TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: ENDO MARKETING COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA OS FUNCIONÁRIOS

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.482 Palavras (22 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

ESTUDO DE CASO: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA OS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DA CIDADE DE MARACAJU - MS

NOME[1]

NOME[2]

RESUMO

O Endomarketing é visto como uma forma voltada para estratégia de marketing para ações internas das organizações. O foco do Endomarketing é gerenciar os resultados e transformar seus funcionários em aliados, por meio da competitividade e levando-as a uma busca constante pela diferenciação e excelência nos produtos oferecidos. O presente artigo tem o objetivo de identificar a importância do Endomarketing como uma ferramenta motivacional, e compreender os aspectos de inserção da mesma dentro da empresa, além de identificar os fatores que auxiliam na motivação e desmotivação dos funcionários. A presente pesquisa é um estudo de caso realizado em uma empresa, onde foi aplicado um questionário como ferramenta de coleta de dados, junto aos funcionários, e posterior análise dos dados coletados com o intuito de responder ao problema de pesquisa proposto. Sendo realizada para analisar de qual maneira o endomarketing atua como fator motivacional na empresa? Os resultados foram analisados e notou-se que a empresa possui um processo de triagem na contratação dos seus funcionários, quanto ao nível de escolaridade, pois percebe-se que a maioria possui o nível superior completo ou cursando, o que podemos concluir a satisfação em relação a remuneração dentro da empresa, pois é caracterizado de acordo com a sua graduação. Sobre as ferramentas utilizadas na comunicação interna existe sim de acordo com a pesquisa uma interação empresa e funcionário.

Palavras-chave: Comunicação interna, colaboradores, satisfação.

ABSTRACT

Endomarketing is seen as a form focused on marketing strategy for internal actions of organizations. The focus of Endomarketing is to manage results and turn its employees into allies through competitiveness and leading them to a constant search for differentiation and excellence in the products offered. This article aims to identify the importance of Endomarketing as a motivational tool, and to understand the aspects of its insertion within the company, as well as to identify the factors that help motivate and demotivate employees. This research is a case study conducted in the company, Where a questionnaire was applied as a data collection tool, with the employees, and subsequent analysis of the collected data in order to answer the proposed research problem. Being performed to analyze how endomarketing acts as a motivational factor in the company? The results were analyzed and it was noted that the company has a screening process in the hiring of its employees, regarding the level of education, since it is clear that most have completed higher education or attending, which can conclude the satisfaction in relation to remuneration within the company, as it is characterized according to its degree. About the tools used in internal communication, according to the research there is a company and employee interaction.

Keywords: Internal communication, collaborators, satisfaction.

  1. INTRODUÇÃO

Dentro das organizações onde a competição é acirrada, a empresa busca cada vez mais ferramentas e recursos criativos. E em meio a dificuldade de se manter no mercado, se faz necessário, desencadear ações que podem ser aplicados por meio do endomarketing, também chamado de marketing interno.

O endomarketing é uma ferramenta designada ao trabalhador com o intuito de melhorar a qualidade de relação do ambiente interno das empresas, onde a perspectiva de que, se melhorar a qualidade no ambiente de trabalho refletem na produtividade, assim logo, colaboradores felizes, cliente feliz e a empresa aumenta a produtividade (BEKIN, 1995).

Em contraponto, funcionários desanimados com: qualidade de vida baixa e ambiente estressor geram baixo rendimento e rotatividade da empresa. Diante disto, o endomarketing pode ser utilizado como estratégia competitiva dentro do âmbito organizacional, trazendo benefícios e potencializando a atividade laborativa do funcionário. Podendo, além de disciplinar os funcionários, como direcionar a empresa com determinadas atitudes próximas ao funcionário. Onde a comunicação seja tratada como um simples processo de ideias e sentimentos entre os indivíduos em um mesmo ambiente de trabalho (BRUM, 2005).

A ferramenta visa estabelecer uma qualificação no quadro de funcionários, bem como a comunicação interna, atrelando o bem-estar e o trabalho em equipe. Essa qualificação se faz necessário, devido à grande competitividade das empresas, num processo de gerenciamento voltado para o interior da organização, fazendo com que o funcionário seja visto com atenção e sinta-se parte da organização, tornando o motivado para desempenhar sua função.

Estimular o público interno para um nível maior de informação, sobretudo, o que acontece dentro da organização, através de ações como o meio de comunicação interna de canais oficiais. São atitudes simples que oferece interno: a informação, o reconhecimento e a força necessária para um bom trabalho.

Existem alguns instrumentos de Endomarketing e comunicação interna; os mais conhecidos e utilizados são os manuais e vídeos de integração à empresa como: revistas, encarte da área de recursos humanos, jornal de parede, cartazes motivacionais e informativos, painéis motivacionais e decorativos, datas festivas, canais direção e funcionários, entre outros. (BRUM, 2010, p.15).

COSTA (2010) ainda ressalta, que para um bom êxito da empresa, é necessário usar a comunicação verdadeira, clara e direta, apresentando rumos e objetivos, relatando o progresso e as dificuldades a serem enfrentadas. Este comportamento torna a organização conhecida e transparente. Isso é possível, pela visão e a dedicação administrativa em transformar os relacionamentos com seus funcionários alheia com a comunicação interna, a conquista empresarial depende de sua comunicação com seu público interno.

A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como as ferramentas de endomarketing utilizadas pela empresa impactam na motivação dos funcionários, diante de um cenário onde há muita competição entre as organizações procurou-se identificar como é inserido o endomarketing na empresa, qual o nível de satisfação dos funcionários, e quais os fatores que auxiliam na motivação e desmotivação dos funcionários.

O estudo é referente à empresa foi fundamentado através de uma pesquisa que abrangem discussões de determinados autores sobre os temas abordados, o trabalho divide-se em cinco partes sendo elas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com