TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO PLANEJAMENTO

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO – PLANEJAMENTO

1. O que significa planejar ? a) Elabore uma assertiva que expresse da forma mais completa possível a sua visão; b) Defina Planejamento como uma das funções organizacionais;

 a) Planejar significa organizar um plano ou um roteiro, programar ou projetar. Os planos são executados através da tomada de decisões e utilizando técnicas e processos que servem para lidar com as incertezas do futuro. Planejar significa, também, definir os objetivos e os meios que possibilitarão seu alcance, além de mudar a realidade de uma organização em um intervalo de tempo.

b) Planejamento é importante para organização desde sua criação, quando são definidos os planejamentos externos, definição de objetivos, e internos, meios para alcançar os objetivos. Uma organização que planeja procura, através da utilização de novas estratégias, se antecipar as mudanças que acontecerão tanto no sistema interno quanto externo para, assim, garantir sua sobrevivência no mercado e eficácia diante dos futuros imprevistos.

2. Focalizando o processo de planejar de forma sintética, quais são as três principais etapas e em que cada uma delas consiste (de forma sucinta)?

3. Quais os três componentes centrais de um plano elaborado como produto de um processo de planejamento? Em que consiste cada um desses componentes?

Os três componentes centrais são: definição de objetivos, definição dos meios de execução e definição dos meios de controle.

Definição de objetivos: definir objetivos a serem conquistados. Normalmente, o primeiro a ser apresentado pela organização é um objetivo geral e singular.

Definição dos meios de execução: estratégia é a escolha dos meios para alcançar os objetivos. Para ela ser eficaz deve-se levar em consideração as políticas da organização, que tem a finalidade de orientar o comportamento dos indivíduos e grupos a longo prazo e em situações particulares. Deve-se observar, também, os procedimentos padronizados ou as regras que devem ser feitas em determinadas situações, além dos recursos (tempo, espaço, pessoas, etc) que serão os meios necessários para desempenhar as atividades.

Definição dos meios de controle: definição dos meios para verificar se os objetivos estão sendo realizados. A função do controle é acompanhar a execução das atividades e o grau de realização dos objetivos.

4. Qual a principal distinção entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional?

O Planejamento estratégico define os objetivos e formas de realizá-los, já o planejamento operacional define os recursos e atividades que serão necessários para a realização de qualquer espécie de objetivos.

5. No entendimento dos diferentes tipos de planos quanto ao critério de permanência, identifique os mesmos e as características de cada um deles.

 Planos permanentes: utilizados em casos predefinidos, se referem a tarefas desempenhadas frequentemente, como: políticas, procedimentos, missões e negócios, rotinas operacionais e estrutura organizacional.

Planos singulares: extingue-se quando os objetivos que os sustenta são realizados. Pode-se citar os objetivos finitos, atividades temporárias, planos de projetos, orçamentos e cronogramas.

6. No entendimento dos diferentes tipos de planos quanto ao grau de abrangência e ao impacto que têm sobre a organização, identifique os mesmos e as características de cada um deles.

 Planos estratégicos: Define os objetivos e as formas e realizá-los. É definido pela alta administração da empresa; compreende as decisões sobres os produtos e serviços que a organização pretende oferecer e os mercados e clientes que pretendem atingir.

Planos funcionais: Possibilitam a realização dos planos estratégicos; abrangem áreas de atividades especializadas da empresa; São responsabilidades dos gerentes dessas áreas.

Planos operacionais: Definem atividades e recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos; lida com os processos internos da empresa e com os recursos, que podem ser humanos ou financeiros, por exemplo.

7. Identifique os seis principais componentes do processo de planejamento estratégico; b) discorra sucintamente sobre as características de cada um desses componentes;

Os principais componentes são:

  • Análise da situação atual
  • Análise do ambiente
  • Análise interna
  • Elaboração de plano estratégico
  • Ação estratégica
  • Controle.

b) Análise da situação atual: O ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico, segundo Maximiano, é a analise da situação estratégica. Focando o diagnostico em cinco elementos, são eles: objetivos e metas, clientes e mercados, produtos e serviços, vantagens competitivas e desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com