TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO “A PRAXIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU”

Por:   •  25/4/2015  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO “A PRAXIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU”

 

  1. Em que sentido a vivência na sociedade argelina permitiu a Bourdieu estabelecer um olhar privilegiado sobre a cultura local?

Pelo fato de P. Bordieu ter vivido na Argélia durante a guerra de independência em 1955 que ele começa a se questionar sobre os efeitos sociais do erradicamento das sociedades tradicionais e da comparação com a lógica da economia de mercado. Ele tinha a disposição na época fundamentos teóricos fornecidos pela tradição culturalista, porém repensados, de maneira crítica, diferenciando, por exemplo, a situação colonial como relação de dominação e de aculturação.

  1. Quais são as principais contribuições que Bourdieu trouxe para o debate sobre a aculturação a partir de sua experiência de vida na Argélia?

As análises de Bourdieu contribuíram para desmascarar e denunciar os mecanismos de dominação dos colonizadores e para servir de argumentos aos colonizados em sua tentativa de libertação. Bourdieu se aproximou de teóricos americanos e empreendeu um enorme esforço para formalizar uma crítica ao conceito de aculturação. A obra de Herskovits forneceu categorias de distinção úteis acerca da difusão, aculturação e assimilação, bem como da necessidade de adotar uma metodologia histórica acerca da cultura.

  1. Para Bourdieu (apud WOORTMANN, 2004, p. 136), é preciso ir além do discurso público, já que este forma um “véu” que esconde as práticas. Parafraseando o autor, é preciso evitar os limites objetivos da objetividade. Em outras palavras, é necessário reintroduzir os sujeitos das práticas como condição para compreender o significado das ações. Por isso que, para entender o conceito de cultura em Bourdieu, é fundamental relacioná-lo a uma sociologia das práticas e das relações de poder. Somente esta combinação é que permite ao pesquisador compreender a regra ao jogo e, por extensão, a sociedade ao campo (CUNHA, 2007, p. 510).

Interprete a sentença acima e busque aplicar a teoria da praxiologia por meio de um exemplo.

Bordieu conclui a definição de habitus e a apresenta como uma relevante ferramenta interpretativa da veracidade no argumento de uma sociologia interessada em decompor as fronteiras entre indivíduo e sociedade. De modo particular, estaria interessado em compreender como as condições objetivas que caracterizam a posição do indivíduo na estrutura social dão origem a um sistema específico de disposições e predisposições para a ação. Até os anos 1960, a escola era vista como uma instituição de socialização, a qual contribuiria, de forma direta, para a democratização da sociedade, ao promover igualdade de oportunidades, acreditando-se em sua neutralidade no tratamento de todos os alunos, independente do grupo de origem.

  1. Qual foi a importância das pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Demográficas (INED) para a concepção do conceito de capital cultural de Bourdieu?

Foi realizada uma pesquisa no início da década de 60 sobre o nível intelectual das crianças em idade escolar. Esta relacionava fatores familiares ao sucesso escolar, em particular o papel de “condição social do chefe de família”. Para os pesquisadores do INED (1970), o sucesso no curso médio e as chances de ingresso na escola variam em função da renda mensal e do nível escolar dos pais. De acordo com eles, o ambiente familiar pode influenciar de diversas maneiras as possibilidades de sucesso escolar, seja durante o ano escolar, seja durante a escolaridade anterior, seja ainda na pequena infância. A visita às famílias permitiu ao autor apreender certos aspectos desta influência: ação educativa consciente, por meio da atenção aos trabalhos escolares em casa; influência inconsciente do nível social que se exprime, por sua vez, através da renda e do nível cultural dos pais.

  1. Na obra Les héritiers, Bourdieu e Passeron (1964) mostram ainda como o sistema universitário não cessa de consagrar as desigualdades por meio da transformação do privilégio social em “dom” ou “mérito individual”. Melhor, a igualdade formal de chances, aparentando estar assegurada, faz com que a escola coloque todas as aparências de legitimidade a serviço da legitimação dos privilégios (CUNHA, 2007, p.514).  

Avalie de que forma a distribuição assimétrica de capital cultural entre estudantes de classes sociais distintas contribui para a reprodução das desigualdades sociais.  

A escola participa ativamente na renovação da desigualdade social, por meio da imposição da cultura dominante como cultura verdadeira e correta. As crianças das classes sociais mais privilegiadas estão prontas para incorporar a cultura dominante transmitida pela escola. “Bordieu insiste que o fato de a cultura própria à escola e aos seus professores ser imposta às crianças, mesmo àquelas que são oriundas de meios culturais diferentes ou de uma cultura diferente. A questão da reprodução cultural, está ligada, ao estudo das condições da reprodução da dominação, na qual a cultura tem um lugar. Com efeito, a escola legitima o insucesso das crianças provenientes das classes populares, assim como, as grandes escolas asseguram a reprodução daqueles que a dominam.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (479.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com