Arapuã

  1. Como o ambiente externo trouxe ameaças e oportunidades ao longo da história da empresa? 

        As lojas Arapuã, sempre muito atenta ao futuro, foi fortemente influenciada pelo ambiente externo em sua história. Ao iniciar seu crescimento, com tomadas de medidas, a empresa atentou-se a troca da moeda, sendo assim ela cresceu no período da ditadura e na persistência em vender eletrodomésticos. Ligados as tendências externas e sempre em busca de crescimento, alterou os padrões de suas lojas e investiu em supostas tendências futuras, as quais estas não se confirmaram, o que levou ao processo de falência das lojas.

        Em época de expansão econômicas a empresa apresentou oportunidade de venda a prazo, onde a empresa lucrava entre o poder de barganha com os fornecedores e as condições de pagamento aos consumidores com juros.

        Entre as ameaças que a empresa enfrentou estão as crises, que com a globalização acabaram afetando o Brasil e suas taxas de juros em vendas a prazo, pois, com a redução da capacidade de pagamento dos clientes, não só estes deixam de fazer novas compras financiadas, reduzindo as vendas futuras.

  1. Quais foram as ações estratégicas da empresa durante esse percurso? 

        Primeiramente a ação estratégica da empresa foi a mudança de segmento de tecidos para a aposta em eletrodomésticos. Uma aposta extremamente arriscada mas que deu muito certo na época em que foi executada, a mudança de segmento, alavancou a empresa que rapidamente investiu nesse setor.

        Associado a venda de eletrodomésticos, outro fator que gerou o sucesso da Lojas Arapuã foi seu poder de venda a prazo. A administração da Lojas Arapuã utilizou uma estratégia muito comum entre os especuladores financeiros: crescimento baseado em endividamento. Neste caso, o endividamento era dos seus clientes através das compras financiadas. A Arapuã era uma grande intermediária financeira, a empresa sabia como captar recursos.

        A sua rápida ascensão fez com que a empresa investisse em diversos segmentos, o que com a expansão do negócio levou a empresa passar por uma desorganização quando a gestão o que levou a empresa recuar frente a expansão que vinha acontecendo

        Com a chegada da crise no Brasil por conta da expansão da globalização na época ainda assim a empresa tentou se estabilizar tomando algumas medidas as quais não foram suficientes para barrar o endividamento da empresa como por exemplo a revisão do atual mix de produtos e introdução de novos produtos, redução de custos, política de crédito, início do processo de recapitalização da Empresa, por meio de venda de ativos do grupo controlador, finanças, maior seletividade na concessão de créditos buscando uma carteira de melhor qualidade o que causou queda no volume de vendas, porém seu lado positivo da decisão foi a melhoria substancial conseguida no desempenho desta nova carteira e o provisionamento da expectativa de perdas no crediário no momento da venda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com