TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO AVALIATIVO

Por:   •  5/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DIRIGIDO AVALIATIVO

Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana[pic 1]

DISCIPLINA: Cidadania e Interculturalismo TURMA:

DOCENTE: Tatiane Almeida                                                    DATA:

DISCENTES: Aloma Ferreira dos Santos, Isabella Macedo Rocha, Jusciel dos Santos Cerqueira e Gabriel da Silva Sena.

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

                              Assinatura

     A T E N Ç Ã O

  1. A atividade avaliativa vale 20,0 pontos;
  2. Será considerado, na correção da avaliação, o uso adequado da linguagem escrita: correção gramatical, ortográfica, coesão e coerência;

QUESTÃO 01:

“[...] Na verdade, raça, no Brasil jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...]”. (SCHWARCZ,1998, p. 177).

  • A partir do texto acima, discuta sobre o tema da diversidade étnica no Brasil.

R: O preconceito, o racismo, são ações e pensamentos do nosso pais onde a reflexão nos leva sentido contrario, pois somos um país misto, e apresentamos culturas diversas, em sua maioria, dando origem a uma nova ¨classificação¨, sendo assim agimos, pensamos e muitas vezes somos influenciados por outras pessoas que esta por sua vez por outras, e assim sucessivamente, o racismo não é apenas entre brancos contra negro, também ocorre o oposto. Hoje em dia somos influenciados seja na cultura, comida, músicas, vestimentas entre outros.

QUESTÃO 02:

Trabalho: governo estimulará a inclusão da população negra

AndreiaVerdélio | Agência Brasil

Xando P. | Ag. A TARDE | 20.01.2005

Ações afirmativas para mulheres negras também devem ser asseguradas

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou nesta segunda-feira, 1º, que as políticas, programas e projetos desenvolvidos pela pasta contemplem ações de estímulo à inclusão da população negra no mercado de trabalho. As medidas estão previstas no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).

A lei de 2010 estabelece, entre outros atos, que o poder público estimule, por meio de incentivos, a adoção das mesmas ações pelo setor privado. Ações afirmativas para mulheres negras também devem ser asseguradas, assim como a promoção de ações para elevar a escolaridade e a qualificação profissional em setores da economia que possuem alto índice de ocupação por trabalhadores negros de baixa escolarização.

Cabe ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) formular as políticas, programas e projetos voltados para a inclusão da população negra no mercado de trabalho e orientar a destinação de recursos para seu financiamento.

Segundo o MTE, a iniciativa faz parte do esforço para garantir à população negra a efetiva igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

(Fonte: disponível em<A portaria do MTE. Diário Oficial da União. Disponível em:<

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=92&data=01/06/2015>.)

  • Diante da notícia, a política do governo inclui a população negra ao incentivar a sua inserção no mercado de trabalho? Justifique a sua resposta.

R:Sim. Os programas e as políticas públicas instituídas e\ou apoiadas muitas vezes pelo governo desde então, remete de certa forma uma inserção à população negra ao que se relaciona a execução de direitos étnicos, individuais e sociais. Partindo dessa premissa O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), não deixa de considerar a práxis direcionada ao mercado de trabalho destinado a essa população negra, bem como o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que se esforçam para garantir à comunidade negra a igualdade de oportunidades e os direitos subjetivos e sociais em relação à discriminação ou preconceito às demais formas deinflexibilidade cultural.

QUESTÃO 03:

A sociedade da informação é considera uma revolução da comunicação e é o principaltraço característico do debate público sobre desenvolvimento em nível local ou global, neste limiar do século XXI.

Sob o enfoque de uma concepção moderna de sociedade podemos considerar o surgimentoda Sociedade da Informação (SI) como consequência direta das novas formas de organização,produção e circulação de produtos, serviços e bens culturais mundiais têm se pautado no intenso uso das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC). Concebe-se esse uso como um dos fatores de diminuição das distâncias de tempo e espaço nos processos comunicativos por elas desencadeados.

Castells (1999), ao analisar as transformações sócio-econômicas e tecnológicas da atualidade, nos mostra como hoje o homem atua sobre as tecnologias, utilizando-as para transportar o capital e os bens materiais e simbólicos de um lado para o outro do mundo muito rapidamente.

A economia e a cultura mundial estão interconectadas.Avanços nos transportes e nas telecomunicações diminuíram em todos os sentidos as distâncias mundiais. As empresas cresceram, o fluxo de produtos e de capital aumentou, assim como a necessidade de escoamento dos mesmos, através da ampliação das relações comerciaisnas diversas regiões do planeta.

Partindo disso, elabore um texto a partir das questões as quais seguem:

  • O processo de Globalização introduziu propostas de reorganização à sociedade mundial?

R: Sim. A globalização remete-se a um sistema de transformações políticas, econômicas, culturais e sociais que de certa forma não deixa de reorganizar e afetar as mudanças a níveis mundiais.

      Conforme o texto citado acima, uma das construções inseridas como inovação seria ‘o uso das novas tecnologias’ consideradas na atualidade uma extensão no processo socioeconômico global.

  •  De que modo atingiu as esferas política, econômica, social e cultural o que redefiniualgumas concepções de espaços públicos e privados?

R:O Estado necessita de políticas eficientes para progredir com regularidade atuais possibilidades de acesso. A inclusão de serviços públicos e privados já não é mais caracterizada uma extrema novidade na contemporaneidade. O que redefiniram algumas dessas questões seriam as modificações econômicas e sociais direcionadas a população neste novo contexto político, bem como os desafios relacionados à competitividade no mercado de trabalho. As grandes instituições púbicas e privadas estão se moldando para um melhor desenvolvimento estratégico voltados para inovações a favor de setores econômicos, financeiros e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com